Marketing Digital

Áudio Marketing: mais uma tendência do marketing digital

Áudio Marketing

Desde a era dos rádios, o áudio é um formato que aumenta a conexão com as pessoas. Em tempos de digital, ele voltou a ser uma estratégia eficaz; afinal, o tempo é recurso cada vez mais escasso. Segundo pesquisa realizada pela Voozer, 83% das pessoas não leem tudo que gostariam na internet.Neste sentido, a grande vantagem de contar com esse formato no mix de conteúdo é possibilitar que as pessoas consumam um conteúdo enquanto fazem outra atividade. Seja no carro, no trânsito, seja enquanto realiza uma tarefa manual, seja durante a atividade física.Quer descobrir como o Áudio Marketing pode ajudar na sua Estratégia de Marketing Digital? Então, siga a leitura!

O QUE É ÁUDIO MARKETING

Áudio marketing envolve produzir conteúdos que antes seriam em formato de texto, ou visual, no modelo de áudio. Isso  diz respeito a conteúdos de topo de funil, meio ou final, com o intuito de atrair, converter ou fidelizar os consumidores.Os conteúdos de áudio marketing podem assumir diferentes modelos – podcasts, narrações e áudios a serem inseridos nos posts de blogs.E, quando algum aparelho de inteligência artificial transforma o seu conteúdo de texto em áudio para o usuário, como é o caso dos assistentes pessoais domésticos, como a Alexia, pode-se considerar áudio marketing.Desde a era do rádio, o formato de áudio é utilizado por causa da capacidade de conectar emocionalmente com as pessoas. Por meio da voz, é possível imprimir emoção, entonação e o ritmo que se deseja.Isso possibilita ao usuário uma noção de discernimento diferenciada da experiência da leitura.Por outra via, os formatos em áudio são mais cômodos. Exige-se menos esforço de um ouvinte do que de um leitor, por isso tem se tornado um formato bastante atrativo.Em uma pesquisa do Spotify, 71% dos entrevistados disseram estar com fadiga de tela, o que faz com que prefiram ouvir conteúdos.É importante mencionar que se trata de um formato de maior alcance no cotidiano das pessoas. É possível ouvir um conteúdo enquanto é realizada outra atividade – seja um trabalho manual, seja uma atividade física, seja quando se está em trânsito. Isso em situações em que a leitura não seria possível.O mesmo estudo da Spotify concluiu que 98% das pessoas que consomem conteúdo em plataformas de áudio realizam outras atividades simultaneamente.Portanto, é uma oportunidade de chegar a pessoas de um modo que não seria possível  por outros formatos.Por isso, vale a pena investir em estratégias que incluem o formato de áudio nos conteúdos. O foco é pensar sempre em combinações e complementaridade, e não em exclusão.

Audio Marketing: 3 tendências

As estratégias de marketing devem levar em consideração a mudança de comportamento do consumidor. Atualmente, tem-se percebido um aumento do consumo de conteúdos em formato de áudio.Segundo o Google,  27% das pessoas utilizam a pesquisa por voz em dispositivos móveis ao buscar alguma coisa – como a Siri do Iphone ou o Bixby, da Samsung.

1 - Aumento da interação por meio da fala

A voz é o instrumento mais natural para a comunicação humana e a resolução de problemas. Não é à toa que praticamente todas as redes sociais inseriram, nos últimos anos, a opção de enviar mensagens por voz, além do texto digitado.Outro ponto relevante é que a troca de mensagens por voz tem ganhado popularidade. Isso reflete na forma como as pessoas vêm preferindo consumir conteúdos.

2 - Busca de conteúdo na internet

O volume de pesquisa por voz atinge níveis mais significativos a cada ano. Um estudo da Ilumeo registrou que o uso de assistentes digitais cresceu 47% no Brasil. Isso impacta diretamente o SEO, o que ressalta a importância de preparar seu conteúdo para que ele seja localizado por comandos de voz e lido por assistentes virtuais, e isso é considerado de extrema importância.

3 - Aumento da conscientização da necessidade de promover ações inclusivas

Quase 46 milhões de brasileiros declararam ter algum tipo de deficiência, dentre elas as deficiências visual e mental, de acordo com dados do IBGE. Dislexia, ou melhor, dificuldade de ler e escrever, também acomete cerca de 15 milhões de cidadãos.Disponibilizar conteúdos em áudios é um modo de incluir essas pessoas com deficiência e ao mesmo tempo tornar o seu negócio mais acessível.Esse público pode chegar até o seu site por meio dos assistentes por comando de voz.

3 FORMAS DE USAR O ÁUDIO MARKETING NO SEU NEGÓCIO

Com o ressurgimento das estratégias de áudio, depois da era dos rádios, para o digital são diferentes as formas de aproveitar dessa tendência. Separamos aqui algumas dicas:

Disponibilize a versão de áudio dos seus textos

Dê opções para o seu público e aproveite conteúdos de qualidade que já estão prontos ou escreva novos textos conforme o seu objetivo. É possível disponibilizar em post blog no formato escrito e em áudio.Assim, o consumidor poderá escolher o formato desejado e mais cômodo naquele momento. Por outra via, se o seu conteúdo estiver em boa qualidade, será uma maneira de economizar trabalho.É importante que seja empregada voz humana para criar a conexão emocional mencionada anteriormente. Assim, será possível calibrar a entonação e o ritmo da fala. É sabido que as gravações robóticas não engajam da mesma forma que a voz humana.É possível medir o engajamento dos seus posts narrados por meio da quantidade de vezes que foi reproduzido.Pensando em termos de SEO, uma das principais vantagens do formato de áudio é o aumento do tempo de permanência na página. Essa é uma das variáveis consideradas pelo Google ao rankear as páginas.Uma estratégia é fortalecer os seus pontos de vantagem competitiva para você permanecer à frente. Então, uma dica é mapear palavras-chaves com as quais você está bem ranqueado e fazer a versão em áudio, a fim de aumentar o tempo de permanência na página.Você também pode inserir os conteúdos em formato de áudio para as palavras-chave por meio das quais você gostaria de melhorar o seu posicionamento.

Crie playlists customizadas

Plataformas de streaming de áudio, como Spotify e Deezer, são boas aliadas em aumentar a sua conexão emocional com os seus clientes. Você pode criar playlists especiais, de acordo com a personalidade da sua marca e as personas do negócio.

Invista em podcasts

Um podcast é um formato que não exige pausas, que prende a atenção do público e o deixa livre para continuar a execução de suas tarefas. Segundo dados da Deezer, o consumo de programas de áudio sob demanda aumentou 177% em 2019.A boa notícia é que você pode criar um podcast para a sua empresa como parte da sua estratégia de conteúdos. Para começar, escolha um tema pertinente a tratar, convide autoridades no assunto ou produza um roteiro interessante.Uma dica extra que deve ser observada nos três casos é analisar as tendências de temas, de músicas, quer nas redes sociais, quer via SEO.Gostou da ideia e quer começar a investir em uma Estratégia de Áudio Marketing? Baixe agora mesmo nosso E-book com o Passo a Passo para fazer um Podcast para o seu negócio.