Case: o que você pode aprender com a história da caneta BIC
O que faz a caneta continuar relevante por décadas
Mais de 100 bilhões de vendas ao longo dos anos, sendo 7,5 bilhões só em 2023. Representatividade significativa em 160 países. Estes são os números de vendas da BIC, uma caneta que se mantém aderente à necessidade do público sem alterar o seu design original desde a sua criação.
- A primeira caneta da marca foi lançada em 1950 e o sucesso foi imediato.
- Société Bic, empresa de origem francesa, é responsável pela criação do produto. A companhia nasceu apenas 5 anos antes, em 1945, do produto que marcou gerações.
Um pouco de história
Acabamento de qualidade e um preço bastante acessível foram os dois grandes diferenciais. O produto falava diretamente com o público trabalhador, de baixa renda, carente de uma caneta que fosse resistente, duradoura e esteticamente interessante.
- Durante os primeiros estudos, e até as primeiras vendas, a caneta era vendida a um valor que equivaleria hoje a R$ 10.
- No entanto, ao entender o seu público-alvo, aperfeiçoou o design, barateou os custos e chegou a custar R$ 0,19.
Já no primeiro ano, a Bic foi exportada para a Bélgica e, ainda na primeira década, começou a ser comercializada na Holanda, Itália, Suíça, Áustria, Espanha e Brasil.
Sucesso em solo nacional
Aliás, no Brasil, o sucesso foi tanto que a marca inaugurou uma fábrica apenas 4 anos após a sua chegada, expandindo a sua venda para a América Latina na década de 1960.
Também foi em solo brasileiro que a BIC viu a necessidade de expandir seu portfólio e aumentar a sua rentabilidade e fidelização do público.
Como? A proposta da marca era aproveitar a sua grande rede de distribuição já criada e, dentro dos mesmos pontos de venda, apresentar outros produtos. Ou seja, mesmo público, mesmos target, atendendo a mais necessidade e ampliando os lucros.
Isqueiro e barbeadores descartáveis foram as apostas. E deram certo. Também se tornaram ícones mundiais. Até hoje já foram vendidos 30 bilhões de isqueiros e cerca de 10 bilhões de barbeadores.
O furinho da tampa
Outra grande lição da marca é a intencionalidade. Tudo tem um propósito, até mesmo o furo na parte plástica transparente, chamada de carcaça, da caneta. Para muitos, pode ser apenas um detalhe de design, mas na verdade, esta pequena entrada de ar equilibrava a pressão atmosférica dentro e fora da caneta, evitando estouros em grandes atitudes.
Isso porque muito do seu público, era formado (e ainda é) por construtores, engenheiros, projetistas, mestres de obra, pilotos e membros de comissão aéreas e, por conta disso, precisam muitas vezes trabalhar em grandes altitudes - montanhas, prédios altos, aviões.
A partir de 1991 foi feito outro furo: na tampa da caneta (que também se mantém até hoje). A medida foi tomada pela segurança de crianças e adultos, que têm o hábito de morder o plástico. Em caso de acidentes, se, por um deslize, engolirem a tampa, o orifício não bloqueia a entrada de ar e permite um socorro rápido.
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Boas parcerias
Ao longo dos anos, a BIC também soube fazer boas parcerias que ajudaram na disseminação de seus produtos. Isso aumentou a presença em países que não tinha fábrica, por exemplo, chegando em cidades pequenas, de pouca representatividade internacional, mas altamente aderentes ao seu público alvo. Estudou os países que já estava atuando e os que queria entrar e encontrou empresas parceiras que pudessem ajudá-la.
Por que importa?
Manter-se aderente ao público, atento às suas necessidades, fiéis aos seus princípios e, ainda, conquistar lucratividade é um ensinamento relevante para qualquer negócio, em qualquer país, em todas as épocas.
A história da caneta BIC nos mostra que a inovação não estáapenas em criar novos produtos, mas em entender profundamente o público eadaptar-se às suas necessidades de forma contínua. Ao manter o design simples efuncional, a BIC provou que um produto pode ser atemporal e relevante, enquantoa diversificação estratégica de seu portfólio e parcerias ampliou sua presençaglobal. Para os empreendedores, o caso da BIC é um exemplo poderoso de como acombinação de intencionalidade, simplicidade e foco no cliente pode garantirlongevidade e sucesso em qualquer mercado.
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