Como fazer um calendário editorial para redes sociais
Ter um calendário editorial é uma forma de garantir organização e economia de tempo para manter consistência e frequência de publicações.
Ter um calendário editorial é uma forma de garantir organização e economia de tempo para manter consistência e frequência de publicações. Para ajudar você, elaboramos um passo a passo sobre como fazer um calendário editorial para redes sociais.O calendário pode ser entendido como um planejamento. É um documento que sintetiza quais os conteúdos serão produzidos ao longo de um período de tempo e em todas as redes sociais que você utiliza. Ele serve de apoio para a definição de temas, formatos e em relação às pessoas envolvidas na produção de textos, design e postagens.Podem ser feitos em diversos formatos – desde os mais manuais, como uma planilha manuscrita ou digital –, ou até mesmo com o suporte de alguma ferramenta específica.Trabalhar com esse tipo de controle evita a repetição de conteúdo. Também, caso você opte por repetir algum conteúdo em razão do alto engajamento, ele ajuda na otimização. Além disso, um calendário contribui para que o conteúdo esteja alinhado, quase em uma ordem lógica, sem deixar pontas soltas.Fizemos aqui um passo a passo com tudo o que precisa para montar o seu calendário para as redes sociais. Apontamos também algumas vantagens!
Começando o seu calendário editorial
Ao definir um calendário editorial, é necessário entender que o conteúdo deve ser voltado ao potencial cliente. Isso significa ir além de apenas postar com frequência diária ou mais do que uma vez por dia. É fundamental manter a qualidade das publicações.É importante também entender como cada rede social funciona e como o mercado tem se comportado. Lembre-se: o seu negócio existe dentro de um contexto, por isso, observe o que as outras marcas têm feito.
1 - Onde o seu público está?
O primeiro ponto a ser levado em consideração é que cada rede social tem um público-alvo predominante.Entenda onde o seu público está – a definição de persona vai ajudar nesse processo. Pesquise quais os perfis que ela explora, quais os canais mais adequados para a sua persona e entenda como eles se comportam nessas redes sociais.Por exemplo, sabemos que o Tik&Tok, hoje, é utilizado por faixa etária mais nova, do que a faixa etária presente massivamente no Facebook.Liste as redes sociais que existem no momento, como: Telegram, Instagram, E-mails, Pinterest, Facebook, Tik&Tok, LinkedIn, YouTube e analise quais delas fazem sentido para o seu público.
2 - Escolha as redes sociais em que você vai trabalhar
Onde seu público está, existe a possibilidade de vender.Ter presença em mais de uma rede social importa muito para você ampliar os canais de contato. Apostar em uma única rede social é colocar todos os “ovos em uma única cesta”.Então, tente, se possível, distribuir a sua presença em mais de um ponto de contato.Mas, se hoje você ainda não consegue manter uma frequência interessante ou produzir conteúdo de qualidade para uma rede social, a dica é: comece o seu calendário com apenas uma rede social.E, em um prazo de 3 a 6 meses, inclua outras redes sociais.
3 - Entenda como cada rede social funciona
Cada rede social tem um objetivo, ou seja, o Instagram, o Pinterest e o Tik&Tok são redes mais visuais, em que a qualidade das fotos ou do design são mais atrativos.O Facebook, por sua vez, demanda um pouco mais de texto do que as anteriores, nas legendas das postagens.Em post para blogs, e-mails e mensagens de texto via WhatsApp, é interessante facilitar a leitura do usuário. Usar emojis pode ser uma boa ideia para chamar a atenção e destacar alguns trechos.O LinkedIn, por outro lado, é uma rede social mais focada em experiências profissionais.Portanto, vale a pena entender a dinâmica de cada rede social. Não é uma boa ideia postar exatamente o mesmo conteúdo em redes diferentes; porém, no seu calendário, você pode aproveitar os temas e adaptar os formatos.Por fim, é relevante conhecer os diversos recursos de cada ferramenta e explorar ao máximo. No Instagram, por exemplo, você pode:
- Colocar uma foto estática no feed
- Postar reels no feed
- Preparar carrossel
- Inserir fotos e vídeos nos stories
- Fazer lives
- Pedir que as pessoas interajam com emojis e responda a pesquisas nos stories
- Inserir caixinhas de perguntas
- Colocar vídeos com legenda
- Usar os vídeos de tendências
É importante ter em vista que o Instagram tem dado maior visibilidade a reels e a carrosséis, porque esses conteúdos se assemelham mais ao formato do Tik&Tok, que hoje é uma das redes sociais que mais têm crescido em popularidade. Portanto, invista em reels e carrosséis no seu Instagram.Portanto, no seu calendário para redes sociais, além de mencionar a rede, já defina uma distribuição de formatos. Exemplo prático: 1 carrossel, 1 estático, 1 reels por semana, 5 stories por dia, 3 caixinhas por semana para Instagram.
4 - Tenha uma pasta de inspiração
Na correria do dia a dia, uma das principais dificuldades de manter a frequência de postagens é ter criatividade e boas ideias de conteúdo.Você pode criar uma pasta na nuvem, no celular ou no computador, e colocar recortes de postagem que você gosta.Então, separe um tempo e navegue pelas redes sociais e escolha sempre boa inspiração. Você pode usar a biblioteca de anúncios do Facebook para procurar por postagens patrocinadas, inspirar-se nos seus concorrentes e se atentar às tendências de cada rede social.Até mesmo uma cena de filme pode ser uma boa fonte de inspiração.
Calendário editorial para redes sociais na prática
Agora que você já entendeu onde seu público está, como cada rede social funciona, em quais redes você vai manter sua frequência de postagens e tem uma pasta de inspiração, é hora de fazer o calendário propriamente dito.
1 - Escolha um formato
O formato do seu calendário deve ser o mais prático para você.Se mais de uma pessoa precisa acessar esse calendário, a dica é usar alguma ferramenta online – como uma planilha online, ou aplicativos de organização como Trello e Monday.
2 - Liste as redes sociais
Nesta etapa, é hora de listar as redes sociais nas quais você estará presente e os formatos que você vai explorar.
3 - Defina a frequência de postagem
Registre quantas postagens você fará por semana em cada rede social. No momento de definir a frequência, é importante equilibrar a sua capacidade de produzir conteúdo de qualidade com o modo como a sua persona se comporta e com o que os seus concorrentes têm feito.Um ponto de observação é: se você optar por aumentar a quantidade de postagens em uma rede social, faça esse processo de forma gradativa para que os seus seguidores entendam o seu movimento e se engajem.Preocupe-se com a maneira como a audiência vai receber o conteúdo.No State of Inbound Marketing Trends Hubspot 2022, temos que as marcas postam de 4 a 7 vezes na semana pelo Facebook, pelo YouTube, pelo Tik&Tok; diariamente no Twitter; 4 a 6 vezes por semana pelo LinkedIn; e 2 a 7 vezes pelo Instagram. Entenda como o seu setor e o seu público se comportam.
4 - Defina os dias e os horários das postagens
Use as métricas das suas redes sociais para perceber quais os melhores dias e horários para você postar em cada uma delas.A dica é: teste dias e horários diferentes e entenda o resultado. Se necessário, faça ajustes e adaptação nos próximos calendários.
5 - Escolha um tema
Deixe ao menos o tema predefinido.Você pode separar um tempo na sua agenda e criar vários conteúdos, para você ter um estoque semanal feito.Ter um calendário editorial para redes sociais ajuda você a ter mais consistência e intencionalidade nas postagens: não adianta apenas produzir uma quantidade grande de conteúdo. Existem conteúdos que são mais atrativos e podem contribuir para aumentar a quantidade de seguidores, outros já são mais focados em vender.A fim de ajudar você a formatar e colocar em prática o seu calendário de redes sociais, conheça a proposta voltada ao segundo semestre para o Calendário de Vendas 2022 do Sebrae MG.