Como trazer serviços para dentro da loja e melhorar a experiência do cliente
No ambiente competitivo atual, trazer o serviço para dentro da loja e oferecer uma experiência de compra memorável é importante para fidelizar clientes e aumentar as vendas.
A experiência do cliente é um dos pilares fundamentais para o sucesso de qualquer negócio. Por isso, no ambiente competitivo atual, trazer o serviço para dentro da loja e oferecer uma experiência de compra memorável é essencial para fidelizar clientes e aumentar as vendas.
- Afinal, conquistar um cliente é 25 vezes mais caro do que manter um existente, segundo pesquisa divulgada pela Harvard Business School.
O Boticário, por exemplo, entendeu isso. A marca tem usado como estratégia de fidelização de clientes a especialização em serviços de maquiagem, cabelo e skincare.
“Esse é um movimento interessante e crescente. Hoje tudo pode ser comprado pela internet e os prazos de entrega estão sendo cada vez menores. Por conta disso, as lojas precisam se reinventar para atrair os clientes”, aconselha Junior Borneli, fundador da StartSe, escola internacional de negócios.
“E uma das formas mais eficientes é essa integração entre produto e serviço. Quanto mais ‘experiência’ o mundo offline gera, maior tende a ser o desejo do consumidor online em sair de casa e ir até a loja”, acrescenta o empreendedor.
Mas você não precisa ter um negócio com faturamento de R$ 30 bilhões por ano, como O Boticário, para oferecer uma experiência excepcional para o cliente em seu espaço físico. Neste artigo, apresentaremos estratégias práticas e exemplos que podem ser adaptados e implementados em diversos tipos de lojas. Confira!
Para ler depois e ficar por dentro de uma das últimas tendências de marketing: Figital: entenda como funciona esse formato que integra o físico e o digital
1 - Personalização do atendimento
Treine a equipe para conhecer os clientes pelo nome e entender suas preferências. Isso transforma a experiência de compra. Em uma loja de moda, por exemplo, vendedores que conhecem o histórico de compras dos clientes podem oferecer sugestões personalizadas, criando uma conexão mais íntima e aumentando a satisfação do consumidor.
2 - Serviços adicionais no local
Implementar áreas de descanso, como um café ou um lounge (área destinada à espera ou descontração), faz com que os clientes se sintam mais à vontade e permaneçam mais tempo na loja. Livrarias e lojas de departamento podem se beneficiar desta abordagem, proporcionando um ambiente agradável onde os clientes podem fazer uma pausa entre as compras.
Saiba mais sobre Personalização e outras Tendências de Inovação para 2024.
3 - Eventos e workshops
Organizar eventos regulares, como demonstrações de produtos, workshops ou aulas práticas, atrai mais clientes para a loja e enriquece a experiência de compra. Lojas de cosméticos, por exemplo, podem oferecer sessões de maquiagem gratuitas ou workshops sobre cuidados com a pele, proporcionando uma experiência prática e educativa.
Nesse post, feito por Rodrigo Cartacho, CEO da Sympla, veja como a organização de eventos pode ajudar no crescimento da sua empresa.
Organização de eventos como estratégia de Marketing e Vendas, por Rodrigo Cartacho
4 - Tecnologia integrada
A utilização de tecnologia pode revolucionar a experiência do cliente. Espelhos inteligentes em lojas de roupas permitem que os consumidores vejam como ficariam com diferentes peças sem precisar prová-las, enquanto aplicativos de realidade aumentada mostram como um móvel ficaria na casa do cliente. Essas inovações encantam e facilitam a tomada de decisão.
5 - Serviço de consultoria personalizada
Oferecer serviços de consultoria agrega valor ao cliente. Em uma loja de móveis, um designer de interiores pode ajudar os clientes a planejar a decoração de um ambiente, enquanto em uma loja de moda, um consultor de estilo pode auxiliar na escolha de peças que combinam com o estilo pessoal do consumidor.
6 - Programas de fidelidade e benefícios exclusivos
Criar programas de fidelidade que oferecem benefícios reais, como descontos exclusivos, acesso antecipado a novas coleções ou eventos especiais para membros, incentiva os clientes a retornarem. Uma livraria, por exemplo, pode oferecer um clube do livro com reuniões mensais exclusivas para membros, aumentando a lealdade e o engajamento dos clientes.
Leia também: 10 estratégias para fidelização de clientes
7 - Feedback e melhoria contínua
Coletar feedback dos clientes regularmente e usar essas informações para melhorar continuamente os serviços oferecidos é importante. Isso pode ser feito através de pesquisas de satisfação enviadas por e-mail após a compra ou feedback coletado diretamente na loja, permitindo ajustes rápidos e eficazes.
Para aprofundar no tema: Feedback: saiba como executar e colher resultados tangíveis com esta prática