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Como vender pelo Instagram em 2023

Afinal, como vender pelo Instagram? A fim de alavancar sua estratégia em 2023, separamos algumas dicas para criar um perfil comercial e usá-lo para vender.

O Instagram é uma rede que não para de crescer. Com isso, as oportunidades relativas a negócios seguem firmes para empresas que querem usar a plataforma como parte da estratégia de marketing.Para ter uma ideia, uma pesquisa recente sobre o Instagram mostra que 59% já compraram algum produto ou serviço que descobriram no Instagram. Só esse dado nos mostrai que a rede pode ser decisiva para quem quer conquistar consumidores.Além disso, a pesquisa indica que 82% dos usuários seguem marcas no Instagram. Dessa forma, fica claro que existe espaço para que as marcas interajam e façam sucesso entre os seguidores.Sabendo disso, a dúvida que fica é: afinal, como vender pelo Instagram?A fim de alavancar sua estratégia em 2023, separamos algumas dicas para criar um perfil comercial, otimizá-lo e, claro, usar o Instagram para vender.

Como vender no Instagram em 2023: por onde começar

Para começar a entender como vender pelo Instagram, você precisa ter um perfil comercial na rede. Você pode converter sua conta pessoal do Instagram em uma conta comercial em apenas algumas etapas.A partir daí, você tem acesso a recursos específicos para empresas, como a possibilidade de criar sua loja no Instagram, além de poder conferir dados sobre seu público-alvo e resultados sobre seu conteúdo.Se você quer saber como vender no Instagram, então, inicie pelo passo a passo simples, a fim de criar um perfil comercial:1 – Primeiro, acesse as “Configurações” do seu perfil no Instagram.2 – Selecione a opção “Conta”.3 – Clique em “Mudar para conta profissional”.4 – Escolha a opção que melhor descreva você, entre “Criador de conteúdo” e “Empresa”.5 – Selecione uma categoria que descreve melhor o que você oferece aos clientes.6 – Se o perfil pessoal estiver privado, você deverá tornar a conta pública.

Recurso Loja do Instagram

Em seguida, você pode ir além e configurar uma loja dentro do Instagram. Uma das grandes mudanças mais recentes do Instagram é o Instagram Shopping, também chamado de recurso Loja.O Shopping permite que você comercialize produtos dentro da própria rede, por meio de um conjunto de recursos que possibilita que as pessoas façam compras com base em fotos e vídeos. Esses recursos oferecem uma vitrine imersiva na qual as pessoas podem explorar os melhores produtos da sua empresa.Isso inclui:

  • Lojas: uma vitrine personalizável que possibilita as pessoas fazerem compras diretamente nos perfis comerciais.
  • Tags de compra: tags que destacam produtos do seu catálogo, auxiliando os clientes a comprar esses produtos no seu site ou aplicativo.
  • Compras no Explorar: uma aba no Explorar que permite que as pessoas naveguem por conteúdos com tags, vendidos por marcas e criadores de conteúdo.
  • Coleções: um conjunto de produtos da loja que as empresas podem selecionar para ajudar as pessoas a encontrar os produtos que adoram.
  • Página de detalhes do produto: uma página focada no produto e que exibe informações importantes de um item, como preço e descrição do produto. Esses detalhes são retirados do seu catálogo de produtos.
  • Anúncios com etiquetas de produtos: as empresas podem criar outros anúncios com etiquetas de produto ou turbinar publicações de compras existentes no Gerenciador de Anúncios e no Instagram, com o objetivo de aumentar o alcance do conteúdo comprável que possuem. Esses anúncios impulsionam conversões, cliques no link e engajamento com a publicação.

Para habilitar essas funcionalidades, você precisa ter uma conta vinculada ao Facebook, pois é onde existe o centro de controle das duas redes sociais. Tanto Facebook quanto Instagram fazem parte do grupo Meta, sendo gerenciadas dentro da mesma ferramenta. Para usar a loja, tendo uma conta vinculada ao Facebook, vá até o Meta Commerce Manager visando configurar sua loja do Instagram. Você pode optar por criar uma loja para Instagram e Facebook, ou apenas uma dessas plataformas.

Novidades que prometem para 2023

O Instagram é uma rede já famosa por sempre testar novos recursos que podem funcionar para empresas.Em 2022, algumas novidades surgiram como verdadeiras oportunidades para quem pretende estruturar sua presença na rede e potencializar as vendas para o próximo ano.Entre as novidades mais recentes, você pode explorar:

Agendamento de publicações pelo app do Instagram.

Uma das grandes limitações do aplicativo do Instagram pode estar com os dias contados. Até hoje, o Instagram não permite que os perfis agendem publicações diretamente do aplicativo, mas isso pode mudar em breve. Ainda em fase experimental, o Instagram está avaliando permitir que qualquer usuário programe publicações para datas futuras dentro do prazo de 90 dias, incluindo o horário desejado, com hora e minutos. Atualmente, para agendar conteúdos no Instagram, é preciso recorrer ao aplicativo Meta Business Suite ou ao Estúdio de Criação. Essa novidade promete agilizar o trabalho e permitir que as marcas planejem melhor suas estratégias de marketing e vendas na plataforma.

Novo layout da versão web.

Outra novidade recente, aplicada desde meados de setembro, é a nova cara da versão web do Instagram. O visual da rede social dentro dos navegadores web se tornou mais elaborado e completo, levando todas as funcionalidades do aplicativo para os computadores. Com esse formato, as empresas podem interagir mais facilmente por mensagens direta, além de criar e publicar conteúdo mais facilmente.

Dicas de como vender no Instagram na prática

Com todos os recursos que a rede tem oferecido para empresas, saber como vender pelo Instagram agora é mais fácil do que nunca, principalmente se você já tiver um público estabelecido. Se você não tem uma extensa rede de clientes, quer dar os primeiros passos e estabelecer sua vitrine na rede social, aqui estão algumas dicas de marketing no Instagram.

Poste regularmente

O Instagram é uma rede bastante disputada. Então, se quer saber como vender no Instagram, além de desejar que as pessoas notem sua marca, você precisa postar regularmente. Com que frequência é “regularmente”? De acordo com os dados do Sprout Social Index, o número médio de postagens no Instagram é de 1 a 2 vezes por dia. Caso você também compartilhe dois stories do Instagram por dia, provavelmente melhorará seu engajamento.

Publique mais do que apenas produtos

Isso pode parecer irônico, mas ouça-nos: uma das estratégias mais eficazes para vender no Instagram é não se concentrar em vender. Não o tempo todo, de qualquer forma.Se você é uma marca em ascensão ou está tentando aumentar seu público, alguns conteúdos não relacionados a vendas são uma ótima maneira de aquecer clientes em potencial. Afinal, os compradores de hoje esperam que as marcas mostrem sua personalidade de várias maneiras. Você pode apostar em posts que divulgam o dia a dia do negócio, como seu produto é feito e as pessoas por trás da marca.

Use o link na sua bio

Você só pode adicionar um link externo à sua conta do Instagram – a seção de URL na “bio” do seu perfil do Instagram. É um local privilegiado, então aproveite! Ter um link em sua biografia incentivará o tráfego para sua loja online.Para explorar o potencial do link na sua bio:Se o seu link for muito longo, você pode encurtá-lo com um “encurtador” de URL, como o Bitly.

  • Consulte seus seguidores para o link com frequência. Frases como “link na bio” nas legendas das postagens existem por um motivo. Isso pode incentivar as pessoas a agir e a visitar sua página.
  • Altere seu link dependendo da promoção do seu negócio. Sempre que você tiver algo novo para promover, certifique-se de que o link na bio corresponda a isso. Seus seguidores nem sempre procurarão o link certo; então facilite a localização do que você promove.

Entre na página Explorar

Para dominar o passo a passo de como vender pelo Instagram, você precisa conhecer uma parte importante dele: a aba “Explorar”.A página “Explorar” do Instagram é uma coleção de fotos públicas, vídeos e Reels personalizados para ajudar um usuário do Instagram a descobrir postagens, contas, hashtags ou produtos de que possa gostar.Por exemplo, se alguém pesquisar roupas de yoga na aba de pesquisa do Instagram, verá uma curadoria de vídeos, Reels e postagens relevantes para sua consulta. Na imagem abaixo, observe como há postagens de produtos à venda ​​incluídas nos resultados da pesquisa (o ícone com uma sacola de compras).Você pode comparar a página “Explorar” do Instagram a um mecanismo de pesquisa do Google. Ele oferece conteúdo direcionado aos usuários com base em seus interesses, histórico de pesquisa e dados de comportamento do usuário. Cinquenta por cento dos usuários do Instagram usam a página “Explorar” todos os meses. Entrar na página “Explorar” aumentará o engajamento de uma postagem e impulsiona a descoberta da sua marca, o que sinaliza ao algoritmo que seu conteúdo é relevante e direciona mais tráfego para seu feed.Para acessar a página “Explorar”, considere fazer o seguinte:

  • Conheça seu público e qual tipo de conteúdo ele prefere.
  • Compartilhe conteúdo valioso. Aprenda a tirar ótimas fotos.
  • Misture suas postagens – faça Stories, vídeos do Instagram, bobinas e postagens.
  • Construa uma comunidade ativa de seguidores.
  • Use tags relevantes.

Abordamos mais dicas para acessar a página “Explorar” abaixo, que também servem para ajudá-lo a entender como vender pelo Instagram:

Use as lives para vender

As lives do Instagram também são um recurso poderoso para quem quer ampliar as vendas na rede social. De acordo com uma pesquisa All In/Opinion Box, 28% dos brasileiros já são adeptos às compras por transmissões ao vivo.Outro dado valioso é que, apesar de nunca terem feito compras por live, 35% dos entrevistados responderam que pretendem comprar dessa forma. A plataforma preferida para assistir lives e comprar por meio delas é justamente o Instagram, com 70% da preferência.

Aposte na criação de vídeos para o Instagram

Os vídeos não são mais apenas uma tendência; O marketing de vídeo veio para ficar. Quanto mais cedo sua empresa adaptar suas estratégias de marketing para incluir vídeos, melhor. Dados mostram que as postagens de vídeo do Instagram podem ter uma taxa de engajamento de 1,45% (o que os especialistas já equiparam a uma postagem de alta conversão), com nove em cada 10 usuários do Instagram assistindo a vídeos semanalmente.Os Reels também foram o recurso de crescimento mais rápido do Instagram, com marcas relatando um aumento no número de seguidores depois que seus Reels chegaram a uma página relevante do Explorar.

Use hashtags relevantes

As hashtags do Instagram funcionam como palavras-chave em um mecanismo de pesquisa. Quando deseja encontrar algo facilmente no Instagram, um cliente em potencial pode digitar rapidamente uma hashtag relacionada à sua consulta, e os resultados correspondentes são o que eles estão procurando.Hashtags também funcionam para criar reconhecimento de marca e conectar sua postagem a um tópico específico. Usadas corretamente, as hashtags ajudam a tornar suas postagens compráveis ​​mais visíveis no feed. Use aqueles relevantes para o seu produto a fim de que os clientes encontrem sua empresa mais facilmente.Crie a própria hashtag de marca, se puder. Isso ajuda a desenvolver a voz da sua marca, concentrando-se em eventos e promoções específicos, se houver, e também a rastrear o engajamento. Um ótimo exemplo é o #ShareACoke da Coca-Cola.Por meio das dicas acima, esperamos que este Guia forneça a motivação e a inspiração muito necessárias para que você saiba como vender pelo Instagram. Contanto que você siga todas as dicas, as práticas recomendadas da rede e fique de olho nas suas análises, você está no caminho certo.Para que você dê os próximos passos com mais segurança, não deixe de conferir também o nosso Guia sobre Como usar influenciadores digitais para obter sucesso nas vendas!

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