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Conheça o TikTok Ads e saiba como anunciar

TikTok Ads

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O TikTok é uma plataforma que tem ganhado cada vez mais popularidade. No mundo dos negócios, uma oportunidade ainda pouco explorada é o TikTok Ads, ferramenta de anúncios pagos da plataformaEm comparação com outras redes sociais – como Facebook, Instagram e YouTube –, a quantidade de anúncios é ainda menor. Por isso, hoje o TikTok Ads tem alto potencial de retorno.Independentemente do seu setor, vale a pena testar campanhas. Para saber como, leia até o fim!

O que é TikTok Ads?

Assim como as outras redes sociais, o TikTok também conta com a própria ferramenta de anúncios pagos. Dessa forma, é possível pagar para que seu conteúdo seja visto pelas pessoas. É o TikTok Ads, também conhecido como TikTok Business.Hoje, o Tik Tok é uma plataforma importante para todo tipo de negócio, com mais de 1 bilhão de usuários ativos de todas as idades ao redor do mundo.O TikTok é focado na produção de vídeos curtos e criativos. O aplicativo conta com um amplo leque de recursos como filtros, músicas e efeitos visuais.Para quem pretende fazer anúncios, mas não tem tanta familiaridade com a ferramenta, uma vantagem é a facilidade ao editar vídeos.Outro ponto é a presença do algoritmo, que seleciona os conteúdos relevantes para os usuários. E, dentro das configurações dos ads, assim como se dá nas demais redes sociais, você consegue segmentar o seu público-alvo.Essa segmentação deve ser feita conforme a sua persona. Quanto mais segmentado o seu anúncio, maiores são as chances de conversão, isto é, maior a probabilidade de as pessoas que visualizarem o conteúdo clicarem no anúncio.O seu anúncio deve aparecer para a pessoa certa e na hora correta.Por fim, hoje, assim como o Twitter, o TikTok é um grande celeiro de tendências. Muitas das trends nascem por lá e depois se espalham em outras redes sociais. Então, é uma oportunidade de sair à frente.

Por que anunciar?

Os anúncios pagos podem ser comparados com os panfletos, entregues nas ruas.Mas, em vez de distribuí-los manualmente, com as estratégias de mídias pagas, é possível atingir um público maior e com menor custo. Há um ganho de escala.Portanto, o principal motivo para anunciar em redes sociais é o aumento do alcance e da visibilidade do seu produto e da sua marca.Essas estratégias podem ser combinadas com uma produção orgânica de conteúdo. Ou melhor, é possível você ter uma conta no TikTok da sua marca e da empresa para produzir conteúdos, conforme seu calendário editorial e, concomitantemente, usar os anúncios pagos.Ou você pode apenas fazer os anúncios. No caso do TikTok, você não precisa ter uma conta ativa. Basta criar uma conta business para fazer uso da mídia paga.Independentemente da sua escolha, separamos alguns motivos para você investir no TikTok Ads:Segundo uma pesquisa da Opinion Box:

  • 33% dos usuários brasileiros do TikTok compraram ou contrataram algum serviço que conheceram por lá.
  • 82% das pessoas presentes na rede acessam o aplicativo pelo menos uma vez ao dia.
  • 42% gostam de acompanhar marcas e produtos por lá.

De acordo com a pesquisa da Kantar para o TikTok, temos que:

  • 72% das pessoas se sentem inspiradas por conteúdos da rede.
  • 67% dos respondentes se sentem mais atraídos pelo formato dos conteúdos do TikTok do que pelo de outras redes.

Como fazer anúncios no TikTok Ads?

Agora que você viu o potencial da rede, fizemos um passo a passo sobre como colocar os anúncios no ar.

Crie uma conta TikTok for Business

Crie a sua conta Business para conseguir anunciar. Será necessário inserir informações e dados sobre a sua empresa.Atente-se para escolher fuso horário, idioma e moedas corretos. Depois não será possível alterar; então, confira antes de seguir.Quando tudo estiver correto, clique em “Registrar”.Insira seus dados e o URL do seu site, se tiver.Por fim, escolha um método de pagamento – manual ou automático (está disponível apenas para algumas regiões). Posteriormente à criação da conta, não será possível alterar o método de pagamento; por isso, confira antes de prosseguir.O método manual é pré-pago – como se fosse um sistema de crédito, você coloca um valor na sua conta e, à medida que os anúncios forem distribuídos, esse será debitado do montante total.Já no método automático, a cobrança é feita por cartão de crédito, ou em uma data definida, ou quando atingir determinado valor.Se você não tem muita experiência com anúncios pagos, a opção manual ou pré-paga pode ser mais segura.

Escolha o objetivo da sua campanha

Uma campanha em redes sociais pode ser feita para atingir objetivos distintos. No caso do TikTok, é possível optar por:

  • Direcionar tráfego para o seu site, ou seja, fazer com que as pessoas cheguem até o seu site.
  • Aumentar as instalações do seu aplicativo – se você tiver algum aplicativo, é possível criar campanhas para incentivar os downloads.
  • Aumentar as suas vendas – incentivar que as pessoas cliquem e comprem.
  • Atrair novos leads – convidar as pessoas a se inscreverem para fazer um contato, ou participar de algum evento online ou mesmo para receber algum conteúdo

Selecione seu público

É possível utilizar critérios demográficos para formar o seu público, no caso de "Audiências customizadas". Como falamos anteriormente, é essencial alinhar o seu público de campanhas com a persona. Essa é a melhor opção para quem ainda não tem uma conta ativa.Se você já tem uma conta ativa no TikTok, uma opção é usar "Audiências semelhantes" – assim, o algoritmo do TikTok vai mostrar seus anúncios para um perfil de pessoas similar ao daquelas que já seguem você ou interagem com você.Uma dica é: só utilize essa opção se a sua conta estiver ativa, isto é, com postagens regulares há mais de 180 dias. Os algoritmos das redes sociais precisam de um tempo para coletar os dados.Portanto, se a sua conta é nova, não é recomendável usar audiências semelhantes.

Defina o seu orçamento

Você pode escolher quanto gostaria de gastar por dia ou em um período maior.

Crie o seu anúncio

Escolha as imagens ou os vídeos que você vai utilizar nos anúncios.A dica é entender o tipo de conteúdo que comunica melhor com a sua persona, observar as tendências e acompanhar o que as empresas e as marcas do seu setor têm feito. Você pode usar artes prontas ou criá-los no TikTok.Você pode também produzir formatos diferentes de anúncios:

Avalie os resultados para otimizar as campanhas

O segredo da mídia paga é a otimização constante. O ideal é colocar no ar ao menos três modelos diferentes de anúncios e começar com uma verba menor. À medida que surgirem os primeiros resultados, será possível escolher aqueles que trazem mais resultados.Invista mais nos anúncios que geram os melhores resultados e busque otimizar o seu público-alvo, segmentando cada vez mais.E, para que a sua estratégia de mídias pagas seja consistente com o objetivo da sua marca ou negócio, vale conferir o E-book Como Fazer Marketing no TikTok.