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Geração Z e Consumo: Como Conectar seu Negócio às Novas Preferências de Mercado

Relatório inédito da Kantar revela quais plataformas e estratégias além da IA estão moldando a nova era da publicidade e conquistando a atenção a Geração Z

A IA e a Transformação Digital


A Inteligência Artificial tem se tornado cada vez mais uma peça fundamental no mercado, principalmente quando o assunto é marketing e vendas, com cada vez mais empresas e influenciadores usando ela de forma estratégica.

Mas no meio disso, as novas gerações (Gen Z e Alpha) estão mais exigentes em relação às marcas e com preferências de consumo muito diferentes das gerações anteriores (como os Millennials e Baby-Boomers). Veja aqui mais sobre o comportamento de compra da Geração Z.

Então, como a Gen Z consome anúncios e publicidade para sua empresa se adaptar e não perder essa parcela de mercado?

A pesquisa “Media Reactions 2024” da Kantar mostra quais canais e abordagens podem levar pequenas e médias empresas a estabelecerem uma presença significativa, alinhada aos interesses das novas gerações. 

Entendê-las é essencial para capturar a atenção do consumidor e melhorar a eficácia das suas campanhas.

1. Publicidade no Ponto de Venda (PDV)

A Kantar destacou que consumidores, incluindo a Geração Z, consideram anúncios no ponto de venda como “úteis” e “confiáveis”, valorizando a presença física das marcas como um ponto de contato direto no momento da compra. Aqui falamos sobre como planejar um calendário de vendas com datas comemorativas, onde esse tipo de publicidade pode funcionar melhor.

Por que importa? Anúncios no ponto de venda são os mais bem aceitos pelos consumidores, sendo vistos como úteis e confiáveis. Inclusive, gerações mais conectadas ao digital veem essa abordagem com bons olhos e maior confiança.

Para PMEs, isso significa que a presença física ainda é um ponto de contato valioso para capturar a atenção e criar uma conexão mais rápida e direta no momento de compra.

Dica: Aproveite materiais de sinalização, embalagens e displays para contar sua história e engajar o consumidor com mensagens relevantes no ponto de venda. Essa estratégia pode fortalecer a lealdade à marca e facilitar a escolha pelo seu produto no meio de tantos outros.

2. Streaming de Vídeos e Influenciadores

Segundo o relatório, plataformas como TikTok são preferidas por 61% da Geração Z, que acham os anúncios nesta plataforma “relevantes” e “divertidos”. TikTok e Snapchat destacam-se na receptividade de anúncios entre as gerações mais jovens.

Por que importa? A tendência global é que os investimentos em plataformas de streaming e conteúdo de influenciadores continuem a crescer, embora esses formatos nem sempre sejam os preferidos dos consumidores. A geração Z, em especial, busca autenticidade e se conecta com influenciadores que compartilham seus valores.

Dica: Considere parcerias com micro influenciadores, que tendem a ter uma audiência engajada e fiel. Invista em conteúdo real e colaborativo, que destaque os valores da sua marca e ressoe com o público jovem.

3. Preferências de Geração Z: Música e Participação Cultural

Música é um elemento de grande importância, com a Geração Z respondendo 50% mais positivamente a anúncios que incluem música popular e relevante. 

A pesquisa reforça que a presença de música é uma forma de conexão cultural poderosa que impulsiona a participação do público na criação de conteúdo em plataformas como TikTok.

Por que importa? A Geração Z está mais receptiva a anúncios com música de qualidade e se envolve em plataformas que permitem interatividade, como TikTok. Este público valoriza conteúdos que refletem cultura e autenticidade.

Dica: Invista em anúncios que integram músicas populares e tragam humor e autenticidade. Plataformas como TikTok, que incentivam a participação ativa dos usuários, são ideais para marcas que querem conquistar e fidelizar a geração Z.

4. Inteligência Artificial Generativa

A Kantar também abordou a IA generativa, afirmando que 71% dos millennials estão empolgados com as possibilidades da IA generativa, em contraste com apenas 46% dos boomers. 

Este dado reflete a aceitação variada da tecnologia entre as gerações e destaca seu papel como uma força cultural na publicidade .

Por que importa? A IA generativa, que permite criar textos, imagens e até vídeos personalizados, está sendo bem recebida pelo mercado, especialmente para personalizar experiências e ampliar o alcance de campanhas.

Dica: Teste o uso de IA para adaptar mensagens de marketing a públicos distintos. Ferramentas de IA podem ajudar pequenas empresas a criar conteúdo personalizado em grande escala, facilitando a criação de campanhas segmentadas e mais próximas do interesse de cada perfil de cliente.

5. Segurança da Marca e Confiança do Consumidor

O relatório aponta que plataformas como Amazon e TikTok são vistas como confiáveis e seguras para publicidade, uma característica que é essencial para construir a confiança do consumidor em campanhas digitais.

Por que importa? Plataformas como Amazon e TikTok lideram as preferências por serem confiáveis e relevantes. O que ajuda muito novos negócios que ainda não tem uma presença robusta nas redes sociais. 

Só não esqueça de passar essa percepção de segurança nos seus anúncios e comunicações é essencial para que os consumidores confiem na comunicação.

Dica: Escolha bem as plataformas onde você anuncia. Priorize aquelas que transmitem segurança e credibilidade. Ofereça clareza em suas mensagens para evitar que o cliente se sinta incomodado ou sobrecarregado com anúncios.

Dica de ouro: esteja no lugar certo – e não em todos os lugares

Esteja no lugar certo – e não em todos os lugares. Ter sua empresa e negócio no mundo digital é importante, e mais importante ainda, é estar no lugar certo para seu público.

Principalmente no início de um negócio, talvez você não possa estar em todas as redes sociais possíveis. Então comece pequeno, exatamente onde boa parte do seu público está. E vá expandindo com o tempo para outras redes sociais.

Lembre-se: com essas tendências em mente, pequenos e médios negócios podem expandir sua influência, alinhando estratégias de comunicação que ressoem com o perfil e as expectativas dos consumidores modernos.

Baixe aqui o relatório completo da Kantar e confira mais sobre essas e outras tendências. Tem muita coisa legal lá!

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