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Saiba tudo sobre o comportamento de compra da Geração Z

A geração Z nasceu em um mundo mais tecnológico e ágil. Por isso, é um público que prefere resolver a maior parte da sua rotina no digital.

A geração Z, formada pelos nascidos a partir de 1997, já representa parte significativa da população e dos consumidores. E, por ser uma geração exclusiva de nativos digitais, ela têm apresentado novos comportamentos de compra que merecem atenção.Na geração anterior, denominada de Millennials, tínhamos uma parcela de nativos digitais e outra não. Já a geração Z nasceu em um mundo mais tecnológico e ágil. Por isso, é um público que prefere resolver a maior parte da sua rotina no digital.Para saber mais qual o comportamento de compra e como se preparar para esse contexto, leia até o final.

O que é geração Z?

A divisão em grupos geracionais se dá para facilitar a compreensão do comportamento de pessoas nascidas em cada momento.Cada época é marcada por acontecimentos históricos, geográficos, sociais e culturais, que impactam a forma de pensar, agir e consumir.Do ponto de vista de negócios, conhecer os grupos etários é importante porque permite melhor entender o público-alvo e como se comunicar com eles e vender para cada um deles. Segundo um estudo da Mckinsey, 20% da população brasileira é formada por pessoas da geração Z.Para não restar dúvidas sobre o que é geração Z, este quadro sintetiza o período de nascimento, a classificação dos grupos e a idade em 2022:1901 - 1927 - Geração grandiosa - Idade em 2022: 121 a 95 anos1928 - 1945: Geração silenciosa - Idade em 2022: 94 a 77 anos1946 - 1964: Baby Boomers - Idade em 2022: 76 a 58 anos1965 - 1980: Geração X - Idade em 2022: 57 a 42 anos1981 - 1996: Geração Y ou Millennials  - Idade em 2022: 41 a 26 anos1997 - 2010: Geração Z  - Idade em 2022: 25 a 12 anosA partir de 2010: Geração Alpha  - Idade em 2022: 12 a 0 anos * A partir de 2019: alguns estudos falam em geração C, ou geração Covid - idade em 2022: 3 a 0 anos.

Mas não há consenso, outros estudos falam que a Alpha deve findar em 2025.

A geração Z prefere comprar online

Uma pesquisa recente da Verint aponta para uma preferência por lojas virtuais às físicas pelas gerações mais recentes.Mais de 64% prefere comprar online a ir até uma loja física e ter interação. Em comparação, mais de 66% dos consumidores com 57 ou mais anos optam pela experiência de comprar presencialmente. Entender esses hábitos de consumo pode ser vital para a sobrevivência do seu negócio.Ainda sobre os hábitos de consumo, a pesquisa da Verint encontrou que a geração Z valoriza a presença de uma loja física na sua jornada de compra. Verificou-se que 51% dos entrevistados compram online, mas preferem retirar o produto na loja.A experiência ao navegar online pode ser mais relevante que o preço na tomada de decisão. Por isso, pode valer a pena investir na usabilidade e na experiência das suas redes sociais.Por fim, não é porque a jornada de compras é digital, que ela é menos complexa. A Verint destaca que 75% dos consumidores da geração Z acessam mais de uma mídia ou de um recurso digital antes de realizar uma única compra.E aí a importância de ter uma linha editorial bem definida para que um site, o Instagram, o Tik&Tok, um mailing e as demais ações digitais estejam em sincronia e atualizados.Falando em redes sociais, um relatório do Google encontrou que a geração Z prefere realizar pesquisas no Tik&Tok e Instagram a pesquisa no Google.

Por que o Tik&Tok?

Essa rede social veio com novos formatos de interação, possibilidade de formar comunidades e a principal vantagem: a facilidade de editar vídeos.Quais as estratégias para se preparar para a chegada da geração Z na faixa etária em que eles se tornam consumidores? Separamos algumas sugestões a seguir.

O que a geração Z valoriza nas marcas?

Neste aspecto, a geração se parece mais com os Millennials, mas, segundo um relatório do Bank of America, eles consomem menos carne e bebidas alcoólicas, por exemplo, e levam mais em consideração os aspectos de ESG (Environmental, Social and Governance ou ambiental, social e de governança).Portanto, trabalhar a pauta da sustentabilidade ou pensar em formas de incluí-la em seu negócio é relevante.Pensando em como se comunicar com a geração z, lembre-se de que eles valorizam experiência e agilidade.Aliás, o tempo médio de atenção da geração Z é de 8 segundos.Isso não significa que eles não consigam prestar atenção por mais tempo do que isso. No entanto, uma estratégia para a atração em redes sociais, por exemplo, deve priorizar esse tempo ou os primeiros 8 segundos de um vídeo.

4 dicas para atrair a atenção da geração Z

Como vimos, é um público que compra mais online, que acessa várias redes sociais antes de uma única compra, que valoriza a experiência e é mais voltado a algumas agendas socioambientais. Por isso invista em:1 - OmnichannelUma estratégia omnichannel é ter presença em vários ou em quase todos os canais de venda, de forma interligada.

  • Esteja em diversos canais de venda.
  • Integre esses canais.
  • Permita que a pessoa conclua a compra no canal que ela preferir.

2 - Redes sociaisEsteja em todas as redes sociais que você conseguir administrar e mantenha um calendário de redes sociais. Isto é, um planejamento de temas, postagens e formatos estratégicos.3 - Conteúdos relevantes e Lives CommercesAs Live Commerces são experiências online de compra, como tutoriais, experimentação ou depoimentos de clientes sobre o seu produto ou serviço.É uma forma de integrar loja física e digital e humanizar a experiência de compra.Lembre-se de que a geração Z prefere comprar online, porém, ao mesmo tempo, eles buscam por experiências.4 - ESGBoas práticas ambientais, sociais e de governança ganham relevância. A boa notícia é que essa pauta pode também ser explorada por pequenos e por médios negócios.Algumas atitudes como:

  • Incentivar o uso de embalagens reutilizáveis.
  • Reduzir o uso de descartáveis.
  • Valorizar e cumprir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
  • Manter as obrigações trabalhistas e previdenciárias em dia.
  • Incentivar o descarte correto dos produtos e a reciclagem.
  • Realizar alguma campanha social.

E, para conhecer um pouco sobre a geração dos Millennials, anterior à geração Z, acesse este material.

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