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Inovação de processo: o que é e como implementar na prática

Como implementar a inovação de processo para você ter um plano de ação e também ter em mente quais passos tomar?

A inovação de processo é uma maneira diferente de realizar um processo como um todo, trazendo mudanças que geram maiores benefícios e que podem ser vistos no curto e no longo prazos. Esse tipo de inovação colabora para que as etapas existentes de um processo aconteçam de forma muito mais eficiente.

É disso que vamos falar neste artigo e ainda trazer exemplos de como implementar a inovação de processo para você ter um plano de ação e também ter em mente quais passos tomar.

O que é inovação de processo

A inovação de processo pode ser definida como a aplicação ou introdução de novas ideias ou de uma nova tecnologia em um ou mais processos de uma empresa para atingir um objetivo de transformação, ajudando-a a permanecer competitiva e atender às demandas dos clientes.

As inovações podem ser aplicadas a uma ampla gama de processos em muitas empresas e indústrias.

Há diferentes maneiras de adotar novas ideias, seja aumentando as competências e o desenvolvimento das pessoas, atualizando e modificando ferramentas (tecnologia), ou mesmo reestruturando o próprio desenho do processo. Isso resulta em um trabalho organizado de forma a torná-lo mais flexível, fluido e eficiente, com menos tempo de inatividade e menos interrupções.

Exemplos de inovação de processos

Ser capaz de mudar e melhorar o modo como as coisas são feitas é uma das chaves para ter sucesso nos negócios. É aí que entra a inovação de processo, mudando, por exemplo, a forma como os produtos são fabricados ou entregues, para fazer as coisas melhor do que antes.

Um exemplo de empresa que fez inovações de processos de sucesso é a Netflix, que conta com 260,28 milhões de assinantes em 2024.

Agora veja dois exemplos de como a Netflix está sempre se reinventando por meio da inovação de processos.

A transformação das locações de filmes

Em 1997, a Netflix passou a permitir que os clientes alugassem DVDs online e os entregassem pelo correio. Na época, existiam três planos, todos eles oferecendo DVDs ilimitados por mês, sem multas por atraso, com devolução e frete gratuitos.

Para devolver os DVDs, bastava colocá-los na capa e dentro dos envelopes em que eles chegavam e colocá-los em uma caixa de correio ou entregá-los nos correios locais. Essa novidade foi descontinuada em setembro de 2023.

Criação de conteúdo original

Ao produzir seu próprio conteúdo, a Netflix mudou estrategicamente a forma de adquirir material.

Tipicamente, a empresa dependia do licenciamento de conteúdo de estúdios e redes para oferecer grande variedade de filmes e programas de TV aos seus assinantes. Porém, conforme os custos de licenciamento foram crescendo, a Netflix mudou seu modelo de negócios de distribuidora de conteúdo para criadora e distribuidora de conteúdo.

Outros exemplos

Outro exemplo é a introdução de uma sequência nova num processo de produção existente em uma instalação de produção, principalmente se a inovação puder acelerar significativamente a produção, poupando tempo e dinheiro à organização.

A implementação de bots substituindo ou trabalhando com pessoas também é um exemplo que pode automatizar muitas tarefas manuais repetitivas. A automação reduz o tempo de execução de tarefas e produz resultados com qualidade consistente.

Tipos de inovação

Os tipos de inovação de processo são: produção, entrega e serviços de suporte.

A inovação na produção descreve a melhoria dos equipamentos que tornam o processo de produção eficiente. Na entrega, consiste na utilização de softwares e ferramentas tecnológicas que melhoram o funcionamento do departamento de cadeia de suprimentos de uma empresa. O suporte abrange as seções de contabilidade e manutenção.

Importância da inovação de processo

O processo de inovação não é um projeto único, mas uma jornada contínua.

Às vezes, as organizações passam por grandes transformações, que podem durar longos anos. Portanto, ao participar desse processo de inovação, é fundamental fazer planos de negócios para daqui a dois ano, por exemplo.

Essa abordagem ajuda a garantir flexibilidade no início, além de viabilizar uma possível pausa e permitir o dimensionamento de projetos de forma integrada.

Além disso, a inovação de processos gera:

  • Economia de tempo: quando os componentes dos processos são analisados, tarefas desnecessárias são identificadas e podem ser eliminadas do processo otimizado.
  • Redução de custos: avaliar os recursos que as ações consomem permite estimar o custo de um processo a cada execução.
  • Melhorias nas experiências dos clientes: a inovação pode ser aplicada para transformar os relacionamentos com clientes, colaboradores, parceiros e demais envolvidos, simplificando e agilizando a interação humana em todo o processo.

Como implementar a inovação de processos em sua empresa

Não existe um roteiro único para alcançar o sucesso de um programa de inovação. Construir qualquer tipo de cultura organizacional é algo complexo e dinâmico e não existe solução mágica. Você precisará adaptar as intervenções com base nos problemas que deseja resolver e nos recursos de que dispõe.

Considere as etapas a seguir como um guia para iniciar a implementação da inovação de processo em sua empresa:

1. Geração de ideias

A inspiração para uma nova ideia pode originar-se de uma melhoria de uma ideia existente ou de algo do zero.

Para começar, ilustre que tipo de novas abordagens você está procurando. Deixe claro que, ao introduzir esse processo de inovação, todos poderão contribuir e moldá-lo, independentemente de sua função na empresa.

2. Advocacia e triagem

Nem todas as ideias são algo que vale a pena implementar. A defesa e a triagem ajudam a avaliá-las e a medir os seus potenciais benefícios e problemas. A partir daí, uma decisão pode ser tomada sobre o futuro de uma ideia.

Uma das maiores vantagens dos processos conjuntos de advocacia e triagem é o refinamento. Se a ideia tiver potencial, discussões e argumentos ajudam a melhorá-la.

3 - Experimentação

A fase de experimentação testa uma ideia, como um protótipo ou teste-piloto.

A experimentação pode ser contínua ou existir em certas ocasiões, à medida que uma ideia é reavaliada. Às vezes, a experimentação leva a novas ideias devido às informações coletadas sobre os resultados e a viabilidade geral da ideia original.

O tempo é crucial nesse processo: as pessoas devem ter tempo adequado para realizar os experimentos e para refletir sobre eles à medida que ocorrem refinamentos e avaliações.

4 - Comercialização

A comercialização visa criar valor de mercado para uma ideia, concentrando-se no seu impacto potencial. Essa etapa torna a ideia atraente para o público, por exemplo, unindo uma ideia a outras ideias, esclarecendo como e quando a ideia pode ser usada e usando dados ou protótipos de experimentos para demonstrar seus benefícios.

5 - Difusão e implementação

A difusão é a aceitação de uma ideia inovadora em toda a empresa, e a implementação estabelece tudo o que é necessário para desenvolver e utilizar ou produzir a inovação. 

A difusão acontece em todos os níveis de uma organização. O uso ou aplicação da inovação deverá ser demonstrado ao final desta etapa, juntamente com a sua aceitação.

Para aplicar o pensamento inovador em um processo, é necessário entender o cenário atual, o contexto de negócio onde ele acontece, por que é executado, como é executado, as pessoas envolvidas, os pontos de eficiência e as oportunidades de mudanças para gerar o impacto necessário.

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