Cultura de Inovação

Como a inovação em produto pode levar seu negócio a conquistar novos mercados - Case Televale

inovação em produto

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Muitas vezes, empresas que são bem-sucedidas em sua área e segmento de atuação enfrentam dificuldades para expandir os negócios. Quem quer levar sua solução mais longe já deve saber que nem sempre fazer um bom trabalho é o suficiente.Frequentemente, quem quer expandir não consegue fazer isso porque ainda não conseguiu desenvolver um plano de inovação.Como sempre falamos por aqui, a inovação pode acontecer de várias formas. Sistemas internos podem passar por um processo de inovação, um novo negócio pode surgir de uma ideia inovadora, etc. Para quem quer conquistar novos mercados, porém, a alternativa mais eficiente costuma ser outra: a inovação em produto.Para mostrar como a inovação em produto pode levar seu negócio mais longe, separamos um case de sucesso para que você entenda essa ideia na prática.Veja agora como a empresa Televale, de Uberaba, inovou em produtos a partir da mentalidade inovadora e alcançou novos mercados!

O cenário antes da inovação

Ainda nos anos 90, o perfil inquieto e a criatividade iminente do empreendedor Carlos Humberto de Oliveira o levou a desenvolver ideias inovadoras de soluções tecnológicas personalizadas para atender os clientes.Com o espírito empreendedor se desenvolvendo no profissional, Carlos poupou capital e adquiriu uma empresa de segurança eletrônica, a Televale, localizada em Uberaba.Na cidade onde a empresa era sediada, fortes chuvas causavam prejuízos com certa frequência. Noticiários sobre enchentes, veículos sendo arrastados pelas correntezas e pessoas ilhadas sendo socorridas pelos bombeiros eram constantes na imprensa regional.As dificuldades enfrentadas pela cidade despertaram um gatilho na mente empreendedora.Atentos à demanda local, Carlos e seu filho Pedro desenvolveram um sistema de alerta para enchentes que foi implementado pela prefeitura em 2012. Porém, até o momento, o foco da empresa e principal responsável pelo seu faturamento era a instalação e manutenção de sistemas de segurança eletrônica para monitoramento e proteção de um local específico, a fim de acompanhar e minimizar o impacto das chuvas na cidade.Por muitos anos, até 2018, a prestação de serviços e a venda de sistemas de segurança garantiam a maior parte da receita da empresa. Para os empreendedores da Televale, porém, isso não era o bastante.

Oportunidade e necessidade de inovar

Inaugurada em 1993 pelo atual diretor Carlos, a Televale iniciou seus trabalhos com a venda de produtos e prestação de serviços de instalação e manutenção em telecomunicação e segurança eletrônica.A princípio, a empresa não tinha realizado uma gestão estruturada dos seus processos e, por isso, contava com uma vasta equipe de cerca de 60 funcionários.Nesse contexto, a baixa lucratividade e ticket médio dos produtos comercializados exigia da empresa grande volume de vendas. Para qualquer empreendedor, ter que conquistar clientes em grande quantidade o tempo todo é um grande desafio.Além disso, na época, a empresa enfrentava dificuldades financeiras provocadas pela saturação do mercado de segurança eletrônica em Uberaba e pela evolução dos serviços de telefonia.O mercado de segurança eletrônica estava cada vez mais competitivo e a dificuldade em conquistar novos clientes frente à concorrência dos profissionais autônomos era crescente.Somada a tudo isso, a demanda por serviços de radiocomunicação estava em queda graças à evolução das tecnologias em telefonia móvel. As vendas de rádios comunicadores limitavam-se apenas à comunicação e coordenação de equipes em grandes indústrias, aeroportos e fazendas. A comercialização dos produtos e a instalação dos serviços de segurança já não estavam gerando receita suficiente para a empresa.Diante de tantos obstáculos, que dificultavam a manutenção saudável do negócio e seu crescimento, o que restava fazer? Inovar.

Oportunidade para promover a inovação em produto

Já no ano de 2019, no cenário descrito, durante a montagem de câmeras na usina hidrelétrica (UHE) de Igarapava (MG), um dos gestores da Televale soube da iminente mudança na Política Nacional de Segurança de Barragens, graças ao rompimento da barragem de Brumadinho, em janeiro de 2019.Dentre as alterações previstas, estava a determinação de que todos os empreendimentos que possuem contenção destinada à acumulação de água ou à disposição de rejeitos deveriam instalar um sistema sonoro para alerta ou emergência.Neste momento, para a Televale, surgiu a oportunidade de promover a inovação em um produto totalmente novo, que nascia de uma necessidade real do mercado.Graças à satisfação com os serviços prestados pela Televale até então, a UHE acreditou em seu potencial e cedeu o espaço para a Televale realizar testes durante o desenvolvimento do sistema de alerta. O risco dessa tomada de decisão era alto por parte da UHE, já que não havia nenhuma garantia dos resultados.Porém, como a inovação frequentemente envolve um certo nível de risco, as duas organizações estavam dispostas a enfrentá-lo.

Inovação na prática: como a Televale comprou o sucesso da ideia

As dificuldades eram várias, mas os empreendedores da Televale não desanimaram. Agora, você vai saber mais e se inspirar descobrindo as oportunidades encontradas pela empresa para inovar.Veja como a Televale tirou o plano do papel e aprenda a fazer o mesmo para promover a inovação em produtos no seu negócio:

Busca por parcerias comerciais

Para desenvolver e consolidar a tecnologia, no início de 2019, Pedro e Carlos efetivaram a parceria com a UHE de Igarapava, que disponibilizaria o espaço físico necessário para produzir o protótipo e testar o sistema. Os empresários enxergaram nesta oportunidade a ampliação do negócio, assumindo os riscos do desenvolvimento de uma solução criativa e inovadora.Essa parceria foi decisiva para viabilizar a inovação que resultaria em um case de sucesso para a empresa.

Domínio técnico sobre o mercado e as necessidades

Tirar o novo produto do papel não seria uma tarefa fácil, como você deve ter entendido até aqui. Para isso, seria necessário muito conhecimento técnico sobre o que precisaria ser produzido.Carlos era técnico em eletrônica e iniciou ainda jovem seus trabalhos com aparelhos eletrônicos e de rádio, o que o familiarizava quanto aos equipamentos que utilizariam.Já Pedro havia se formado em Engenharia Elétrica. O conhecimento teórico adquirido na faculdade pouco ajudaria o empresário no projeto, uma vez que exigia muitas aplicações práticas não vivenciadas no curso e o domínio de disciplinas distintas da sua formação. Assim, Pedro, que sempre procurou manter-se atualizado sobre temas específicos de gestão para melhor performance na empresa, buscou estudos e conhecimentos sobre física acústica, ondulatória, radiofrequência, eletroquímica e estabilidade de barragens.Todo esse conhecimento foi empregado na criação da inovação em produto: nascia o sistema de alerta que a empresa desenvolveu com sucesso!

Resultados: como a inovação fez a empresa alcançar novos mercados

O sistema de alerta em massa instalado na UHE se transformou em uma vitrine dos serviços da Televale às demais hidrelétricas e mineradoras do Brasil.Ter o sistema implantado, em pleno funcionamento, era o atestado de capacidade técnica que a empresa precisava para entrar no mercado e disputar com os grandes players do segmento.Para a Televale, então, aconteceu a grande virada. O produto serviu como porta de entrada em um novo mercado, garantindo que 6 usinas que compõem o Grupo Aliança contratassem os serviços da empresa. Além disso, houve indicação da empresa a outros 16 clientes. Nesse momento, o time da Televale cresceu e continuou desenvolvendo novos projetos.Depois de conhecer o case de sucesso de inovação da Televale, esperamos que você esteja mais perto de criar a sua própria história de expansão dos negócios. Para ajudar ainda mais nessa missão, recomendamos também a leitura das nossas dicas para aumentar as vendas e o seu faturamento!