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SEO para audiomarketing: o que você precisa saber

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Você sabia que 98% das pessoas escutam música ou podcast enquanto estão fazendo outras coisas? Essa informação vem de uma pesquisa feita pelo Spotify e mostra que o conteúdo em áudio faz parte da nossa vida e pode ser integrado aos nossos afazeres diários de uma forma que o texto e o vídeo não conseguem. É por isso que já reforçamos por aqui a importância de investir em audiomarketing.Agora, se você produz conteúdo para a internet com a sua marca, já deve ter ouvido falar em SEO, certo? O Search Engine Optimization é uma maneira de levar seus conteúdos ao topo das pesquisas em mecanismos de busca. No entanto, se ele é baseado em texto, como funciona o SEO para audiomarketing?Na verdade, integrar o audiomarketing à sua estratégia de SEO pode impulsioná-la. Ou, então, o contrário: seu conteúdo em áudio pode alcançar um público muito maior quando obedece às melhores práticas de SEO. Tudo depende de como você faz uso do audiomarketing na sua estratégia de marketing. Pensando nisso, criamos este artigo, que vai abordar alguns aspectos do SEO para audiomarketing, seja para você que produz podcasts ou transcreve os conteúdos do seu site em áudio, como fazemos aqui no Inovação Sebrae Minas. Vamos falar sobre os benefícios de integrar as duas estratégias, como fazer isso e quais métricas acompanhar.

Benefícios do SEO para audiomarketing

Veja algumas vantagens de aplicar o SEO na sua estratégia de audiomarketing.

Você será notado pelo Google

Desde 2017, o Google oferece o serviço de “speech-to-text” (“fala para texto”) dentro da sua plataforma de serviços. A empresa, claro, usa a mesma tecnologia para “ler” e transcrever conteúdo em áudio e vídeo, utilizando esse conteúdo para entregar resultados de pesquisa.É assim que você recebe conteúdos em vídeo separados por capítulos, por exemplo.

SEO para audiomarketing: o que você precisa saber

Visibilidade para seus podcasts

Outro ponto interessante é a busca dentro de plataformas de podcast. Com a otimização certa, fica mais fácil encontrar o seu conteúdo dentro do Google Podcasts, do Spotify, do Deezer e de outros.

SEO para audiomarketing: o que você precisa saber

SEO em audiomarketing que ajuda outras estratégias

Quando você aplica o SEO para audiomarketing, não é apenas o seu conteúdo em áudio que ganha. Sua estratégia em geral também será alavancada. Isso porque conteúdo atualizado, acessível e que pensa no usuário é o que o Google prioriza. Dessa forma, ao otimizar seu audiomarketing para SEO, você tem mais chances de aparecer na primeira página também com outros conteúdos.Leia também: SEO On-Page 4.0: da intenção à conversão com Felipe BazonAgora que você já sabe a importância de investir em SEO para audiomarketing, entenda como fazer isso.

Estratégias de SEO para audiomarketing

Confira como as estratégias podem ser colocadas em prática para que o seu conteúdo em áudio seja mais uma ferramenta de ranqueamento.

Identifique a persona

Como muitas estratégias de marketing, tudo começa com a definição da persona. Se você resolveu criar outro podcast para seu negócio, qual é o perfil de ouvinte que está buscando? Como você quer que ele perceba esse conteúdo?Com a persona em mente, você pode criar conteúdo pensando no que vai resolver a dor dela e otimizar para palavras-chave que ela buscaria tentando resolver esse problema.

Saiba como criar uma persona aqui.

Publique em todas as plataformas

Existem muitas plataformas de podcast por aí. A fim de aumentar a visibilidade e chegar ao máximo número de usuários possível, o melhor é colocá-lo disponível em todas. A verdade é que, diferentemente das redes sociais, em que cada uma tem um público mais assíduo, os aplicativos de música e podcast variam muito. Leia também: Spotify para empresas: como utilizar para alavancar seu negócio

Escreva bons títulos e descrições

Isso vale tanto para podcasts quanto para vídeos. A chave para um bom SEO é um título claro, com uma descrição que complemente e convença o usuário a escutar ou a assistir. Algumas dicas:

  • Escolha apenas um tópico ou uma palavra-chave para cada conteúdo. Assim como os blog posts, cada um deve ter seu foco, e para o usuário deve ficar claro qual é e por que ele deveria dar play.
  • Atente para a coesão e a coerência. Com o tópico escolhido, você deve ter um título coeso no seu podcast, além da descrição. O conteúdo, por sua vez, deve ser coerente com esses textos, e entregar o que promete.
  • Pense no usuário mobile. A maioria das pessoas vai dar play no seu conteúdo pelo celular; por essa razão, os títulos devem “caber” na tela. Para blog posts que oferecem a versão em áudio, pense em como trazer praticidade a quem está no celular e deseja ouvir aquele post.

Veja estes episódios e como fica claro qual é o tópico, além de serem certeiros para os termos de busca.

SEO para audiomarketing: o que você precisa saber

Integre com a estratégia de social media

No marketing, é difícil que uma estratégia faça todo o trabalho “sozinha”. Tudo deve estar integrado. Assim, crie um plano de divulgação e promoção do seu conteúdo em áudio nas redes sociais. Quanto mais visualizações e downloads, mais o Google vai priorizar o seu conteúdo, visto que vai entendê-lo como útil. Além disso, não se esqueça de permitir que as pessoas que gostaram também publiquem em suas redes.

Ofereça também as transcrições

Que o Google é capaz de ranquear o seu conteúdo mesmo ele sendo em áudio, já sabemos. Entendemos também a importância de oferecer o seu conteúdo escrito também na versão de áudio.Mas e o contrário? Não desperdice o seu trabalho na produção de conteúdo em áudio ao deixar apenas em áudio. Transcreva seus podcasts em vídeo e publique-os em forma de blog post ou em outros tipos de conteúdo escrito. Assim, você aumenta ainda mais a visibilidade e a capacidade de alcançar o topo da primeira página.Acompanhe as métricas para conhecer seu sucessoComo toda estratégia de marketing, o SEO para audiomarketing também deve estar no seu radar de métricas. Entender os números é fundamental para saber onde a estratégia está dando certo e onde pode melhorar. Veja algumas que você pode acompanhar:

  • CTR (Taxa de Cliques): afere a porcentagem das pessoas que clicaram no link que você ofereceu. Assim, você saberá a efetividade da sua estratégia de divulgação.
  • Minutos de play: veja quantos minutos as pessoas em média escutam seu podcast ou assistem a seu vídeo. Será que é possível criar conteúdos mais atrativos para mantê-las até o final?
  • Tempo de sessão: um dos benefícios de oferecer versão em áudio é aumentar o tempo de sessão, ou seja, o tempo que as pessoas passam no seu blog. Mensurar isso é fundamental para saber se a estratégia é efetiva.

Gostou desse conteúdo e quer conhecer outras métricas de marketing que você precisa acompanhar para ter mais sucesso com suas estratégias? Acesse nosso Glossário de Métricas e escolha aquelas que fazem mais sentido para você.