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Técnicas de Storytelling para o seu negócio, com Rodrigo Moreira, cofundador da SmartTalk

Técnicas de Storytelling para o seu negócio, com Rodrigo Moreira, cofundador da SmartTalk

Já pensou em incluir técnicas de storytelling nas estratégias do seu negócio? Já foi comprovado pela ciência que as pessoas têm mais chances de reter informações quando elas estão dentro de uma narrativa.Pensando nisso, entrevistamos Rodrigo Moreira, cofundador da Smartalk, empresa especialista em apresentações de impacto, treinamentos e comunicação estratégica. Ele nos contou mais sobre a força do storytelling quando o assunto diz respeito a pequenos e médios negócios, além de dividir sua experiência no uso dessa técnica em estratégias de comunicação. Confira abaixo e boa leitura!

Por que o Storytelling é importante para os negócios?

A London School of Business fez um estudo sobre isso e confirmou o que foi vivenciado por pessoas que têm usado a narrativa como ferramenta de convencimento e compartilhamento de informações. As pessoas retêm de 65% a 70% das informações compartilhadas por meio de histórias, enquanto apenas 5% a 10% das informações são retidas por meio da apresentação direta de dados e estatísticas. Além disso, as pessoas se mostram mais aptas a comprar um produto se estão alinhadas ao posicionamento e ao storytelling das marcas.

Quais problemas na comunicação dos negócios podem ser resolvidos com o storytelling?

Sobre o assunto, temos outro estudo de Jerome Bruner, psicólogo que lecionou nas universidades de Harvard (EUA) e Oxford (Inglaterra) e foi pioneiro nos estudos da Ciência Cognitiva. Ele constatou que a probabilidade de lembrarmos algo que nos foi contado com base em uma história é 22 vezes maior do que quando apenas recebemos uma informação genérica, sem nenhum apelo emocional.Isso faz todo sentido em vendas, que é o principal problema a ser resolvido em comunicação nos negócios. Contar boas histórias passa a ser um importante canal de conexão e lembrança entre a empresa e seu cliente

Leia também: Como criar um pitch de vendas

Qual a técnica de storytelling mais importante para pequenos e médios negócios? Como ela pode ser aplicada?

Durante uma apresentação, a Área de Broca do cérebro (responsável pela expressão da linguagem) é estimulada. Essa área lida com cognição e com a lógica. Dito isso, ao ouvir histórias com imagens e significados ricos, o cérebro é estimulado como um todo.Está aí, então, o segredo para pequenos e médios negócios se conectarem com sua audiência, trazendo elementos visuais específicos linkados à boas histórias, a fim de gerar uma lembrança positiva e duradoura na mente dos clientes. É a técnica mais simples de construção e uma das mais eficazes.Contar histórias em pequenos anúncios ou no site é essencial para prender a atenção e gerar empatia do consumidor.E aí, pronto para incluir o storytelling na sua estratégia de Marketing? Saiba aqui como fazer um planejamento de estratégias de Marketing a fim de adicionar essa ideia às suas próximas ações.Quer ver também alguns exemplos de storytelling bem desenvolvidos por empresas brasileiras? Leia o post STORYTELLING PARA EMPRESAS: CONHEÇA CASES BRASILEIROS