O que é Cap Table e qual sua importância

Compartilhe este conteúdo:

A cap table, ou capitalization table, é uma tabela que pode ser traduzida como “tabela de capitalização”. E o que isso significa na prática?

É o que você vai descobrir neste artigo. Continue lendo para ter mais informações sobre a cap table, o que consta nessa tabela e por que ela é tão importante para as empresas – principalmente para as startups.

O que é cap table?

Uma “tabela de capitalização” é uma planilha ou tabela que mostra a distribuição do capital de uma empresa. Uma tabela de capitalização é mais comumente utilizada por startups e por negócios em estágio inicial, mas todos os tipos de empresas também podem usá-la. Em geral, a tabela de capitalização é uma análise complexa do patrimônio líquido de uma empresa.

As tabelas de limite geralmente incluem todo o capital acionário de uma empresa. Por isso, quem recebe ou faz investimentos em startups certamente conhece logo o tema.

No ciclo de vida de uma startup, a cap table comumente aparece logo no início. Nesse caso, a cap table inicialmente traz apenas os fundadores da empresa, mas vai recebendo novos componentes conforme outros investidores entram para o negócio.

Como funciona a tabela de capitalização

Uma tabela básica de capitalização lista cada tipo de capital da empresa, seus investidores e os preços das ações.

Uma tabela mais completa (e complexa) também pode incluir detalhes sobre potenciais novas fontes de financiamento, fusões e aquisições, ofertas públicas ou outras transações hipotéticas da empresa.

As tabelas de capitalização são normalmente usadas por empresas privadas para fornecer informações sobre os investidores e o valor de mercado de uma empresa.

A listagem de investidores pode ser feita de algumas maneiras diferentes e pode depender do público-alvo que vai acessar a tabela.

Algumas tabelas de capitalização às vezes listam os investidores por fundadores primeiramente; seguidos por executivos e funcionários-chave com participação acionária; depois outros investidores, como investidores-anjo, empresas de capital de risco e outros envolvidos no plano de negócios.

Além desse formato, uma cap table tem como optar por listar os investidores em ordem decrescente por propriedade, mostrando os maiores detentores no topo.

As empresas estão em constante evolução e, portanto, suas tabelas de capitalização também devem ser atualizadas ao longo do tempo. Por exemplo, as startups frequentemente  realizam várias rodadas de financiamento para apoiar as necessidades de capital. Elas também emitem opções de ações a fim de atrair talentos, e todas essas mudanças requerem alterações na cap table.

Importância da cap table: por que você precisa de uma?

Agora que conhece o conceito, você pode estar se perguntando: por que uma empresa precisa de uma cap table? Qual a importância dela para o seu negócio?

Antes de mais nada, ter uma tabela de capitalização permite que fundadores, sócios e investidores tenham uma visão mais completa do negócio. Assim, é possível tomar melhores decisões, pensando na situação financeira atual e no futuro da empresa.

No caso das startups, também vale ressaltar que a cap table é importante desde os primeiros passos da formalização da empresa. Conforme a empresa cresce, elas vão servindo para registrar as mudanças que acontecem no decorrer do tempo. Enquanto o tempo passa, as tabelas de capitalização vão evoluindo, tornando-se mais complexas, listando diferentes fontes de financiamento e, assim, tornam-se um registro importante da história do negócio.

Além disso, capitalistas de risco, analistas de investimentos e empreendedores usam tabelas de capitalização com o intuito de analisar eventos significativos na história de uma empresa, como a emissão de novos títulos, a diluição de propriedade e as opções de ações para funcionários. As empresas, então, podem usar as tabelas de capitalização das seguintes maneiras:

Para arrecadar fundos

Quando  começam a negociar com potenciais investidores, as startups normalmente querem detalhes sobre quem é o dono da empresa e as mudanças desde a última rodada de financiamento. Na qualidade de investidor, você deve procurar responder às perguntas que tenha sobre o potencial de uma empresa, incluindo se eles estão enfrentando possíveis problemas legais e como eles se classificam se o negócio for liquidado.

Para cumprir com os requisitos fiscais e outros regulamentos

As cap tables são consideradas um registro legal formal de propriedade de capital.

Por meio delas, é possível avaliar, por exemplo, se a empresa pagou ou não o que deve em impostos. Portanto, se você decidir investir, certifique-se de que a empresa esteja atualizando regularmente suas tabelas para que você não acabe com uma fatura inesperada pelos erros de outras pessoas. ‌‌

Para ver os impactos de várias decisões

As tabelas de capitalização permitem que as empresas analisem como diferentes escolhas de negócios afetariam a estrutura de capital da empresa. Como acionista, você também pode ver os impactos e entender o que tem a ganhar ou a perder se os proprietários da empresa seguirem com uma decisão. Isso pode ser uma parte crítica da captação de recursos, e a cap table pode fazer toda a diferença nessa análise.

Agora que você conhece as cap tables, vamos continuar falando sobre investimentos? Leia nosso post e conheça dicas de como atrair investimentos para uma startup.

Caso queira se aprofundar ainda mais em maneiras de atrair capital para a sua startup e conseguir alavancar seu negócio, baixe também o nosso Checklist da primeira rodada de investimento.