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Como você pode utilizar o Reels do Instagram para o seu negócio

São mais de um bilhão de usuários na rede social que mais engaja no mundo. Reunimos dicas práticas de como usar o Reels do Instagram no seu negócio.

Vídeos curtos são ótimos aliados para estratégias de atração no Marketing. Nas redes sociais, o conteúdo audiovisual tem 1.200% mais compartilhamento quando comparado a posts de imagens e textos. Nesse cenário, o Reels do Instagram se destaca. A ferramenta oferece a possibilidade de o usuário criar e editar vídeos curtos, de até 30 segundos, ao reunir diversos recursos criativos para chamar a atenção da audiência.

Como são mais de um bilhão de usuários ativos, por mês, na rede social, vale a pena aprender como utilizar o Reels do Instagram no seu negócio. Abordaremos esse assunto agora. Siga a leitura!

Como usar o Reels do Instagram?

O Reels do Instagram é uma solução completa para a criação e a edição de vídeos curtos, com até 30 segundos. É possível adicionar fundos musicais, legendas, filtros e figurinhas em cada cena, gratuitamente, sem sair do aplicativo. O resultado são materiais criativos e com alto poder de engajamento da audiência.

Explicamos aqui como fazer. Veja:

Para utilizar a funcionalidade que concorre diretamente com o TikTok, basta entrar no Instagram, buscar o símbolo de "+", no canto superior direito da tela, e, em seguida, selecionar a opção “Reels”, na parte inferior do aplicativo.

Já na tela da funcionalidade, o que não faltam são opções para a produção de conteúdo. Confira agora os principais recursos do Reels do Instagram:

Velocidade

Escolha o ajuste da velocidade de rolagem das cenas. É possível até fazer timelapses diretamente pelo aplicativo, uma vez que o ajuste varia de um vídeo 3x mais lento até 4x mais rápido.

Alinhamento de cenas

Utilize o recurso para fazer a troca de cenas suavemente, sem que haja movimentação abrupta de objetos.

Áudios

Acesse o banco de trilhas sonoras ao selecionar o ícone de nota musical na tela do Reels do Instagram. Busque e selecione a música para adicioná-la ao vídeo.

Filtros

Empregue os filtros disponíveis para criar efeitos visuais dentro da ferramenta. É possível alterná-los a cada cena.

Temporizador

Você pode lançar mão do temporizador para escolher a duração de gravação da cena, bem como para ajustar a contagem regressiva de início.

Esse conjunto de recursos possibilita ao usuário a produção de vídeos criativos e personalizados. Quando executados de acordo com a linguagem e o tom de voz do público, são capazes de aumentar o alcance da marca e potencializar os negócios na internet. Aprofundaremos nesse assunto ao longo do próximo tópico.

Como utilizar o Reels em favor da sua marca

A adesão do público ao Reels do Instagram foi tão grande que é comum ver esses conteúdos viralizarem entre os usuários nas redes. Não à toa, as marcas estão aproveitando o bom momento do recurso com o intuito de entregar conteúdo de valor, fortalecer a presença nas redes sociais e estreitar o relacionamento com o público.

Há até uma seção exclusiva para os vídeos criados no formato. Para visualizá-los, basta abrir o aplicativo e clicar no símbolo "play", localizado na parte inferior da tela.

Também quer aprender a utilizar o Reels do Instagram em favor do seu negócio? Confira agora as principais dicas:

Divirta seu público

É comum ver grandes perfis comerciais produzindo conteúdos leves, divertidos, e inserindo brincadeiras em alta na internet. Tal material, sim, aumenta o Índice de Engajamento, especialmente quando é feito por meio do Reels do Instagram.

É necessário, contudo, ter cuidado na hora de usá-lo. Pergunte a si memo: faz sentido para a minha audiência levar esse tipo de conteúdo? Essa é a linguagem que atende bem ao perfil da persona do negócio?

Se a sua resposta for positiva, acompanhe os vídeos que estão na moda e adapte-os ao universo do seu negócio. A Nath Arcuri, do Meu Poupe, por exemplo, gravou um Reels no Instagram com uma brincadeira famosa na web. Veja o resultado:

https://www.instagram.com/reel/CIoEbTnh509/

Outro exemplo, para inspiração, é o caso das professoras Bianca e Giovana, do perfil Gêmeas do Inglês, que utilizaram uma forma bem divertida ao abordar, por meio do Reels do Instagram, uma situação cotidiana de quem não sabe falar o idioma.

https://www.instagram.com/reel/CKhT67tn8GT/

Apresente novidades do negócio

Mostrar novos produtos e serviços na ferramenta também pode trazer bons resultados. Como o formato vídeo é mais atrativo para a audiência, utilizar o Reels do Instagram potencializa as chances de entrega do conteúdo. Por isso, duas dicas fundamentais:

  • Invista em um cenário adequado à gravação, a fim de estimular o desejo de consumo do público.
  • Planeje a produção de teasers com prévias de coleções ou de novos itens. A ideia é aguçar a curiosidade da audiência e ativar o gatilho da antecipação.

Um bom exemplo dessa prática no e-commerce é o case da LF Comprinhas, marca mineira de roupas, que atende a todo o Brasil. Confira o resultado da apresentação das peças em vídeo:

https://www.instagram.com/reel/CLAqPFGHlWx/

Outra possibilidade de uso do Reels do Instagram é educar seu público sobre as formas de uso das peças, como fez a marca baiana de moda consciente Amará. Veja:

https://www.instagram.com/reel/CHOD-umln-9/

Conecte-se com as dores do seu público

A vulnerabilidade conecta pessoas e nada melhor do que você mostrar ao seu público que compreende suas dores e seus desafios. O Reels do Instagram é um ótimo espaço para compartilhar isso de forma leve e divertida.

Veja o case da intermediadora de fretes Melhor Envio, com alguns exemplos de como adotar a ferramenta na produção de conteúdo que gere conexão e engajamento.

https://www.instagram.com/reel/CK9BmZmg__Y/

https://www.instagram.com/reel/CKFJPx-AGi-/

Reaproveite ideias de vídeos do TikTok

A principal concorrente do Reels do Instagram é o TikTok. Se a sua marca já o utiliza, é simples: reaproveite o conteúdo gerado e o compartilhe na subsidiária do Facebook. Como o formato é bem parecido, as postagens costumam funcionar em ambos os casos.

Apenas tenha cuidado para que a marca da concorrente não apareça no Instagram, já que isso abre brechas para a diminuição da entrega do seu conteúdo entre os usuários.

A grande dica ao optar pelo Reels do Instagram é abusar da criatividade. Com a diversidade de recursos gratuitos disponíveis na plataforma, é possível produzir conteúdos ricos, criativos e divertidos para o público — exatamente o tipo de informação que as pessoas desejam consumir através das redes sociais.

Deu para notar que não é difícil adotar a ferramenta na comunicação do seu negócio? Quer seguir por dentro das tendências de Marketing Digital, Inovação e Empreendedorismo? Venha acompanhar outros posts como este no nosso blog!

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