Dicas de Marketing Digital para salão de beleza e outros negócios do setor

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O Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, da China e do Japão. Esse dado é do Euromonitor International, que comprova que existe muito espaço para novos negócios nesse ramo tão promissor.

 

Por outro lado, um mercado aquecido, por si só, não significa sucesso nos negócios. Quem abre uma empresa no ramo de Beleza, Bem-Estar e Cuidados Pessoais deve ter uma boa estratégia para fazer o empreendimento acontecer.

 

Um componente importante para dar certo no mercado é o Marketing Digital. Hoje, com consumidores cada vez mais conectados, são diversas as formas de se promover na internet, de criar campanhas para chamar a atenção do consumidor e, claro, de conquistar clientes.

 

Considerando as especificidades e as oportunidades desse segmento do mercado, nós elaboramos uma lista com Estratégias de Marketing Digital que não podem faltar para que você obtenha sucesso. Confira a seguir as mais valiosas dicas de Marketing Digital para salão de beleza, academia, clínica de estética ou qualquer outro negócio do segmento de autocuidado!

Marketing de Conteúdo

No Marketing Digital, a estratégia de conteúdo tem como objetivo trazer mais consumidores para conhecer o seu negócio, por meio de peças, campanhas e ações específicas. Como o nome diz, essa modalidade de Marketing se baseia em criar conteúdo relevante acerca do seu negócio e direcioná-lo para atrair a atenção do seu consumidor ideal.

 

Esse conteúdo se apresenta no formato de textos, e-mails, imagens, vídeos e gifs. Sua distribuição pode ser feita via site, redes sociais, blogs, e-mail marketing ou qualquer outro canal pelo qual seja possível falar com seu cliente.

 

Além disso, na maioria dos casos, negócios de Beleza e Bem-Estar tendem a ter forte apelo visual. Salões de beleza, por exemplo, têm a capacidade de facilmente criar conteúdos atrativos mostrando o visual de clientes, as famosas fotos “antes e depois” e inspiração para quem quer mudar a aparência.

 

Aproveite tal característica para criar conteúdos que mostrem o que há de melhor no seu negócio. Crie peças que evidenciem seu trabalho, seu diferencial e distribua-as onde o seu cliente poderá vê-las e com elas interagir. Passe a mensagem do seu marketing por meio do conteúdo e sempre finalize-o com um call to action. Este termo significa uma chamada para a ação que ajuda a levar até a venda. A ação, no caso, pode ser entrar em contato com você, solicitar informações sobre os produtos ou pedir um orçamento, por exemplo.

Marketing nas redes sociais

Redes sociais são ferramentas poderosas para criar ou estabelecer um bom relacionamento com outras pessoas. Isso inclui, sem dúvidas, a relação entre empresas e clientes.

 

As mídias sociais, portanto, podem ser boas opções para aumentar o alcance do seu negócio, além de criar canais de Comunicação e Marketing bastante eficazes.

 

Como parte do Marketing de Conteúdo, sobre o qual você acabou de ler, as diferentes mídias sociais permitem que você atraia consumidores com vários tipos de mensagens e formatos. No Instagram, hoje uma das maiores redes do mundo, é possível divulgar sua marca no feed, nos stories e nos reels, por vídeos e imagens. Mais impressionante ainda, o Instagram permite até que você venda seus produtos diretamente pela rede!

 

Outra mídia social que faz parte das melhores dicas de Marketing para salões e outros negócios de beleza é o Pinterest. É possível usar o Pinterest na Estratégia de Marketing para aproveitar o apelo visual que você já sabe que seu negócio tem. Essa rede, que valoriza imagens inspiradoras, pode ser povoada pelas suas novidades e por conteúdos que vão mostrar o que você oferece de melhor. Caso seu negócio seja um salão, experimente publicar fotos dos resultados de penteados, unhas, maquiagens e tudo mais que evidenciar a beleza proporcionada para clientes. 

 

Até mesmo o TikTok, que muitos empreendedores ainda não conhecem ou sabem do seu potencial, pode ajudar na Estratégia de Marketing. Pesquisas sobre o TikTok mostram que 56% dos usuários seguem alguma marca ou empresa e 66% concordaram que o TikTok é capaz de aproximar pessoas e empresas. Que tal aproveitar essa abertura e o quanto a rede está em alta para criar vídeos sobre o seu negócio?

 

O TikTok é visto como muito inovador pra você? Não se preocupe: você pode baixar nosso Guia de Como Fazer Marketing no TikTok e ficar por dentro dessa tendência!

Marketing de Influência e influenciadores digitais

O Marketing de Influência é muito importante quando se trata de estratégias para o segmento de beleza e afins. Esses influenciadores desempenham papel significativo em moldar as preferências do consumidor e em ditar quais tendências são boas ou não.

 

Dizem que duas cabeças pensam melhor do que uma, e isso vale para a sua parceria com um influenciador conhecido. Você pode utilizar os pontos fortes e a criatividade de cada um para criar um conteúdo atraente que vende.

 

Aqueles que têm orçamento e recursos para trabalhar com influenciadores estabelecidos podem usar essa estratégia a fim de aumentar seu alcance e credibilidade. Para quem está começando com um salão de beleza, uma clínica de estética ou outro negócio parecido, também há como fazer Marketing de Influência! 

 

Pequenos e novos negócios podem iniciar apostando em microinfluenciadores digitais e  influenciadores locais com menor número de seguidores. Esse tipo de influencer muitas vezes é mais efetivo, por exemplo, para quem precisa chegar até o público de uma determinada cidade ou região, criando uma conexão mais direta com quem realmente importa para a sua empresa.

 

Utilizar essa estratégia também apresenta uma oportunidade de explorar o Marketing local. Colaborar com influenciadores locais o ajudará a criar conteúdo que seja relevante para quem você realmente precisa atingir.

Mídia Paga e anúncios

Quando falamos em Estratégia de Marketing Digital, a Mídia Paga vai ajudar a ditar em que medida você conseguirá fazer sucesso.

 

Na prática, uma Estratégia de Mídia Paga consiste em todos os anúncios criados no Marketing Digital, seja na pesquisa do Google, seja nas redes sociais, seja em outros canais. É aquele espaço que você pode comprar, e o alcance varia de acordo com o investimento.

 

A Mídia Paga, enquanto uma das dicas de Marketing Digital para salão de beleza, academias ou outros negócios do ramo, funciona por dois motivos principais. Primeiro, esse formato faz com que suas peças de Marketing cheguem até mais pessoas, aumentando sua presença digital e o potencial de atrair mais clientes. Além disso, o principal motivo para investir em mídia paga é a possibilidade de segmentação.

 

As ações de Marketing Digital que funcionam de verdade são aquelas que acertam em cheio   seu público. A Mídia Paga facilita que você chegue até as pessoas certas para comprar seu produto, visto que é possível segmentar ações com esse objetivo. Você pode criar anúncios nas redes sociais, por exemplo, voltados apenas a pessoas de determinada localidade ou que atendam a outros critérios que representem o seu cliente ideal.

 

Além disso, por meio de mídia paga você pode obter resultados mais rapidamente e facilmente mensuráveis. Assim, fica fácil saber que tipo de conteúdo tem mais retorno e como o público reage aos seus anúncios.

 

Mídia Paga é um assunto que rende entre as dicas de Marketing Digital. Por isso, aproveite para acessar nosso Guia Completo de Mídia Paga On-line em 2021. Baixe gratuitamente para começar a fazer anúncios que trazem resultados e mais clientes!