DICAS SOBRE MARKETING DIGITAL PARA SUA EMPRESA – ENTREVISTA COM SANDRA TURCHI

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Há um tempo não muito distante, as empresas precisavam investir em um espaço físico, em uma sala ou um escritório, para ter credibilidade e atrair clientes. Hoje, o cenário é outro. Os negócios que não investem em um espaço virtual ou não unem o físico ao digital podem enfrentar alguns desafios.

 

Quem vai nos ajudar a compreender esse cenário e trazer hacks de Marketing Digital a empreendedores iniciantes é a empresária, professora e palestrante da área, Sandra Turchi.

 

Com mais de 20 anos de experiência em Marketing, Turchi já treinou mais de 100 mil pessoas e hoje é sócia-diretora da Digitalents, empresa de Consultoria, Treinamento e Talentos especializada no mercado digital.

Confira agora os principais hacks de Marketing Digital que ela traz para quem está começando a empreender.

 

 1) Hoje, não se pode mais separar o Marketing tradicional do Marketing Digital. Como essa mudança impacta os negócios? O que muda para as marcas com essa integração entre o off-line e o on-line?

Essa integração já vem ocorrendo ao longo dos últimos anos, e a principal implicação se refere ao fato de haver maior necessidade de mais conhecimento para fazer justamente essa ligação ocorrer de forma eficiente, trazendo mais resultados aos negócios.

 

2) Muitos empreendedores querem iniciar a transformação digital, mas não sabem por onde começar. Quais são os primeiros passos com o intuito de fazer essa transição de forma competitiva?

 

Mais uma vez, a dica é começar pelo conhecimento, uma vez que, se não há bom entendimento sobre o que significa a real “Transformação Digital”, não será possível essa transição.

 

Muitos empreendedores só entendem a Transformação Digital pelo ângulo da Tecnologia, e na verdade, há grande necessidade de mudanças nos profissionais e nos processos.

 

É preciso entender que a Transformação Digital pode ser aplicada ao seu negócio de várias maneiras, por exemplo, no atendimento ao cliente, no processo de produção, dentre outros, e não apenas no tocante a Marketing Digital.

 

3) Como o Marketing Digital pode ajudar os negócios a aumentar as vendas e o faturamento?

 

Hoje em dia, não podemos falar em Marketing sem falar de Digital, e vice-versa. As plataformas digitais fazem parte do cotidiano das pessoas, dos clientes, então, também têm de fazer parte do dia a dia das empresas. O Marketing Digital pode ajudar a levar sua mensagem mais perto do seu cliente e de forma mais personalizada. Seja no mercado BtoC, seja no mercado BtoB. Todos estão on-line.

 

4) O que seria recomendado que todo empreendedor evitasse ao fazer um Planejamento de Marketing Digital? 

  • Tecer expectativas fora da realidade.
  • Trocar o planejamento pela tática, indo direto às ações.
  • Deixar de investir um pouco mais na etapa de levantamento de dados do mercado, de diagnóstico, de entendimento do seu consumidor/cliente, de elaboração da Estratégia de Marketing com detalhes de investimentos.
  • Atropelar a etapa de Planejamento, pensando que ir direto à ação vai trazer melhores resultados.

5) O comportamento do consumidor mudou, e os negócios precisam se adaptar à forma como atualmente é tomada a decisão de compra. Quais dicas você pode dar para pequenos e médios empreendedores se manterem competitivos nesse cenário?

 

Para se manterem competitivos nesse cenário, é fundamental que os empreendedores se atualizem em relação às mudanças no comportamento e ao que esse novo consumidor está demandando em termos de atendimento, de experiência.

 

Esses empreendedores devem estar mais próximos do consumidor e das tendências do seu segmento, do seu mercado.

 

Não é viável se apegar a velhas práticas que “sempre deram certo”, visto que pode estar justamente aí o seu grande engano, tendo em vista que o cenário de negócios mudou muito.

 

6) Existem inúmeras ferramentas de Marketing Digital para diferentes objetivos: captar ou fidelizar clientes, proporcionar experiências mais relevantes, fortalecer o relacionamento etc. Na sua opinião, quais são os recursos indispensáveis para quem está começando um negócio?

Acredito que seja indispensável, além do Planejamento citado acima, a empresa ter pessoas com conhecimento para colocar em prática essas estratégias elaboradas, e aí sim definir quais as ferramentas adequadas ao seu negócio.

 

Atualmente, há diversas ferramentas pagas e gratuitas; tudo vai depender do que a empresa vai necessitar.

 

Por exemplo, se estivermos falando de automação do seu Marketing, ela pode utilizar desde ferramentas de um simples disparo de e-mail marketing, ou de agendamento de posts nas mídias sociais, e até mesmo de ferramentas sofisticadas de monitoramento e métricas.

 

Tudo realmente vai depender da sua estratégia, da equipe e dos recursos para investir. Se for uma pequena empresa, é viável começar usando as ferramentas gratuitas mesmo, como o Hootsuite e o Analytics do Google, dentre outras que disponibilizam versões gratuitas.

 

7) Sabemos que a Presença Digital é essencial para o sucesso das empresas; porém há muitas possibilidades de canais nesse universo: site, Instagram, LinkedIn, TikTok, Facebook etc. Como identificar cada um e saber em quais deles uma marca deve estar?

 

Novamente tenho de citar o Planejamento como algo essencial, pois é nessa etapa que definimos o que deve entrar e o que deve ficar de fora com relação à Estratégia de Presença Digital da empresa.

 

Muito raramente uma empresa conseguirá estar em todos os canais. Por isso, é essencial escolher em quais canais o negócio deve marcar presença, considerando quem é e onde está o seu público-alvo, segmento de mercado, recursos para gerir os vários canais etc. E, além dos canais, o Planejamento também deverá prever as estratégias atreladas a cada canal.

 

8) Quais são as tendências do Marketing Digital para os próximos anos, especialmente no pós-pandemia?

Dentro das estratégias que vêm crescendo e tendem a continuar nesse ritmo, podemos citar o uso de vídeo em várias plataformas, assim como o uso de áudio.

 

O uso de diversos canais é fundamental para ter uma presença forte, ou seja, nada de “fincar” sua presença numa única plataforma, visto que a diversidade é fundamental.

 

Outro ponto irreversível é a necessidade de investimento nas redes sociais, já que é inviável viver apenas do retorno orgânico.

 

Deve haver continuidade do crescimento de vídeos curtos, inaugurados pelo TikTok e também utilizados no Reels do Instagram.

 

9) Na sua visão, qual o momento certo para o empreendedor buscar ajuda ou consultoria na área de Marketing Digital?

 

O momento certo é aquele quando o empreendedor percebe que não consegue lidar com todas as complexidades e variáveis desse universo do Marketing Digital.

 

10) Quais são suas principais fontes de informação sobre o mercado e especialmente sobre o Marketing Digital? Quais você indicaria ao empreendedor que deseja acompanhar as novidades da área?

 

Eu indico a leitura de diversos portais ligados ao tema. Vejamos:

 

Olhar Digital

ComScore

Google Insights

Consumidor Moderno

 

Cursos de curta duração:

 

ESPM

Digischool

 

Perfis nas redes sociais que abordem esse tema de forma consistente e séria como:

Sandra Turchi

@sandraturchi no Instagram e no Linkedin

ou então da Digitalents: site e @digitalents nas diversas plataformas sociais.

 

E indico meu livro também: “Estratégias de Marketing Digital e E-Commerce”, lançado pela GEN-Atlas, e que está em sua 2ª edição.

 

Gostou das dicas da expert Sandra Turchi e quer aprender mais hacks de Marketing Digital? Baixe agora mesmo o checklist de Presença Digital e descubra o passo a passo para alavancar o seu negócio na internet.