Diversidade nas empresas: entenda as vantagens que ela pode trazer para o seu negócio

Compartilhe este conteúdo:

Diversidade nas empresas: entenda as vantagens que ela pode trazer para o seu negócio

A diversidade nas empresas e a inclusão social são temas importantíssimos e que estão se tornando cada vez mais populares no mercado de trabalho. Atualmente, apenas 2% dos funcionários em empresas brasileiras são portadores de alguma deficiência física, embora quase 24% da população possui algum tipo de deficiência. Além disso, apenas 13% das vagas executivas são ocupadas por mulheres e, em média, elas recebem salário 30% menor do que homens que ocupam a mesma vaga. Outro ponto de alerta é que as taxas de desemprego e da ocupação de cargos com baixos salários são mais elevadas em relação à população negra. Da mesma forma que grande parte dos casos de discriminação é direcionada a esse grupo.

A diversidade não é apenas uma pauta social. Uma empresa com representatividade tem maiores chances de se destacar no mercado de trabalho e obter melhores resultados. Entenda a importância de estruturar uma equipe diversificada e como isso pode auxiliar no aumento de performance e de faturamento de uma organização. E mais: como é possível aplicar esse conceito na prática.

 

A importância da diversidade nas empresas

A diversidade nas empresas é um tema importante. E que possui aporte legal para que haja maior engajamento das empresas com vistas a modificar o cenário atual. Segundo a Lei Brasileira da Inclusão, também conhecida como Lei de Cotas, é obrigatório que empresas com mais de 100 empregados mantenham pelo menos 2% do quadro de funcionários preenchidos por pessoa com deficiência; de acordo com a lei, as organizações que desrespeitarem essa norma poderão ser multadas.

A discriminação e o assédio também são temas que frequentemente acabam envolvendo o sistema legal e manchando o nome de inúmeras empresas. Há avaliações que apontam que as mulheres são as principais vítimas de assédio no ambiente profissional. Outra informação diz respeito às denúncias de discriminação racial, que cresceram 30% nos últimos quatro anos.

A falta de diversidade favorece um ambiente de trabalho hostil. Pouco convidativo e com potencial de gerar diversos problemas para a marca, criar complicações legais, além de impactar a performance e os resultados da equipe como um todo.

 

As vantagens de investir em diversidade nas empresas

Em contrapartida, diversidade nas empresas traz grandes vantagens para uma organização. Estima-se que, em empresas com diversidade, os funcionários se sentem 17% mais motivados.  Outro ponto é que há 50% de redução em conflitos e 35% mais de chances de a empresa obter resultados acima da média.

Esses números mostram que, quando colocamos pessoas com formas de pensar distintas, etnias, religiões, gênero, posição social e nacionalidades diferentes para trabalhar juntas e incentivamos a participação inclusiva de todos em uma equipe, há mais espaço para criatividade, inovação, motivação e ideias novas.

Outro destaque diz respeito à importância da diversidade nas empresas em cargos de liderança. A representatividade faz com que as pessoas se sintam mais confortáveis em seu ambiente de trabalho. E, quando se identificam com os seus líderes, conseguem se enxergar crescendo junto com a empresa e engajando cada vez mais em entregar bons resultados.

É fato que 91% dos funcionários no Brasil valorizam a diversidade nas empresas e consideram esse um critério importante na hora de definir onde gostariam de trabalhar. Uma organização que incentiva a representatividade consegue atrair e reter talentos, estruturando um quadro de funcionários qualificado e com baixa rotatividade, o que é fundamental visando reduzir custos de contratação e otimizar tempo de produtividade e treinamento.

A forma como uma empresa estrutura o seu quadro de funcionários também faz toda a diferença na maneira por meio da qual ela se comunica com o seu consumidor. A diversidade nas empresas aumenta o potencial de lucro, tanto porque os consumidores se identificam com a sua organização quanto pelo fato de o seu produto se tornar mais abrangente, uma vez que você tem acesso a opinião de grupos diversos e entende como é a receptividade do seu serviço a vários públicos.

 

Como incentivar a diversidade em empresas

O processo de representatividade e diversidade em empresas é complexo e exige bastante esforço e dedicação. Exige-se repensar toda a ação de estruturação, desde o recrutamento até o sistema de promoções e remuneração.

Ao divulgar vagas, é importante utilizar linguagens neutras, não favorecendo gênero ou descrevendo uma característica física como fator decisivo para a contratação. Também é necessário ficar atento a qualquer discriminação durante o processo seletivo, tanto por idade, gênero, quanto por etnia ou condição física. Além disso, é fundamental criar programas de contratação que favoreçam a diversidade, como um processo seletivo para mulheres em áreas de tecnologia ou vagas focadas para pessoas com deficiência.

Trazer as pessoas para a empresa é apenas o primeiro passo. Também é imprescindível fortalecer a diversidade na cultura da empresa e no dia a dia. É recomendado incentivar mulheres, negros e pessoas de grupos minoritários a participar da conversa, criando uma atmosfera que não permita comportamentos machistas, racistas, homofóbicos ou qualquer tipo de discriminação e preconceito.

As diferenças precisam ser destacadas como algo positivo, e não como sinal de problema. A comunicação não deve ser agressiva, e sim respeitosa. A equipe precisa praticar a escuta ativa, ouvindo todos e criando um ambiente aberto a sugestões e discussões.

O que achou das nossas dicas para ampliar a diversidade nas empresas? Confira também como estimular a criatividade da sua equipe e continue aprendendo formas de ampliar os resultados do seu negócio!