Spaces Twitter: o que é e como usar a funcionalidade

Compartilhe este conteúdo:

Conteúdos em áudio vêm se tornando populares. Depois do boom do Clubhouse, o Twitter também resolveu investir na funcionalidade. Agora, os usuários vão poder criar espaços de conversa por voz pelo Spaces Twitter.

 

Lançado no início de 2021, o recurso está disponível para quem tem mais de 600 seguidores e promete ser mais um canal para estreitar o relacionamento com o público.

Quer conhecer o Spaces Twitter e aprender como usá-lo a favor do seu negócio? Então siga a leitura!

 

O que é o Spaces Twitter?

Spaces Twitter é a nova funcionalidade da rede social de microblogging que possibilita a criação de salas de conversa em áudio, assim como acontece no Clubhouse.

 

Trata-se de mais uma forma de comunicação, por meio da qual o dono da conta pode interagir com seus seguidores. Qualquer usuário pode criar ou participar dos espaços, desde que tenha acesso ao recurso.

 

Como funciona o Spaces Twitter

Bem parecido com o Clubhouse, o recurso Spaces Twitter fica disponível na barra superior do aplicativo. Os chats ao vivo são destacados na cor roxa, ao lado dos conteúdos que somem em 24h, assim como ocorre no Instagram Story.

 

Por lá, os usuários podem interagir como anfitriões, convidados ou ouvintes. Nas salas, até 11 pessoas estão aptas a falar ao mesmo tempo. Quem escuta tem a possibilidade de levantar a mão para pedir a fala, reagir ao vivo com emojis e convidar outros usuários a se juntarem ao espaço.

 

O Spaces Twitter já está disponível tanto para smartphones Android quanto para iOS.

 

Quem pode usar

Desde maio de 2021, o Spaces Twitter está disponível para qualquer usuário com mais de 600 seguidores.

 

Como criar uma sala

Criar uma sala no Spaces Twitter é bem simples. Veja: 

  • Abra o aplicativo e clique no sinal de “+” no canto inferior direito da tela.
  • Em seguida, escolha a opção “Espaço”.
  • Defina um nome para a sua sala e selecione o botão “Inicie seu espaço”.
  • Pronto! Sua sala de chat por voz estará no ar!
  • Agora você pode convidar sua rede ou aguardar que seus seguidores participem da conversa.

Como acessar uma sala

  • Abra o aplicativo e busque os Spaces Twitter que ficam destacados com o contorno roxo.
  • Clique na bolinha desejada para acessar a sala.
  • Confirme sua entrada tocando na opção “Ingressar neste espaço”.
  • Pronto! Você estará na sala como um ouvinte.
  • Se quiser participar como orador, peça a fala no botão “Solicitar”.
  • Você vai receber uma notificação quando o anfitrião aceitar o seu pedido. Clique em “Aceitar” e ligue seu microfone.

Vale ressaltar que é possível seguir ouvindo o conteúdo das salas enquanto usa outras funcionalidades do celular. Assim como se dá com a escuta de podcasts e da rádio, não é necessário parar com as atividades paralelas nem usar mais de um dos sentidos. Apenas a audição.

 

Como usar o Spaces Twitter a favor do seu negócio

Tenha em mente que o Spaces Twitter é mais um canal de interação com o seu público. São mais de 330 milhões de usuários ativos na rede social, dos quais 66% entram no Twitter toda semana. Uma audiência e tanto com quem se relacionar, não é mesmo?

 

Por se tratar de conversas ao vivo, com caráter inédito e prazo de encerramento, a ferramenta traz um tom especial. Veja: uma vez iniciadas e concluídas, as conversas por voz desaparecem do Spaces Twitter. Isso significa que somente quem está presente vai ter acesso ao conteúdo.

Não à toa a ferramenta deve, sim, ser considerada no planejamento de Marketing Digital do seu negócio. E agora nós mostramos para quê:

 

Construir o senso de comunidade em torno da marca

Uma audiência conectada e engajada com a marca tem mais chances de consumir seus produtos e serviço. E o Spaces Twitter é um ótimo recurso a fim de estreitar o relacionamento entre pessoas e negócios.

 

Ao propor conversas e suscitar debates em torno de temas relevantes para o público-alvo, é possível construir o senso de comunidade e se aproximar da persona.

 

Criar salas de chat por voz com colaboradores que são referência para o público também é outra possibilidade eficaz. Dessa forma, as barreiras entre a empresa e as pessoas se diluem cada vez mais.

 

Gerar conversas de valor

Gerar conteúdo de valor, útil para a persona do negócio, é o grande propósito das estratégias de Inbound Marketing. Por meio do Spaces Twitter, é mais simples ainda chamar a atenção do público com informações e conversas relevantes.

 

Afinal, se uma marca cria uma sala de chat por voz ao vivo com líderes, especialistas e referências no nicho de atuação, ela tem grandes chances de atrair o público interessado nas soluções.

 

Obter feedback de clientes

Outra funcionalidade do Spaces Twitter para o seu negócio é usá-lo como espaço de diálogo com o consumidor. Por meio das conversas suscitadas na rede social, é possível se aproximar do público, compreender melhor os desejos, a motivação e as necessidades da persona. E o melhor: obter feedback dos seus clientes.

 

A interação por áudio facilita a coleta de informações diretamente da fonte, o que pode antecipar as tendências e as mudanças de comportamento do consumidor. Acompanhar essas alterações, aliás, é fundamental para quem quer se manter competitivo em um mercado concorrido e dinâmico.

 

Com mais de 330 milhões de pessoas conectadas, o Twitter é promissor para a atração e o relacionamento com os clientes. Antenada à movimentação do mercado e à popularização dos conteúdos por voz, a rede social não ficou para trás com o lançamento do Spaces Twitter.

 

Agora que você sabe como usar a ferramenta a favor do seu negócio, é hora de planejar bem o conteúdo a ser disponibilizado no espaço. Afinal, as salas de chat por voz são recursos poderosos de geração de leads para a sua operação. Mãos na massa, empreendedor!