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SXSW 2024: principais insights para os negócios do futuro

SXSW 2024

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O SXSW (South by Southwest) é um dos maiores festivais de tecnologia, música, cinema e mídia do mundo. Realizado anualmente em Austin, Texas, nos Estados Unidos, o SXSW surgiu em 1987 e hoje, mais de 30 anos depois, se consagrou como um caldeirão de tendências que vão nortear os negócios do futuro, a tecnologia e a cultura nos próximos anos.

Atualmente, o SXSW engloba uma série de conferências, painéis, palestras, workshops, apresentação de filmes, exposições de tecnologia e showcases de música, abrangendo diversos setores como tecnologia, entretenimento, cultura digital, arte, educação e outros. O evento é conhecido por atrair uma mistura diversificada de profissionais da indústria, artistas, empreendedores, inovadores e entusiastas de todo o mundo, proporcionando uma plataforma única para networking, aprendizado e descoberta de novas tendências e ideias.

Sabendo disso, fica a grande questão: afinal, o que o SXSW 2024 trouxe de novidades?

Neste post, vamos discutir algumas das principais tendências que se destacaram no festival e seu impacto para quem quer desenvolver os negócios do futuro.

SXSW 2024: principais tendências

1. Inteligência Artificial em grande escala

Como em qualquer evento de tendências que se preze, a Inteligência Artificial (IA) foi a protagonista do SXSW 2024. 

E, para começar a pensar nas lições do festival em relação aos negócios do futuro, ficamos com uma previsão impressionante de que 80% das empresas aumentarão o uso de IA Generativa nos próximos anos, segundo Sandy Carter, líder de operações na Unstoppable e ex-VP da Amazon.

Aqui, o importante é não só conhecer ferramentas que já fazem parte do cotidiano, como o ChatGPT, mas explorar mais da IA no dia a dia. Ferramentas de criação e manipulação de imagens e vídeos, por exemplo, são um próximo passo natural para quem já experimentou criar conteúdo textual por meio dos chatbots de IA.

Na visão de Sandy, o mercado vem apresentando um aumento de produtividade muito acelerado e significativo impulsionado pela IA. Desse modo, não importa se você é um líder, um funcionário ou apenas uma pessoa comum no seu dia a dia: será fundamental que você tenha um bom conhecimento de pelo menos algumas dessas ferramentas – e, de preferência, saiba como utilizá-las para gerenciar as demandas necessárias com base neles.

De acordo com Ian Beacraft, CEO da Signal and Cipher, uma questão central é justamente entender como a IA otimiza o tempo, em vez  de “fazer o trabalho por você”. Segundo ele, a IA, ao automatizar tarefas cotidianas, pode liberar tempo significativo para os trabalhadores, permitindo que se concentrem mais em atividades de maior valor, como trabalho criativo – que não deve ser simplesmente entregue à IA, e tarefas que requerem maior concentração. 

2. Ética na IA

As empresas que buscam ter sucesso na lógica dos negócios do futuro estão aprendendo sobre IA, sem dúvida. Contudo, é importante citar que nem todo avanço impulsionado pela Inteligência Artificial vem sem o seu preço.

Por isso, a importância da ética na Inteligência Artificial Generativa (IA Generativa) foi um tema de grande destaque no SXSW 2024, especialmente durante a palestra de Peter Deng. Tratou-se de uma oportunidade única para que desenvolvedores e entusiastas da tecnologia refletissem sobre sua responsabilidade diante dos impactos sociais dessa tecnologia em constante evolução. 

Durante o evento, o head do ChatGPT expressou sua genuína preocupação com as implicações éticas e sociais de suas criações. Ele ressaltou que a Inteligência Artificial não tem um propósito único e definido; usando uma analogia perspicaz, enquanto a IA pode escrever um livro, é o ser humano que determina o tema e a relevância do conteúdo, destacando assim o papel essencial e insubstituível da humanidade nessa equação complexa.

Além disso, houve uma reflexão instigante sobre como garantir a continuidade do espaço no mercado de trabalho diante dessas transformações tecnológicas. Foi enfatizada a importância da curiosidade constante e da busca pelo aprendizado contínuo, atributos inerentes à natureza humana, como meios para permanecer relevantes no mercado de trabalho em constante evolução. É inegável que enfrentaremos a necessidade de nos adaptarmos às mudanças iminentes. Assim, esse processo exigirá uma abordagem proativa e dinâmica por parte de todos os envolvidos.

3. IA, Biotecnologia e Internet das Coisas

A CEO e futurista do Future Today Institute, Amy Webb, opinou que devemos esperar mudanças substanciais e sustentadas de três tecnologias. Se você acha que a IA é uma delas, você não está errado.

Webb fez um dos discursos principais na conferência SXSW 2024 enfatizando que a IA, a conexão em grande escala com a Internet das Coisas e a Biotecnologia levarão a economia global a um novo “superciclo tecnológico”. Um superciclo é um período de crescimento econômico prolongado e robusto, que pode ser impulsionado por essas três áreas do conhecimento.

O discurso de Webb incluiu o lançamento do 17º Relatório de Tendências Tecnológicas do Future Today Institute. “Na FTI, temos monitorado tendências em cada uma destas categorias: IA, biotecnologia e o ecossistema conectado de coisas. Mas o que é interessante é que, há alguns anos, eles começaram a convergir”, disse Webb.

No campo da Biotecnologia, especificamente, a promessa da inovação vem tomando forma por meio da Organoid Intelligence (IO), um novo campo de estudos que usa material biológico e culturas 3D de células cerebrais humanas para reproduzir o processamento de informação, assim como tecnologia de interface cérebro-máquina.

4. Avanços da robótica

Os avanços recentes no campo da robótica também  foram pauta durante o evento SXSW 2024, especialmente com a participação do Exército americano. Por meio de uma variedade de protótipos de exoesqueletos, cada um revelando as próprias funcionalidades únicas, ficou evidente o alcance notável e a versatilidade dessa tecnologia. 

Não apenas isso, mas também foi apresentado o uso inovador de robôs e drones especializados na desativação de explosivos, demonstrando claramente como a robótica está desempenhando um papel vital em operações militares complexas. Esse foi unicamente um vislumbre do que está por vir, mostrando as inovações em andamento e as possibilidades infinitas que vêm  sendo exploradas no campo da robótica, prometendo revolucionar não somente o setor militar, mas até diversas outras áreas da vida cotidiana.

Uma aposta importante levada até o SXSW foi a de robôs humanoides e seu espaço no nosso futuro. O robô Apollo da Apptronik, apareceu em um bate-papo ao lado do cofundador da empresa, Jeff Cardenas. Robôs como o Apollo estão sendo apontados como uma solução para a escassez global de mão de obra porque podem caber facilmente na nossa infraestrutura graças à sua forma humana. Cardenas prevê “uma explosão de robôs” e diz que, em dez anos, todas as casas terão um.

5. “Tokenização”

A tokenização é um termo que se refere a alguns conceitos bastante populares dos últimos tempos, como o blockchain e as NFTs

O uso do blockchain será ampliado para gerar certificados de controle, que poderão ser usados tanto para saber quem possui itens físicos – além do que aconteceu com os NFTs, por exemplo – quanto quem é responsável por diferentes produtos e serviços. 

Também auxiliará muito nos certificados de autenticidade, a fim de garantir a origem e a originalidade dos produtos. Se tudo for tokenizado, você não só saberá se um tênis Nike é original, mas de onde vem seu couro, tecidos… tudo! Em breve, Carter também prevê que teremos uma carteira virtual onde poderemos controlar e monitorar tudo, desde contratos de compra de imóveis até nossos produtos colecionáveis ou ingressos para eventos. Para as marcas, vale pensar: o que elas podem tokenizar?

6. Politização do consumo

Num cenário polarizado, as marcas correm o risco de perder apoio caso entrem em debates de cunho político de forma inadequada. O presidente e CEO da Stagwell, Mark Penn, afirma: “Na melhor das hipóteses, a política divide as pessoas em 50/50. Se você se envolver de alguma forma na política, seja qual for a sua popularidade, ela pode ser cortada pela metade. Para marcas que visam consumidores do mercado de massa, você não pode vencer. Você só pode vencer se for uma marca de nicho menor que tenha um grupo de clientes que seria muito compatível com seus valores ou valores políticos, ou se tiver expressado esses valores durante um período prolongado de tempo, então eles já estão prontos em sua marca.”

Pensando nisso, as marcas devem agir com cuidado, evitando fazer com que os consumidores sintam que estão se posicionando politicamente na hora de fazer uma compra. 

Esses foram apenas alguns dos temas de destaque entre as centenas de painéis do SXSW. Para empresas que querem se consolidar como negócios do futuro, ficar por dentro desse tipo de discussão pode ajudar a se inteirar das tendências e, claro, se preparar para absorver o impacto que esses temas podem ter até mesmo em empresas menores.

Para continuar se atualizando, estude cada vez  mais sobre temas como a IA Generativa e suas aplicações nos negócios!