ESG

10 empresas que exercem responsabilidade socioambiental

responsabilidade socioambiental

Os consumidores estão cada vez mais antenados com a forma como as marcas se posicionam. Um desses aspectos são as ações de responsabilidade socioambiental nas empresas.Quando falamos em responsabilidade socioambiental, estamos nos referindo a ações para o meio ambiente e para a sociedade. Sejam elas para reduzir danos ou promover melhorias. Hoje, 87% dos brasileiros preferem empresas com práticas sustentáveis.Incorporar essas práticas pode ser importante para gerar valor  aos seus consumidores. Separamos alguns cases para inspirar você!

O que é responsabilidade socioambiental nas empresas?

A responsabilidade socioambiental pode ser entendida como um conjunto de iniciativas em prol do ambiente e das pessoas. Com o objetivo de minimizar impactos negativos ou de promover melhorias na vida das pessoas – sejam elas ações:

  • educativas
  • culturais
  • artísticas
  • esportivas
  • em defesa de direitos humanos, do trabalho, do meio ambiente
  • de combate a ilegalidades
  • busca de justiça social

É um conceito muito amplo, e, na prática, cada empresa pode optar por um conjunto diferente de ações ou por apoiar alguma causa específica.Portanto, responsabilidade socioambiental nas empresas nem sempre é a mesma coisa.Algumas empresas podem, por exemplo, promover ações culturais, como patrocinar teatros, filmes e festivais de músicas. Outras em campanhas de combate às ilegalidades, como o enfrentamento ao trabalho infantil. Ou optar por ações de redução de impactos negativos – como reciclagem, reutilização e reflorestamento.Enfatizamos que uma mesma empresa pode até impactar negativamente a ecologia e investir em ações de cultura, saneamento básico e esportivas, visando equilibrar essa balança de responsabilidade.Existem algumas certificações sobre responsabilidade socioambiental nas empresas, como é o caso do ISO 26000 e do selo B.É importante ter em mente que tais práticas de sustentabilidade podem ser incluídas em pequenas empresas, e, hoje, o grau de consciência para as práticas de consumo consciente é maior.Separamos aqui uma lista de empresas com um leque variado de práticas de responsabilidade socioambiental para inspirar você!

Alcoa

É uma empresa que atua em diversos elos da cadeia produtiva de alumínio, com unidades produtivas em três unidades produtivas: Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA).A Alcoa promove diversos projetos de responsabilidade socioambiental. Um deles é o projeto em parceria com o município de Juruti (PA) em prol da restauração florestal na Amazônia e com a aplicação de técnicas que minimizem os impactos ambientais da planta produtiva localizada no Estado do Pará.

Banco do Brasil

É um banco brasileiro que tem diversas ações de apoio à cultura. Um dos mais conhecidos são os Centros Culturais do Banco do Brasil, com instalações culturais, espaço para exposições, teatros e outras manifestações presentes nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Enjoiei

Trata-se de uma marca que visa conectar pessoas que querem se desfazer de peças de roupas e de acessórios, sejam eles usados, sejam eles novos. É uma forma de incentivar o consumo consciente, a reutilização e a economia de recursos. Confira aqui uma entrevista com a cofundadora da marca.

Bradesco

O banco Bradesco, por meio da Fundação Bradesco, promove várias ações de responsabilidade socioambiental, especialmente na área de educação. São várias escolas de Educação Infantil espalhadas pelo Brasil e de formação complementar – como cursos online de aperfeiçoamento profissional, informática e esportes.

Reserva

A Reserva é uma marca de vestuário que tem uma política de distribuição de refeições para pessoas em situação de insegurança alimentar no Brasil. É uma campanha que distribui cinco refeições para cada peça vendida.Além disso, a marca tem políticas voltadas à sustentabilidade – com produtos certificados, uso de energia renovável, reciclagem e assinatura da Fashion Industry Charter, da ONU.Há também uma promoção da indústria nacional, com o selo Feito no Brasil: 95% da produção é nacional.

AMMA Chocolate

A AMMA é uma fábrica de chocolate que executa um projeto focado em resolver o desmatamento na Mata Atlântica e o êxodo rural.A marca presta serviços de assistência agrícola às comunidades, investe em certificações para que a comunidade comercialize cacau orgânico certificado e compra esse cacau por um preço acima da média de mercado.Esse projeto contribui para um plantio sustentável do cacau e aproxima as pessoas do campo da linha da dignidade humana. Com o aumento da renda familiar, esses pequenos agricultores conseguem se sustentar e não precisam deixar o campo à procura de oportunidades na cidade.

Natura

A Natura é uma marca amplamente conhecida pela sua proposta sustentável na produção de cosméticos, produtos de beleza e higiene – como o reaproveitamento de embalagens e o uso de ingredientes naturais. O principal modelo de venda da marca é por meio de consultores de venda direta – o que significa um impacto direto na renda dessas pessoas envolvidas.São diversos os programas de responsabilidade socioambiental presentes na cadeia da Natura, mas podemos destacar a política Carbono Neutro desde 2007 Programa Amazônia – um projeto de relacionamento com as comunidades da floresta, visando o combate ao desmatamento, o empoderamento feminino e a inclusão de pessoas com deficiência.

Vivo

A empresa de telefonia sustenta a Fundação Telefônica Vivo, que há mais de 20 anos promove ações de ESG no Brasil. Uma das iniciativas bastante inspiradoras é o programa de voluntariado, em que os colaboradores são incentivados a participar.Talvez essa seja a forma mais fácil de você começar hoje na sua empresa uma iniciativa de responsabilidade socioambiental.

Nude

A Nude é uma empresa do setor alimentício, que trouxe inovações para o mercado de leite de aveia e seus derivados.Eles se propuseram a calcular o gasto de carbono por embalagem do produto, para conscientizar e incentivar a indústria alimentícia. A Nude trabalha com produtos orgânicos, aproximando-se dos agricultores e dos processadores, e acredita na transparência da cadeia de valor.As principais causas  socioambientais defendidas são: a ambiental, com a emissão de gases de efeito estufa e agropecuária e mudança no uso da terra; a transparência do mercado de alimentos; a saúde e o bem-estar dos consumidores, com a proposta de oferecer orgânicos.

Pantys

A Pantys se propõe a produzir calcinhas e sutiãs absorventes reutilizáveis, contribuindo para a redução do lixo e a promoção de um meio ambiente mais equilibrado.Foi uma marca bastante inovadora ao disponibilizar o produto no mercado brasileiro e tem grande potencial na redução dos impactos ambientais.Trouxemos aqui exemplos variados de ações de responsabilidade socioambiental – educação, cultura, redução de impactos no meio ambiente, alimentos orgânicos, voluntariado.Isso vai ao encontro do conceito de ESG, isto é, de práticas pautadas em metas Ambientais, Sociais e de Governança. Clique aqui para saber mais.