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6 tendências de inovação para ficar de olho

Para conseguir implementar inovações, é imprescindível se manter atualizado. Separamos aqui 6 tendências de inovação que valem a pena manter no radar.

Para um negócio crescer, ou mesmo conseguir permanecer, é necessário observar as tendências de inovação, isto é, como o mercado tem se portado. É possível se antecipar às mudanças e entender como o consumidor vai se comportar, e assim tomar decisões mais acertadas.

Para conseguir implementar inovações – sejam elas melhorias em produtos, processos, formas de atendimento ou de relacionamento –, é imprescindível se manter atualizado.E para ajudá-lo, separamos aqui 6 tendências de inovação que valem a pena manter no radar.

1- A vida em conexão

Estamos vivendo uma era de conectividade irreversível. Desde o advento da internet, percebemos a formação das redes sociais digitais e da disseminação cada vez mais rápida das informações.As marcas devem se atentar cada vez mais a esse fenômeno. Um deslize em um atendimento de uma marca pode tomar proporções enormes na internet. Por outro lado,  uma ação de marketing estratégica pode se tornar viral com as ações de redes sociais, impactando positivamente no orçamento.Com o pós-pandemia, tivemos uma aceleração de uma conectividade entre os mundos físico e digital. Há até um termo cunhado para esse movimento: mundo figital.E, no comportamento de compra, temos percebido a tendência de omnichannel. Um mesmo consumidor pode experimentar o produto na loja e acabar comprando online. Ou o contrário: primeiro ele pesquisa nas redes sociais, comprapel o site, mas acaba optando por retirar na loja.Em uma estratégia de posicionamento de marca e de redes sociais, é importante levar em conta essa tendência de conectividade.

2- O poder das comunidades

Somos seres essencialmente sociais – por diversos motivos – como a necessidade de sobrevivência, de afeto, carinho e conexão, vivemos em grupos e formamos comunidades.Comunidades são grupos de pessoas que se identificam com determinadas características em comum, como regras, preferências, gostos ou até mesmo desgostos. É um espaço em que são criados laços e um sentimento de pertencimento entre o grupo que compartilha uma característica.E essa característica pode ser o apreço por uma marca.Há um tempo, algumas marcas têm percebido essa tendência de formação de comunidades e fãs. O caso da Apple talvez tenha sido um dos primeiros – os amantes de tecnologia passaram a se reunir para trocar conteúdos sobre os equipamentos.Hoje, a tendência tem sido estimular a formação dessas comunidades e esses fãs.O primeiro passo para estimular essas comunidades está na forma como a marca atende e supera as expectativas do cliente ao entregar um produto, prestar um serviço ou responder a um atendimento. Aqui um conceito interessante é o de overdelivery – entregar um pouco mais do que o cliente espera.O segundo passo está no modo como a marca se comunica e se posiciona. É necessário criar identificação com um grupo pequeno e específico – isso ocorre por meio de mensagens mais focadas, com a divulgação de um propósito claro e da geração de uma relação de identificação das pessoas com a marca. Os pontos 3 e 4 a seguir, por exemplo, podem contribuir para a criação desse sentimento de pertencimento e identificação.

3- Seja o mais sustentável possível

Segundo divulgação da Malwee, 74% dos consumidores de 18 a 29 anos dizem preferir marcas sustentáveis e que 46% avaliam o valor de revenda antes de comprar.São diversas as possibilidades para as marcas implementarem essa tendência de inovação. Veja:

  • O estímulo ao uso de ecobags e vasilhas de vidro.
  • Disponibilização de caixas recicladas para os clientes e de ecobags, no lugar das tradicionais sacolas plásticas.
  • O uso de sacolas e outras embalagens de papel, inclusive para os restaurantes.
  • O incentivo a se usar menos descartáveis no ramo de alimentação.
  • A disponibilização de pontos de recolha de algum material para reciclagem ou descarte correto (medicamentos, pilhas e baterias).
  • Redução da poluição ao longo do processo produtivo.

Você pode escolher um desses pontos para trabalhar na sua marca e na sua campanha de marketing. É importante que os seus clientes percebam uma preocupação genuína da marca em ser mais sustentável.

4- Resolução de problemas relevantes

Tenha um propósito e defenda uma causa. Isto é, mostre para as pessoas o porquê da sua marca existir e qual problema você visa resolver.É fundamental aqui ser autêntico, escolher um propósito que reflita tanto a sua marca quanto o seu público. Mas não opte por nada muito complexo de explicar ou de entender, seja simples e crie uma narrativa.Alguns exemplos:

  • Disney: fazer as pessoas felizes
  • Nubank: desburocratizar os serviços e os produtos financeiros
  • Natura: cosméticos como instrumentos de desenvolvimento do bem-estar

Um propósito nítido e bem comunicado contribui para a formação de comunidades e de fãs.

5- Transformação digital

É o processo de incorporar soluções tecnológicas voltadas a resolver problemas tradicionais ou melhorar a qualidade dos processos das empresas. Isso tem permitido o ganho de eficiência e a redução dos custos.São exemplos:

  • Uso de inteligência de dados nos setores de marketing e no financeiro.
  • Automação de marketing
  • Uso de robôs para atendimento via chat.
  • Automação no gerenciamento de estoque.

Essa não é uma tendência para o futuro, porém é realidade em muitas empresas.E pode ser um divisor de águas entre as empresas que vão sobreviver ou manter uma margem de lucro, das que se tornaram obsoletas.No Sebrae Connect você pode encontrar um parceiro a fim de contribuir para a transformação digital dos seus processos de trabalho.

6- Web 3.0

Com a Web 3.0, a tendência é os usuários ganharem ainda mais protagonismo.São dois os pontos de atenção com a Web 3.0:

  • Descentralização: é como se os serviços de hospedagem deixassem de existir, e as pessoas tivessem mais liberdade para criar seus espaços e postar conteúdo. Hoje, alguns grandes grupos de redes sociais acabam interferindo e centralizando as regras de uso e o posicionamento dos conteúdos.
  • Virtualização: fortalecimento das marcas no mundo digital, com a possibilidade de viver experiências realísticas no ambiente virtual. Com grande participação do metaverso.

Essas são 6 tendências de inovação que valem a pena acompanhar e entender em que medida o seu negócio tem sido capaz de absorver.Revisite o seu plano de negócio, entenda em que medida hoje você é capaz de atender a esses desafios e se organize para implementar pequenas mudanças. Faça um plano de curto, médio e longo prazos.Algumas tendências podem ser de mais fácil implementação, e outras exigirem mais tempo. E, se precisar de ajuda, já sabe com quem contar.Para se preparar ainda mais para o futuro, acesse o nosso Guia Tendências 2022.

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