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Como criar um planejamento estratégico, tático e operacional para minha empresa

Como criar um planejamento estratégico, tático e operacional para minha empresa

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Você sabe a diferença entre planejamento estratégico, planejamento tático e planejamento operacional? Cada um representa uma fase do planejamento se transformando em ações tangíveis. Isso vale até mesmo para quem está começando: negócios que estão no estágio inicial têm 7% mais chances de alcançar alta performance se tiverem um plano de negócios.Um bom planejamento traz clareza para todos os envolvidos na empresa sobre quais são as ideias de futuro, o que se deseja alcançar e quando. Além de trazer estabilidade ao negócio, os funcionários se sentem mais seguros e têm potencial de se dedicarem mais.No entanto, é possível se enganar e traçar, por exemplo, apenas o planejamento operacional, acreditando que isso resolve seus problemas. Separar cada um pode ser confuso às vezes, já que as mesmas ferramentas em algumas situações são utilizadas em todos.

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Neste artigo, vamos entender a diferença entre planejamento estratégico, tático e operacional, e ainda trazer algumas dicas para você montar cada um deles.

Planejamento estratégico

O planejamento estratégico trata de um plano de ação holístico, montado para atingir um objetivo amplo. Ele define para onde vai o negócio e o que deve ser alcançado a fim de que seja considerado um sucesso.Podemos estruturar o planejamento estratégico em algumas sessões:

  • Missão, visão e valores: definem a identidade e o posicionamento da empresa. Devem comunicar a razão pela qual a empresa existe, aonde quer chegar no longo prazo e quais princípios devem guiar o trabalho.
  • Análise contextual: um bom planejamento estratégico analisa o contexto do negócio. Isso significa considerar a influência de aspectos externos sobre o negócio, além das características internas que podem mudar os processos. Podemos utilizar a análise SWOT para entender esses fatores. Conheça aqui a matriz.
  • Plano de ação: é a parte do planejamento estratégico que define as responsabilidades de cada ação e o que deve ser feito para chegar aos objetivos. Deve conter o que deve ser realizado, por que, quando e quem é o responsável. Se possível, também é importante dizer quais recursos são necessários, desde equipamentos até orçamento.
  • Acompanhamento de resultados: depois de tudo isso definido, é preciso determinar como será feito o acompanhamento. Aqui vamos listar quais serão os mecanismos de monitoramento e as soluções tomadas quando algo sai do planejado.

Leia também: O que é KPI e como usá-lo para aferir a performance do seu negócio

Planejamento tático

Agora que definimos o que é planejamento estratégico, vamos ao planejamento tático. Aqui, vamos determinar as ações que precisam ser feitas para atingir os objetivos. No planejamento tático, é necessário descrever as ações com mais detalhes, em um nível por departamento.Assim, a gerência geral define a visão da empresa, enquanto o planejamento tático é feito pelos líderes de cada departamento, que têm um olhar mais próximo do aspecto operacional. Ele ajuda a tomar decisões mais específicas do que no planejamento estratégico. Nisso, entram o plano de marketing e o plano financeiro, por exemplo.Para ficar mais tangível, vamos traduzir essa diferença em uma situação da vida real.

  • Planejamento estratégico: preciso chegar ao shopping e comprar um presente de Natal que está faltando. Meu objetivo é encontrar algo que minha mãe goste e que não passe do meu orçamento de x reais. Estamos a duas semanas da data, o que pode significar um trânsito mais intenso do que o normal, mas eu preciso voltar a tempo de uma reunião.
  • Planejamento tático: vou utilizar o Waze para me guiar até o shopping “y”, e ele vai me dizer quando devo sair e qual caminho tomar. Se o trânsito ainda estiver muito intenso, vou escolher outro dia da semana ou trocar o shopping. Posso encontrar uma máquina de lavar, um secador de cabelo ou um casaco para minha mãe e a decisão vai depender do meu orçamento. Se nada disso der certo, vou comprar pela internet, mesmo correndo o risco de o presente não chegar a tempo para o Natal.

Veja como é possível chegar ao objetivo final definido no planejamento estratégico em vários cenários diferentes por meio do planejamento tático. Se você acabar comprando um presente que extrapolou o orçamento ou chegou depois do Natal, o objetivo não foi cumprido.A tática ainda poderia ser distribuída em mais partes se fôssemos pensar em uma situação mais complexa. Por exemplo, a primeira fase seria descobrir o que minha mãe quer de Natal, sem que ela saiba a intenção por trás da pergunta. Assim, tenho mais chances de comprar algo que ela goste.

Planejamento operacional

A parte operacional de uma empresa é a última etapa por onde passa o planejamento. Se alguma peça falta, pode ser que os objetivos não sejam cumpridos. Por isso, o planejamento operacional deve ser o mais detalhado de todos.A intenção é focar no curto prazo, mesmo que seja dia por dia. Esse planejamento é criado com base no planejamento estratégico, mas especifica quais são as pessoas responsáveis (não apenas os cargos), as atividades que elas vão executar, qual é o cronograma dessas atividades, etc.Emprestando a analogia que descrevemos acima, ficaria assim:

  • Planejamento operacional: No domingo, vou pedir à minha irmã que pergunte casualmente à minha mãe qual presente ela deseja neste Natal. Na segunda-feira, dia x, faltando duas semanas para o Natal, vou conferir a situação do trânsito a cada 2 horas. Quando chegar ao shopping, vou às lojas a, b e c procurar tal presente. Devo estar a caminho de volta ao escritório até as 15 horas. Na terça-feira, se ainda não tiver atingido meu objetivo, vou tentar novamente, dessa vez no shopping y. Na quarta-feira, se ainda não houver sucesso, vou comprar o presente pela internet e pagar o frete mais rápido.

Planejamento estratégico, tático e operacional: você deve ter os três?

Para alcançar o sucesso, toda empresa deve ter um planejamento estratégico, um planejamento tático e um planejamento operacional. Assim, o dia a dia fica organizado, enquanto todos caminham em uma mesma direção.Ignorar um deles ou criá-los sem objetivos em mente pode interferir no sucesso da sua empresa. Claro, você deve saber alterar a direção quando os ventos não estão favoráveis. Mas os planejamentos estratégico, tático e operacional vão ajudar você também a se adaptar de acordo com as mudanças.Por falar em mudanças, que tal complementar sua leitura? Temos este artigo sobre gestão de mudanças que você certamente vai gostar.