Gestão Criativa
Cultura de Inovação

Oportunidades de Negócios e Inovação em tempos de incertezas — Entrevista com Hermano Rodrigues

Uma das práticas para quem deseja seguir competitivo no Brasil é aliar Empreendedorismo e Inovação, a fim de encontrar boas oportunidades de negócios.

Diante de um cenário político e econômico marcado por incertezas, uma das práticas para quem deseja seguir competitivo no Brasil é aliar Empreendedorismo e Inovação, a fim de encontrar boas oportunidades de negócio.Com as rápidas mudanças no mercado — transformação digital, aumento do nível de exigência do consumidor e pandemia —, pequenas e médias empresas têm mais dificuldade para encontrar soluções criativas aos novos desafios. Mas, nas crises, é que também moram as ideias inovadoras. Aos empreendedores cabe o papel de se manterem antenados às dores de mercado, que funcionam como uma bússola para os próximos passos de atuação da empresa. Sabemos, contudo, que nem sempre é fácil. Mas, sim, é possível, como foi o caso do nosso entrevistado Hermano Rodrigues, diretor de Inovação da LAR Imóveis, e fundador da MeetHub, plataforma que abre espaços de Comunicação com mentores em diversas áreas como Empreendedorismo, Marketing, Carreira, Gestão e muito mais.Desde muito novo, Hermano respira Empreendedorismo e Negócios, muito por influência do seu pai e por se interessar desde então pelo negócio da família, a LAR Imóveis. Aos 21 anos se formou em Administração de Empresas pelo Ibmec e, em seguida, se especializou em Gestão de Negócios Imobiliários, pela FDC.

Hermano Rodrigues

Sempre acreditou que a melhor forma de se tornar “muito bom” em algo é estando em contato com quem realmente “faz acontecer”. Nem sempre, porém, foi fácil ter acesso a essas pessoas, e assim, dessa dor, surgiu uma nova empreitada em sua carreira: fundar a MeetHub.A partir desse entendimento, ele criou um espaço de Comunicação entre pessoas e profissionais referência de mercado, dedicado a ajudar empreendedores a encontrar respostas eficientes a problemas do dia a dia. Acompanhe agora as dicas do fundador da MeetHub sobre como encontrar Oportunidades de Negócios e Inovação em tempos de crise e incerteza.

1. Qual foi o impulso que levou à criação da Meethub?

A ideia da MeetHub surgiu de uma conversa informal com meu amigo, e hoje sócio, Henrique Tarciano. Ele me trouxe uma visão de que estávamos vivendo um boom na produção de conteúdos da internet, em razão do cenário da pandemia. Eram diversas lives, artigos, palestras e webinários, em que os usuários consumiam esse conteúdo, mas não tinham como interagir com aquele influenciador, podendo apenas enviar comentários com perguntas às quais geralmente não eram respondidas com a devida atenção.Foi dessa dor que nasceu uma oportunidade de negócio: a ideia de criar uma plataforma por meio da qual qualquer usuário pudesse ter acesso a profissionais especializados, de alto nível e que fossem realmente referência em assuntos importantes, a fim de ter uma conversa individual com eles, focada em resolver o desafio pelo qual estava passando naquele momento.Hoje, nossos usuários podem acessar a plataforma para conhecer mais dos especialistas, escolher aquele que melhor atende a sua demanda atual, ter acesso aos horários disponíveis, agendar um horário e fazer o pagamento, tudo de forma on-line!

2. Como você acha que é possível encontrar Oportunidades de Negócio mesmo em tempos de tantas transformações?

Acredito que as oportunidades de negócios estão em todos os lugares, a todo tempo e em todos os mercados. Só é necessário observar muito, encontrar uma dor de mercado pela qual você esteja obcecado por resolver e o principal: pensar em uma solução pela qual seja apaixonado! Só assim é possível criar um negócio, engajar pessoas e ter forças para dar os passos nessa caminhada que não é nada fácil, mas que pode ser transformadora.

3. Na sua visão, qual o momento certo para empreendedores solicitarem uma ajuda/consultoria/mentoria?

Qualquer momento é propício para conversar com quem ‘faz acontecer’. Para mim, o mais importante é saber exatamente qual sua necessidade naquele momento e escolher um bom mentor que entenda do assunto. Por exemplo: se você tem uma oportunidade de negócio, uma ideia e quer validá-la, se quer saber mais de liderança ou qual decisão tomar em sua carreira, vale conversar com alguém que tenha essa experiência e com propriedade para falar do assunto.

4. Qual categoria é a mais procurada pelos usuários da Meethub? E por que você acredita que essa categoria lidera o ranking?

Atualmente, categorias relacionadas a Empreendedorismo e Carreira são as mais procuradas na nossa plataforma. Temos uma demanda grande por temas como Liderança, Marketing, Gestão, Vendas, Inovação e Startups. Estamos em um momento de mudanças muito intensas no mundo, com boas Oportunidades de Negócio. Isso reflete na vida profissional das pessoas e percebemos que empreender ou fazer uma transição de carreira tem sido uma opção muito procurada por aqueles que querem transformar a própria realidade.

5. Qual você acredita que seja o principal diferencial da MeetHub, que a faz ser considerada por muitos como uma startup bastante promissora?

Nosso principal diferencial está no conjunto do alto nível dos nossos especialistas e consequentemente dos usuários que acessam nossa plataforma, que se interessam por temas bastante relevantes, complexos e atuais. Isso forma um ecossistema bastante próspero e uma comunidade engajada, o que pode gerar infinitas possibilidades e oportunidades de negócios.Hoje temos grandes nomes de parceiros como João Branco (CMO McDonald’s), Gustavo Caetano (CEO SambaTech), Luciano Santos (diretor do Facebook), além de vários outros fundadores, diretores e C-Levels de empresas como Nike, Alpargatas, Rappi, Mattel, etc. Todos estão ali com um propósito em comum, de ajudar pessoas que passam por um desafio pessoal ou profissional e por se sentirem em condições de retribuir toda a ajuda que receberam em sua trajetória.

6. “Conectar pessoas para gerar transformação” – essa frase foi tirada do site da Meethub. Sabemos que esse é o principal business da empresa, mas como esse conceito de conexão pode ser usado nas micros e nas pequenas empresas?

Essa frase transcreve o nosso propósito. Aqui na MeetHub, acreditamos que um conselho certo, da pessoa certa, na hora certa, pode transformar a história de pessoas e negócios. Também acreditamos verdadeiramente que a melhor maneira de aprender algo é estar em contato com alguém que já tenha experiência e seja muito bom naquilo.É através da conexão, da troca de conhecimentos e experiências que existe a geração de valor para todas as partes. É esse contato que faz com que encontremos soluções assertivas e reais para micro ou pequenas empresas. Importante se lembrar de não se isolar e sempre trabalhar o poder que a conexão, o compartilhamento e a troca de conhecimento podem gerar, além de engrandecer nossa vida e nossos negócios.

7. Como você acha que pequenos empreendedores podem fazer transformações de maneira consciente e eficaz?

Uma das maneiras de encontrar oportunidades de negócio é estar atento às tendências, lendo, estudando, mantendo conexão com empreendedores que estão tendo sucesso na mesma área ou em áreas relacionadas com as do seu negócio. Quando fazemos isso e nos inserimos no meio no qual estamos empreendendo, surgem insights e adquirimos mais coragem para transformar o que precisa ser transformado. Testar também! É preciso soltar um pouco o medo de errar e entender que, quanto mais rápido você errar, maior é a sua probabilidade em acertar. E sempre: pensar grande, começar pequeno e agir rápido!

8. Os últimos dois anos foram muito importantes para apontar novas tendências. Você consegue fazer alguma aposta de oportunidades de negócio?

O mundo como está hoje era inimaginável há dois anos. O cenário da Covid-19 tem apontado muitos rumos para os negócios, e o “novo normal” como as pessoas tem chamado vai ser responsável por grande parte das novas tendências e das novas oportunidades de negócios. Vínhamos observando um movimento crescente de compartilhamento, agora percebemos um modelo de distanciamento social com o fortalecimento da conexão digital, cenário este que fomentou a criação da MeetHub. Além disso, o cenário da pandemia trouxe uma crise com impactos incalculáveis no setor educacional. Estamos vivendo a maior evasão escolar de todos os tempos, e as consequências disso, que são incalculáveis, serão constatadas em médio e longo prazos. Junto a isso, podemos ver cada vez mais claramente o quanto o setor educacional tradicional está ficando desconectado das necessidades e das tendências da nossa realidade.Por esses motivos, os negócios digitais, principalmente os voltados para a Educação, são a minha principal aposta! Seja a criação de novos negócios, seja a adequação de negócios tradicionais ao mundo digital.

9. O que você acha que pequenos e médios empreendedores devem exercitar se quiserem inovar ou seguir inovando nos próximos anos?

Para mim, Inovação tem um significado muito claro: gerar valor. Isso serve tanto para o cliente quanto para o time e também para a sociedade. Por isso, acredito que a chave está na conexão da “porta para dentro” e da “porta para fora”. Quando digo “dentro”, me refiro a construir e manter lideranças fortes, equipes de alta performance, importar-se com as pessoas que estão com você e ter ao seu redor um time que compartilhe dos valores da empresa e que entre em campo para jogar para valer. Da porta “para fora” é sobre ter foco no cliente, cuidar da experiência dele desde o primeiro contato com a sua marca, com o seu serviço e até que ele finalize um ciclo e esteja ansioso por se relacionar com sua marca novamente. As pessoas estão cada vez mais exigentes e em busca de propósito e significado para a sua vida. Portanto, se você quer um negócio que prospere de agora em diante, não se esqueça disso!

Gostou?!

As crises e as transformações constantes no comportamento do consumidor exigem do empreendedor permanente capacidade de adaptação e resiliência.Para seguir competitivo, é preciso se manter antenado no mercado e encontrar o portunidades de negócio mesmo em meio aos desafios.Quer seguir aprendendo com pessoas referência em Empreendedorismo e Inovação? Acesse agora mesmo, no nosso blog, uma série de entrevistas com diversos especialistas em negócios! Para conhecer mais do trabalho feito pela MeetHub e seus colaboradores, siga nas redes sociais.

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