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Estratégia e Gestão

Como reforçar o sentimento de pertencimento da sua equipe

O “sentimento de pertencimento” é quando o colaborador se vê como parte da organização. É um senso de comunidade, de pertencimento a algo maior; uma ligação psicológica entre o colaborador e a empresa, indo além da mera relação trabalhista.

O “sentimento de pertencimento” é quando o colaborador se vê como parte da organização. É um senso de comunidade, de pertencimento a algo maior; uma ligação psicológica entre o colaborador e a empresa, indo além da mera relação trabalhista.Quando se tem o despertar desse senso de pertencimento, o colaborador se envolve mais com os objetivos da empresa e se sente mais realizado profissionalmente. E isso é um dos pilares para termos um clima organizacional saudável, melhores resultados e retenção de talentos.O salário ou a remuneração é um fator relevante no mercado de trabalho. É importante que as empresas busquem manter competitividade com os valores praticados, mas esse não deve ser o único ponto a ser considerado. A qualidade do ambiente de trabalho também é um elemento que interfere nas relações entre empregador e colaborador.Aliás, é isso que a grande onda de demissões ou grande resignação tem apontado. Isto é, o aumento de pedidos de demissão voluntária, motivados por insatisfação com o ambiente do trabalho. E é por essa razão que o sentimento de pertencimento se tornou um tema tão debatido entre as pessoas especialistas em recursos humanos.Para saber como aumentar o senso de pertencimento na empresa e reter talentos, leia este post até o fim!

Por que promover o sentimento de pertencimento?

Retomando ao fenômeno da grande demissão ao qual nos referimos anteriormente, isto é, o aumento significativo de um percentual de pessoas abandonando voluntariamente o emprego, e isso se iniciou na pandemia. Tem-se esse senso de pertencimento como um dos grandes propulsores do movimento, como sugere a pesquisa recente da McKinsey.No estudo sobre os principais motivos para as demissões voluntárias, registou-se que 54% das pessoas disseram não se sentirem valorizadas e 51% que não tinham senso de pertencimento ao trabalho.Portanto, fomentar o senso de pertencimento de algo maior pode ser a solução para a redução da rotatividade ou turnover, e, por conseguinte, para o aumento da retenção de pessoas.Além disso, é possível citar outros benefícios, como:

  • facilitar o engajamento dos colaboradores a perseguirem as metas e a realizarem suas funções;
  • incentivar os colaboradores para se tornarem defensores da empresa e da marca;
  • estimular maior nível de satisfação com a empresa;
  • promover a marca empregadora.

Por fim, vale lembrar que tudo isso facilita a promoção de um clima organizacional melhor.

Como fortalecer esse sentimento de pertencimento?

Antes de mais nada, é importante esclarecer que o sentimento de pertencimento envolve uma relação empresa-colaborador. Na prática, a empresa pode e deve realizar ações buscando fortalecê-lo, mas o desenvolver dessa relação depende também da abertura de cada pessoa.Por isso, lembre-se: pessoas diferentes reagem de forma distintas aos estímulos. E talvez alguns perfis possam exigir ainda mais atenção das lideranças para que o senso de pertencimento seja criado e fortalecido.Pensando nisso, trouxemos aqui um passo a passo:

1 - Faça pesquisas

Faça pesquisas – desde NPS até de clima organizacional – preferencialmente, anônimas, para entender:

  • o nível de satisfação;
  • o que os funcionários mais valorizam;
  • o que poderia ser diferente;
  • como é a relação com as lideranças e com os times;
  • quais os benefícios eles esperam;
  • dentre outras que reflitam as especialidades do seu negócio.

Tente primeiro escutar as pessoas e entender como hoje é esse sentimento de pertencimento – se ele existe e em qual escala. Em seguida, compile os resultados e apresente aos colaboradores, se possível, já com um Plano de Ação.Existem medidas simples que podem compor o seu Plano de Ação. Vejamos:

  • dia livre ou algumas horas a menos no dia do aniversário;
  • comemoração dos aniversariantes do mês;
  • promoção de confraternizações e happy hours eventualmente;
  • realização de competições esportivas;
  • desafios relacionados à dieta e a treinos em equipe;
  • clube do livro e do cinema;
  • pequenos lanches;
  • manutenção de momentos de descontração.

Encontre algum modo, ainda que simples, de impactar de forma positiva o nível de satisfação e de incorporar as respostas das pesquisas no dia a dia.

2 - Crie Guias de Comunicação Interna

O desalinhamento na comunicação é um dos principais fatores de insatisfação. Lembre-se: comunicação não é somente o que é dito, mas é também o que o outro entende. E isso precisa ser reforçado com todos os colaboradores.Evite comunicações somente de forma verbal. Isso porque tal atitude abre a oportunidade para que as pessoas entendam de forma divergente o que foi dito e acabem replicando a mensagem com ruídos e incompreensão.Portanto, separe um tempo para criar guias padronizando como comunicar, com exemplos do que deve ser feito e do que deve ser evitado. Traga situações do dia a dia para ilustrar.Dependendo do seu segmento e da quantidade de colaboradores, pode ser que valha a pena estabelecer:

  • um formato preferencial para cada tipo de tema ou tópico (reunião, e-mail, mensagens);
  • uma frequência (reuniões diárias, semanais, quinzenais) para tratar determinado tema;
  • normas como: toda reunião deve ter pauta e saídas registradas;
  • canal principal e oficial de comunicação e os secundários (como: Slack como o canal oficial; e-mails enviados somente em situações de comunicação externa; WhatsApp e ligações somente para situações urgentes – definindo também o que significa “urgente” no seu contexto);
  • padrões de escrita com manuais básicos, estipulando quando usar fontes coloridas, em negrito ou em itálico.

Agora, se o seu negócio é de menor porte ou envolve atendimento direto ao cliente, sugere-se investir também em Manuais de Comunicação interna e externa, bem objetivos e sucintos, atendendo às necessidades do dia a dia. Por exemplo: WhatsApp é o canal oficial, mas existem regras do que se pode e de como as mensagens devem ser enviadas, e até mesmo de horários.Faça reflexões com a sua equipe sobre a importância de manter um canal aberto e transparente de conversa. Outra sugestão é manter sempre um tom de respeito e cordialidade com as pessoas.Para mudar e estabelecer novos padrões de comunicação, pode ser necessário exercitar a paciência e a repetição. É um trabalho de educação, mas que certamente merece o esforço e deve começar com a liderança.

3 - Tenha propósito e reforce a comunicação

O sentimento de pertencimento a uma organização perpassa a identificação entre os valores, os propósitos e as crenças pessoais, com os da empresa. Por isso, você como empreendedor ou administrador precisa ter nitidez do que se trata.E, a partir daí, crie formas de se comunicar e de reforçar esse propósito com frequência. Algumas empresas têm quadros, outras ferramentas, e os administradores os repetem em quase todas as reuniões.

4 - Valorize os colaboradores

Celebre as vitórias e os acertos, se possível, de maneira aberta para que todas as demais pessoas possam participar.Se por um lado as vitórias devem ser celebradas em público, por outro os eventuais deslizes e maus comportamentos devem ser trabalhados de forma bastante respeitosa.

5 - Mostre ao seu colaborador que ele importa

Isso pode ser feito com base em duas perspectivas: de mostrar que o trabalho dele é relevante para a empresa e de apontar que ele quanto pessoa é valorizado.É importante que o funcionário tenha noção de que o trabalho dele contribui para o todo e como isso impacta os resultados da empresa. E que, se cumprir com prazos e fizer bem feito, ele estará contribuindo para a empresa e que, em alguma medida, ele será valorizado.E, por fim, importe-se genuinamente com as pessoas. Para além da meta e das tarefas, estamos diante de pessoas. Tenha respeito e curiosidade sobre a vida de cada um.Para fecharmos, trouxemos duas dicas extras: se possível, ajude essa pessoa a se desenvolver, tanto do ponto de vista técnico, sugerindo cursos, temas, livros, mas também do ponto de vista socioemocional (como comunicação, resiliência, adaptação, liderança, autogestão, dentre outras). Dependendo do seu segmento, talvez seja viável investir em Planos de Desenvolvimento Individual (PDI), isto é, um jeito mais estruturado de contribuir para o desenvolvimento dos liderados.E, se possível, tenha um Plano de Carreira estruturado e transparente, que estimule a pessoa a querer ter vínculos duradouros com a empresa. Os Planos de Carreira mostram o que se espera de cada senioridade e quais são os benefícios de cada uma deles, estimulando os colaboradores a se aperfeiçoarem.Agora é hora de colocar tudo isso em prática. E para te ajudar a se aprofundar nesse tema, temos uma série de vídeos sobre marcas centradas em pessoas.

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