Conheça os principais meios de pagamento digitais

Compartilhe este conteúdo:

Os meios de pagamentos digitais ganharam espaço durante a pandemia, quando as vendas online alavancaram. Constatou-se que 49% das pessoas passaram a fazer mais pagamentos virtuais nesse período, segundo uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). E quem conclui um carrinho na internet pode escolher entre diversas formas de pagamento: Pix, intermediadores de compra, links de pagamento, pagamento por aproximação.

A praticidade, a segurança e a rapidez que os meios de pagamentos digitais oferecem são algumas das vantagens que os tornam populares para as compras. Não à toa, os métodos digitais fazem parte do nosso dia a dia cada vez mais. Provavelmente, até você já deve ter usado um deles.

Quer conhecer os principais meios de pagamentos digitais? Leia agora este post.

Meios de pagamentos digitais: quais são as vantagens?

Os meios de pagamentos digitais fazem parte do cotidiano dos brasileiros. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL)  entrevistou 800 pessoas e aponta que:

  • 41% dos entrevistados usam o Pix como principal forma de pagamento no dia a dia.
  • 47% das pessoas têm conta em bancos digitais, como Inter, Nu.
  • 83% dos entrevistados destacam a praticidade e a rapidez como as vantagens principais em usar o Pix.
  • 59% dizem já fazer pagamentos via carteira digital ou via aproximação.
  • 18% usam com frequência o pagamento via QR Code.

Praticidade para os clientes

Os números revelam que os clientes estão em busca de praticidade, rapidez e segurança na etapa de pagamento. Engana-se quem pensa que é só pela internet. Nos espaços físicos, os meios de pagamentos digitais também aparecem como uma opção para quem quer comodidade.

Mais vendas para os lojistas

Ao facilitar o pagamento, os lojistas também acabam lucrando. Podem ver crescer o número de vendas. Afinal, a emoção é um dos fatores decisivos para o consumidor, e o desejo de posse dura poucos instantes. Dessa maneira, quanto mais fácil for para os clientes concluírem as compras, maiores as chances de conversão dos itens.

Gestão de vendas facilitada

Quem tem um grande fluxo de vendas pode ficar perdido com o volume de transações. E essa é uma das dores que os meios de pagamentos digitais ajudam a sanar. O método registra todas as vendas e ajuda as empresas a ter um controle melhor da movimentação.

5 meios de pagamentos digitais para você conhecer

Agora que você conhece as principais vantagens desses métodos de pagamento, é hora de conferir as 5 principais opções que existem no mercado. Vamos lá?

1.Pix Cobrança

Além do método tradicional de enviar e receber Pix, pessoas jurídicas contam com uma modalidade de pagamento digital diferente. É o Pix Cobrança. Com a ferramenta, as empresas conseguem cobrar os clientes enviando QR Codes únicos ou numeração para pagamento com o valor exato devido.

As lojas também podem adicionar uma data de vencimento, descontos, juros e multas. Com a personalização e a possibilidade de cobrança recorrente, modelos de negócios por assinatura também conseguem usufruir do Pix Cobrança.

O único ponto de atenção é que os bancos podem cobrar pelo uso do Pix em relação a pessoas jurídicas. Na maioria das vezes, as taxas são menores do que as praticadas para pagamentos via boleto bancário.

2. Link de pagamento

Um link para facilitar a vida de quem compra. O lojista envia ao consumidor o endereço. Ao acessar, o cliente pode escolher como deseja pagar: por Pix, boleto ou cartão de crédito. Uma das vantagens de usar esse meio de pagamento digital é a praticidade para o compartilhamento com os clientes.

Como se trata de um link, ele pode ser copiado e colado em qualquer conversa no WhatsApp, Facebook ou Instagram, por exemplo.

3. QR Code

Um código que armazena as informações da sua empresa e permite o pagamento de conta com facilidade e rapidez. Basta o cliente apontar a câmera do celular para ele ser redirecionado a aplicativos de pagamento, por meio dos quais é possível completar a compra.

4. Pagamento por aproximação (NFC)

Essa é mais uma possibilidade de deixar o momento de pagar as compras mais prático e fácil. O pagamento por aproximação permite que os clientes concluam uma transação sem a necessidade de digitar senha. É só aproximar o cartão de crédito ou o celular onde o cartão está cadastrado para conseguir pagar por suas compras.

Para dar mais segurança ao meio de pagamento digital, as operadoras estabelecem um valor máximo que as pessoas podem comprar sem a necessidade de confirmação da senha.

5. Carteira digital

Um dos meios de pagamento digitais mais usados, a carteira digital se popularizou entre os brasileiros. Diversas empresas como PicPay, Mercado Pago, Recarga Pay oferecem soluções práticas e descomplicadas para a realização de compras.

É necessário que o cliente tenha o aplicativo no celular para começar a fazer as transações por meio da carteira digital. É possível fazer Pix, usar cartão de crédito, reconhecer QR Codes, recarregar celular, pagar contas, etc.

Gostou de saber mais sobre esses meios de pagamentos digitais? Pix, links de pagamento, QR Code, pagamento por aproximação e carteiras digitais facilitam muito a vida do consumidor. E as empresas devem se adaptar para seguir atendendo às necessidades de quem compra. Por isso, levar esses métodos ao seu negócio é uma ótima forma de alavancar suas vendas e se manter competitivo no mercado.

Quer encontrar a melhor ferramenta para solucionar um desafio financeiro da sua empresa? Conheça a startups do Sebrae connect, você encontrará soluções de gestão financeira, fluxo de caixa, pagamento eletrônico e programas de fidelização, além de soluções contábeis que facilitam o acesso ao crédito e que controlam o pagamento de boletos, tributações e folha de pagamento, sem complicações.