As dinâmicas de mercado estão em constantes modificações. A chegada de novas tecnologias, as mudanças de hábitos do consumidor e a transformação digital vêm impactando as empresas, que precisam se adaptar. E a metodologia SMART é uma das principais alternativas para acelerar processos e gerar os ajustes necessários.
Sem tempo para ler agora? Clique no play para ouvir esse conteúdo!
As Metodologias Ágeis vêm sendo utilizadas por empreendedores que desejam se adaptar com rapidez ao fluxo de transformações para se manterem competitivos. É um caminho prático e eficaz, que contribui para o alcance de metas dos pequenos, dos médios e dos grandes negócios.
Quer aprender o que é a metodologia SMART e como a cultura ágil pode ajudar sua empresa a atingir suas metas? Confira agora neste post.
O que é a metodologia SMART?
A metodologia SMART é um modo de estruturar a criação de quaisquer metas, de modo a garantir que elas sejam realistas e alcançáveis. A sigla em inglês SMART, cuja tradução é “esperta”, engloba cinco características indispensáveis em uma meta. Veja quais são:
- S — specific, isto é, uma meta precisa ser específica, assertiva, direta. Focar em um único aspecto.
- M — measurable, que é o quanto uma meta precisa ser mensurável para uma avaliação eficaz do processo.
- A — attainable, isto é, uma meta deve ser desafiadora e viável ao mesmo tempo.
- R — relevant, é quanto uma meta deve ser importante para o negócio.
- T — time-related, uma meta deve ter prazo para conclusão.
5 dicas para criar metas com base na metodologia SMART
É indiscutível que a sensação de progresso mantém as pessoas engajadas com o objetivo de um negócio. Por isso, utilizar práticas da cultura ágil, como a metodologia SMART, é uma alternativa eficaz para o sucesso da empresa. Afinal, ela garante a estruturação de metas alcançáveis e mensuráveis. Mostramos agora 5 dicas para você aplicá-la:
1 Seja específico
O primeiro passo para criar uma meta com base na metodologia SMART é garantir que ela seja específica. E como se faz? Defina o máximo de detalhes possível ao escrevê-la. Por exemplo:
- O que você quer alcançar?
- Quem são os responsáveis?
- Quais são as limitações para conquistá-la?
- Quais são as condições necessárias?
- Em que local ela deverá ser desenvolvida?
A especificidade, ou a clareza, é uma característica essencial para uma meta da metodologia SMART.
Ex.: Aumentar o número de parceiros comerciais.
2 Estabeleça uma meta mensurável
Uma meta precisa ter parâmetros definidos para avaliação. Fuja de aspectos vagos para não restarem dúvidas na hora de mensurar os resultados. Quanto mais concretas e palpáveis forem as respostas, mais fácil será calcular o progresso. Por isso, pense:
- Quais são os resultados esperados?
- Quanto tempo será necessário para alcançar?
Ex.: Dobrar o número de parceiros comerciais.
3 Estime resultados alcançáveis
Metas precisam ser possíveis. Metas inalcançáveis têm o efeito reverso desejado na equipe: desmotivam, sobrecarregam e não trazem resultado. Por isso, é necessário analisar as condições do time antes de estabelecer a meta desejada.
- Quantas horas de trabalho mensal serão necessárias para alcançar a meta?
- Haverá mudanças significativas no dia a dia?
Ex.: Para dobrar o número de parceiros comerciais, a equipe precisará fazer mais três reuniões por turno.
Avalie se isso é possível, se não vai sobrecarregar a equipe, se a qualidade de trabalho será mantida etc. Lembre-se: a meta precisa ser alcançável!
4 Busque uma meta relevante (ou a relevância da sua meta)
Uma meta criada valendo-se da metodologia SMART deve agregar valor nos resultados globais da empresa. Porque, muito mais forte do que ir atrás de um resultado definido aleatoriamente, é perseguir uma meta relevante para o negócio. Pessoas motivadas pelos “porquês” vão mais longe.
Então, é essencial identificar e reforçar a relevância da meta para o negócio, com o intuito de manter a equipe engajada. Pense: ao dobrar o número de parceiros comerciais, qual será o impacto positivo para o negócio?
Ex.: Dobrar o número de parceiros comerciais, a fim de alcançar 100 mil potenciais clientes para o negócio.
5 Defina prazos realistas
A última característica de uma meta criada por meio da metodologia SMART é a definição de prazos realistas. Sem um tempo para a entrega, a meta se torna um desejo distante e há mais chances de procrastinação e adiamentos.
Por isso, é fundamental definir prazos para a execução e, claro, que eles sejam realistas. O foco é criar o ambiente propício para a conclusão da meta, ou seja, com datas predefinidas para guiar cada passo em direção à produtividade. E esteja atento: prazos curtos demais podem gerar sensação de estresse e frustração, e isso pode acabar impactando negativamente o alcance dos resultados.
Ex.: Dobrar o número de parceiros comerciais em 60 dias, a fim de alcançar 100 mil potenciais clientes para o negócio.
Criar metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazos realistas é determinante para manter a equipe motivada por meio dos resultados. Ter clareza sobre o rumo da empresa e reconhecer a contribuição de cada colaborador ou de cada time na jornada de um negócio é um combustível para a motivação.
Quer conhecer outras ferramentas essenciais para a estruturação de um negócio? Baixe agora mesmo o Kit Canvas, com 6 modelos de planilhas que buscam facilitar a visualização da sua empresa.