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Black Friday 2022 - Hacks e estratégias para aumentar suas vendas no período

Black Friday 2022

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A Black Friday é um feriado do comércio dos Estados Unidos que tomou conta do Brasil. Por aqui, o varejo já a considera a maior data do ano – e com razão.Para ter uma ideia, a expectativa é de que a Black Friday 2022 movimente mais de R$ 6 bilhões apenas no e-commerce brasileiro, segundo uma projeção da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).Do ponto de vista dos varejistas, a Black Friday 2022 é uma grande oportunidade para dar um gás nas vendas. Este ano, especialmente, a data coincide com o calendário da Copa do Mundo FIFA 2022, o que pode representar ainda mais chances de aumentar o faturamento.Caso a estimativa de faturamento não tenha inspirado você, veja mais um dado que certamente o fará: de acordo com uma pesquisa da ECGlobal, 76% dos consumidores têm intenção de adquirir algo na Black Friday 2022!Aproveitando da intenção de compra para o evento, neste artigo nós separamos alguns dos principais hacks e estratégias para quem quer vender mais na Black Friday 2022.

Black Friday 2022: como vender mais?

Como já adiantamos acima, este artigo traz as principais oportunidades que você pode aproveitar para vender na Black Friday. Confira as dicas a seguir, veja quais delas funcionam para o seu negócio e boas vendas!

Live Commerce

O Live Commerce é uma modalidade de marketing e de vendas que existe há algum tempo, ganhou força durante a pandemia e hoje é um verdadeiro sucesso no Brasil.Esse modelo funciona a partir de um evento virtual e ao vivo, geralmente chamado de live, que age conectando as lojas com os seus potenciais clientes. É uma experiência que aproxima o consumidor da marca, permitindo interação entre eles e tornando a experiência de compra online mais íntima e humanizada.As lives são formas muito populares de mostrar os atributos de um produto, anunciar novidades e, especialmente, de divulgar promoções. Pensando na Black Friday 2022, uma dica valiosa pode ser apostar em lives que anunciam ofertas exclusivas para quem está acompanhando o evento, por tempo determinado e com caráter de urgência – ou seja, tudo o que você precisa para despertar a atenção do consumidor.As lives também têm uma vantagem importante: elas podem ser realizadas com pouco orçamento, direto de um celular ao vivo pelo Instagram, por exemplo.

Social Commerce

Que as redes sociais funcionam como vitrines das empresas você já deve saber há algum tempo, mas você tem a exata noção de que elas também funcionam como verdadeiras lojas online?O nome dessa tendência é social commerce, ou comércio social, que significa usar as redes sociais como plataformas para pesquisar e comprar produtos. Hoje, as próprias redes apostam no formato e oferecem serviços que possibilitam as vendas por elas, como a aba Shopping do Instagram e o Marketplace do Facebook.Informações dos consumidores brasileiros levantadas pela All In e Opinion Box mostram que 71% dos brasileiros usam as redes sociais para fazer compras. Pode ser pelo Instagram, pelo Facebook ou até pelo WhatsApp: o que vale é apostar nessa tendência para chegar mais facilmente até o consumidor e vender na Black Friday do jeito que ele espera.

Marketing de influência

Qualquer empreendedor que usa a internet já sabe: os influenciadores digitais estão por toda parte!Isso não é à toa: o marketing de influência pode render bons frutos, tanto para esses profissionais quanto para as marcas que realizam parcerias com eles. De acordo com dados da pesquisa “Marketing de Influência no Brasil”, realizada pelo Opinion Box em 2022, 77% dos internautas brasileiros seguem influenciadores nas redes sociais e55% das pessoas que seguem influencers já compraram por indicação desses profissionais.Com isso em mente, você pode se aproveitar da tendência e usar influenciadores para divulgar as suas ofertas, condições especiais da Black Friday 2022 e até mesmo aparecer em uma “live” sua, por exemplo.Caso você tenha um negócio pequeno, inclusive, não precisa se preocupar: usar influenciadores não precisa ser algo caro ou fora da sua realidade, ok? É viável apostar em microinfluenciadores, por exemplo, a fim de atingir um público local e pagando pouco.Caso queira saber mais e montar sua estratégia do jeito certo, confira nosso passo a passo para usar influencers no seu negócio.

YouTube Shopping

De acordo com uma pesquisa sobre a rede social feita pelo Opinion Box, 61% dos usuários de YouTube no Brasil estão inscritos no canal de alguma marca ou empresa. Além disso, 60% dos respondentes disseram assistir mais ao YouTube do que à própria TV.Só por aí você consegue perceber que o YouTube pode ser um canal importante para sua estratégia de Black Friday 2022.Como o assunto é comprar pelas redes sociais na Black Friday 2022, uma nova modalidade da qual as lojas podem se aproveitar é o YouTube Shopping, uma novidade recente da plataforma para impulsionar as vendas.Com o YouTube Shopping, os criadores de conteúdo qualificados podem promover itens das próprias lojas pelo YouTube e ganhar dinheiro de um jeito muito simples. Ao usar o serviço, você pode configurar e conectar sua loja à plataforma para mostrar os próprios produtos nos seus vídeos e nas transmissões ao vivo.Os recursos do YouTube Shopping incluem:

  • a loja do seu canal;
  • produtos nas telas finais dos vídeos;
  • produtos marcados nos seus vídeos e em transmissões ao vivo;
  • produtos fixados no chat ao vivo.

Para promover seus produtos no YouTube e ganhar dinheiro com as vendas, você precisa:

  • atender aos critérios de qualificação;
  • configurar e conectar sua loja ao YouTube;
  • marcar os itens que você quer promover e decidir o local e a ordem em que eles vão aparecer para os espectadores.

Para aprender mais o tema e descobrir como participar, leia o Guia do Google sobre YouTube Shopping

Meios de pagamento para a Black Friday

Além das estratégias que você conheceu até agora, uma dica especial é revisar os seus meios de pagamento pensando na Black Friday 2022.Hoje, os meios de pagamento – tanto para lojas físicas quanto para o e-commerce – são bastante variados. Você sabe dizer quais deles o seu cliente prefere?Investigar os meios de pagamento preferidos pode ser decisivo para oferecer exatamente o que seu cliente precisa e espera do seu negócio. Por exemplo: seu público-alvo usa cartão de crédito? Tem o hábito de parcelar as compras? Ou será que o pagamento via Pix é o mais seguro para democratizar os pagamentos no seu negócio?Fique atento ao comportamento do consumidor e, além disso, conheça as novidades nos meios de pagamento. Oferecer um QR Code pode agilizar o processo e dar menos tempo para o cliente desistir de comprar, por exemplo. Da mesma forma, máquinas de cartão com a opção de pagar por aproximação e carteiras digitais podem pegar aqueles clientes mais modernos, caso eles façam parte do seu público.Quer colocar essas dicas e hacks em prática e obter o melhor da Black Friday 2022? Então não perca tempo e comece a se preparar o quanto antes. Caso não saiba como fazer isso, não se preocupe: nós temos um artigo que vai ensinar você a montar um planejamento para a Black Friday!