7 ideias de como ganhar dinheiro na internet

Compartilhe este conteúdo:

O Empreendedorismo Digital cresce a cada ano que passa. A previsão é que, em 2020, o mercado virtual movimente mais de R$ 270 bilhões no Brasil e que haja um crescimento na compra de serviços e produtos digitais 18% maior em relação a 2019. Segundo a IBM Afiliados, o Marketing de Afiliados recebe cerca de 20 mil novas inscrições todos os meses. Além disso, a produção de conteúdos digitais só aumenta, surgindo outros blogs, youtubers e influencers digitais todos os dias.

Não há dúvidas de que o ambiente virtual é um verdadeiro universo de possibilidades para quem quer empreender, e, embora o empreendedorismo on-line esteja em franca expansão, muita gente ainda não sabe como ganhar dinheiro via internet. Muitas pessoas também ainda não estão certas da sustentabilidade e solidez das iniciativas on-line, se é possível estabelecer uma renda mensal ou estruturar uma carreira totalmente via web. Para tirar essas dúvidas, no artigo a seguir, vamos conhecer um pouco mais das estratégias mais populares quando o assunto é ganhar dinheiro na internet. Confira!

como ganhar dinheiro na internet
Como ganhar dinheiro na internet

Como ganhar dinheiro na internet? É possível?

O primeiro passo para descobrir como ganhar dinheiro na internet é entender que, sim, trata-se de uma meta completamente possível, porém não é um objetivo fácil de ser atingido. O Empreendedorismo Digital, assim como qualquer outro, exige dedicação, disciplina e inovação, e ganhar dinheiro on-line não é sinônimo de dinheiro fácil.

Para que você entenda melhor como esse mercado funciona, separamos abaixo quais são as principais estratégias de como ganhar dinheiro na internet e como elas podem ser utilizadas a seu favor.

1. Marketing de Afiliados

O Marketing de Afiliados talvez seja a forma mais comum de como ganhar dinheiro na internet. Ele funciona da seguinte maneira: vamos supor que eu não tenho um produto para vender on-line, porém quero empreender na internet. Então eu acesso uma plataforma com diversos produtos disponíveis, e, a cada venda que eu faço, o dono do produto me dá uma comissão.

A extensão do Marketing de Afiliados é enorme. É possível vender produtos físicos no meio on-line, cursos on-line, e-books, consultorias e diversos outros. A Hotmart, por exemplo, é uma das principais empresas que oferecem a ponte entre afiliado e produtor na internet, sendo uma grande referência nesse ramo. Outra que também possui programas de afiliados é a Amazon, oferecendo comissão para qualquer produto vendido no site por seus parceiros. Para participar de ambos é relativamente fácil, embora o grande desafio seja vender.

2. Produção de conteúdo

Outra forma de ganhar dinheiro na internet é se tornando um produtor de conteúdo no meio digital. Você pode optar por criar um blog, um canal no YouTube ou um perfil no Instagram. A estratégia aqui é construir uma audiência que ache seu conteúdo relevante e que dê valor a sua opinião. Uma vez que você constrói uma boa audiência, é possível ganhar dinheiro na internet através do mercado de afiliados, de parcerias ou até mesmo oferecer espaços no seu blog para anúncios do Google AdSense e ser remunerado por isso.

A principal dica para começar a produzir conteúdo na internet é escolher um assunto do qual você tenha proximidade. É importante gostar do tema, a fim de que você possa estudar bastante e falar com propriedade, especializando-se cada vez mais naquele assunto e se tornando referência para um nicho de audiência.

3. Produtos virtuais

Os produtos virtuais também são outra forma excelente de ganhar dinheiro na internet. Nessa estratégia, você basicamente transforma o seu conhecimento ou serviço em algo que possa ser comercializado on-line. É possível criar um curso on-line, um e-book, um pacote de consultoria, um aplicativo ou até mesmo um software. E, para aumentar suas vendas, você pode até disponibilizar seu produto em uma plataforma de afiliados, oferecendo comissão para que outras pessoas vendam por você.

4. E-commerce

Abrir uma loja virtual é outra maneira de ganhar dinheiro na internet. Você pode criar um site e disponibilizar a venda dos seus produtos on-line, ampliando o seu potencial de atingir novos consumidores. E, caso você não possua produtos físicos ou digitais para vender, ou queira complementar seu catálogo, você também pode ganhar comissão em sua loja on-line e vender o produtos de outras pessoas por intermédio do mercado de afiliados.

5. Pesquisas e gamificação

Dados e informações são bastante valiosos no século XXI, e muitas empresas possuem negócios lucrativos nesse ramo. O modelo de negócio geralmente envolve comissionar os usuários por responderem a pesquisas e questionários on-line, sendo assim outra forma de ganhar dinheiro na internet.

Além disso, existem empresas que trabalham com a gamificação como parte do seu modelo de negócio. De modo geral, elas oferecem parte dos seus lucros como retorno para os usuários, a fim de aumentar sua audiência e suas vendas. O Tik Tok, por exemplo, oferece dinheiro para os usuários baseado no número de amigos que abrem conta por indicação e pelo tempo que navegam na plataforma. Outra empresa que também disponibiliza dinheiro para os usuários por indicação é a Méliuz, recompensando-os com cashbacks.

6. Desafios on-line

Existem diversos concursos e desafios on-line que também são maneiras de ganhar dinheiro na internet. Os mais comuns são os hackathons. De modo geral, a empresa lança um desafio na internet, e a equipe que apresentar a melhor solução ganha o prêmio.

Diferentemente do que muita gente pensa, não é preciso ser especialista em desenvolvimento para participar de um hackathon. Profissionais das áreas de Marketing, Empreendedorismo, Negócios, Vendas e Design também são bem-vindos. A Shawee é uma grande referência nacional, hoje, quando o assunto são hackathons on-line. Cada desafio possibilita uma premiação diferente, podendo chegar a R$ 80.000 para a equipe vencedora.

7. Marketing Digital

O Marketing Digital em geral é uma excelente maneira de ganhar dinheiro na internet. Como vimos, diversas estratégias são complementares, e grande parte delas pode ser impulsionada pelo Marketing. Por meio de técnicas de aquisição de leads e divulgação de conteúdo, é viável aumentar suas vendas, expandir seus lucros, otimizar suas parceiras de afiliados e ampliar sua audiência. Na maioria das vezes, ele é fundamental para qualquer pessoa que queira empreender virtualmente e ser bem-sucedido nesse mercado.