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Martechs: o que é e como facilitam o trabalho de marketing

Martechs são empresas que fornecem softwares e ferramentas para profissionais de marketing. Elas facilitam o trabalho e impulsionam resultados nas empresas.

Gerenciar redes sociais, organizar fluxos de e-mail, acompanhar resultados das ações no site. O trabalho de um profissional de marketing envolve muitas tarefas, e não é fácil se manter atento a tudo. Imagine, então, como seria fazer tudo isso sem a ajuda de softwares voltados para esse trabalho? É por isso que as Martechs (marketing e tecnologia), empresas tecnológicas que fornecem ferramentas de marketing, só crescem.Quem utiliza Martechs sabe seu valor. Uma pesquisa da empresa Ascend2 mostrou que 64% dos profissionais de marketing acreditam que as ferramentas de automação facilitam seu trabalho, e 70% acham fácil acompanhar o sucesso de suas ações usando esse tipo de software.Será que está na hora de você explorar todo esse potencial, se ainda não começou? Neste artigo, vamos falar sobre o que são as Martechs, alguns exemplos de uso dessas ferramentas e como elas fazem mais parte do dia a dia de empresas do que você imagina.

O que é Martech?

Todo software que pode ser usado por um profissional de marketing para facilitar sua atividade e ajudar a atingir seus objetivos é criação de uma Martech. Isso envolve o planejamento, a publicação e o acompanhamento das ações de marketing – em sua maioria marketing digital, mas também existem serviços voltados para campanhas offline.As Martechs não apenas simplificam o trabalho, como também permitem a execução de tarefas que não seriam possíveis sem elas. O Hootsuite, por exemplo, trabalha com a programação de posts em redes sociais já que nem todas elas têm essa função nos próprios aplicativos.

Funções executadas por Martechs

Veja um apanhado de funções que podem ser executadas por Martechs:

  • Mensuração de resultados: avaliar como as campanhas foram recebidas pelo público, qual é o comportamento do consumidor dentro de um site, dentre outras atividades que envolvem análise de dados.
  • E-mail marketing: envio e mensuração de campanhas, além da criação de layouts e fluxos de automação.
  • Relacionamento: Martechs podem estar envolvidas em ações de relacionamento como chatbots.
  • Gestão de processos: equipes de marketing precisam ter seu fluxo de trabalho bem organizado; em função disso, existem ferramentas voltadas para o setor.
  • Gestão do funil de vendas: as ações de marketing e vendas devem estar sempre em sintonia, e existem ferramentas que cobrem todas as fases do funil.
  • Testes A/B: tomadas de decisão assertivas nas ações de marketing é fundamental, e ferramentas que executam testes ajudam a atingir esse objetivo.

Veja também: Como executar um planejamento integrado entre marketing e vendas

Exemplos de Martechs

Se você acha que ainda não conhece nenhuma Martech, veja estes exemplos:

RD Station

A empresa brasileira tem um software de automação de marketing e também um CRM (Customer Relationship Management). Milhares de empresas usam os serviços, que vão desde a criação de campanhas de e-mail até a distribuição de leads para vendas.

Salesforce

Com um dos CRMs mais famosos do mundo, a Salesforce é usada também por milhares de empresas. O serviço é focado na gestão de vendas e no relacionamento com o cliente, além de acompanhamento de resultados e automação de marketing.

Hootsuite

Para quem trabalha com redes sociais, serviços como o do Hootsuite são indispensáveis. A plataforma permite a gestão de todos os canais em um só lugar, além de programação de posts e outras ferramentas que nem sempre estão disponíveis de forma nativa.

MailChimp

Campanhas de e-mail são parte importante do trabalho de marketing digital. O MailChimp apresenta uma plataforma robusta, que se concentra nesse tipo de comunicação, permitindo a criação de campanhas, disparos e fluxos de automação.

Google Analytics

Esta é a ferramenta de análise de dados de sites mais utilizada no mundo. É possível observar todas as métricas do seu domínio, fazendo integração com outros serviços, como o Google Ads, aumentando as possibilidades de retorno.

Devo contratar todas as Martechs?

Mesmo que alguns serviços sejam gratuitos para pequenas e médias empresas, pode ser difícil imaginar todos esses softwares fazendo parte da rotina do time de marketing. É por isso que se recomenda a criação de um Martech Stack, ou um conjunto de Martechs.Você deve definir, de acordo com seus objetivos, quais são os softwares que vão de fato auxiliar a execução do trabalho e não torná-lo mais difícil.Por exemplo, se quer investir em inbound marketing, você provavelmente vai precisar do Google Analytics para acompanhar os resultados do blog e de uma ferramenta de automação de marketing, na qual poderá publicar e-books e enviar e-mails para sua base.

Entenda o que é inbound marketing e se você deve utilizá-lo

Agora, se as redes sociais são mais lucrativas para o seu tipo de modelo de negócio (se for Social Commerce, por exemplo), investir em uma ferramenta de gestão de redes é mais vantajoso. A ideia é sempre facilitar o trabalho e ter um retorno coerente com o que você gasta pagando por essas ferramentas.Analise a jornada do cliente e veja em quais pontos é viável impulsionar os resultados. Isso provavelmente vai oferecer uma ideia sobre em quais Martechs investir. Se quiser saber mais sobre como entender a jornada do cliente, leia também este artigo a respeito do assunto.

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