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Está fazendo um bom negócio? Como descobrir se sua empresa está indo na direção certa

Para saber de verdade se você está ou não levando seu negócio na direção certa, existem alguns caminhos a ser explorados. Vamos especificá-los  a seguir!

Se você está à frente de uma empresa, às vezes parece que seu negócio está funcionando bem, mas as incertezas do mercado podem pôr tudo a perder, não é mesmo?É por isso que, diante de qualquer insegurança, é preciso dar um passo para trás e olhar em direção a alguns pontos importantes da gestão do negócio.Cabe ressaltar que não é apenas a margem de lucro que dita o sucesso de um negócio. Você pode avaliar que está cuidando de um bom negócio hoje, com base nos resultados financeiros de um mês, mas será que isso garante o seu futuro?Para saber de verdade se você está ou não levando seu negócio na direção certa, existem alguns caminhos a ser explorados. Vamos especificá-los a seguir!

Como saber se você está fazendo um bom negócio?

Tendo ciência de todas as dificuldades que podem surgir pelo caminho, resta a pergunta definitiva: afinal, como perceber se você está cuidando de um bom negócio? O que é possível fazer para ter certeza que seu empreendimento está indo para o rumo certo?A seguir, você encontra as principais dicas para avaliar o sucesso da sua empresa. Siga atentamente cada uma delas e veja se o esforço está sendo recompensado ou se você precisa ajustar alguma estratégia pelo caminho

Dica 1: comece com um bom planejamento

Antes mesmo de avaliar qualquer resultado, é essencial saber de onde a sua análise deve partir.O planejamento de uma empresa serve como um guia para saber se, de fato, você está gerenciando um bom negócio. Desde que uma empresa começa a sair do papel, é importante que você tenha um planejamento estratégico.Esse documento, muito conhecido dos empreendedores, é uma ferramenta valiosíssima para nortear todo o trabalho que você e sua equipe fazem para tocar um empreendimento no dia a dia.Todo bom negócio, então, parte de um planejamento estratégico bem estruturado. Com base nele, você saberá para quais indicadores olhar, conseguirá ver o que deu certo e o que não foi cumprido do plano e, claro, poderá ter uma visão completa sobre os objetivos do seu negócio.Se você ainda não sabe por onde começar a planejar seu próximo ano, confira algumas dicas para fazer um bom planejamento estratégico e se organizar e se preparar para impulsionar o negócio.

Dica 2: meça o desempenho financeiro

Quando você pensa em medir o sucesso de sua empresa, seja ela grande, seja ela pequena, você precisa ver quanto dinheiro ela está gerando.Obviamente, o dinheiro é importante quando você administra um negócio. Sem ele, seu negócio está perdido. Com ele, você pode expandir seus negócios e continuar perseguindo seu sonho empreendedor. Quanto dinheiro está entrando e saindo do seu negócio?As três principais métricas financeiras que você pode usar em sua pequena empresa são a demonstração de resultados, o balanço patrimonial e a demonstração do fluxo de caixa.A demonstração de resultados mede a lucratividade do seu negócio durante um determinado período de tempo, mostrando os lucros e as perdas do seu negócio. O balanço patrimonial exibe a saúde financeira, informando quanto você deve e quanto possui. E o demonstrativo de fluxo de caixa informa como o caixa líquido está em seu negócio.Medir o desempenho dos negócios significa verificar o fluxo de dinheiro dele. Se você quiser ver quão lucrativo é o seu negócio, confira as demonstrações financeiras.

Dica 3: acompanhe a satisfação do cliente

Outro fator que sempre vai apontar se você está ou não cuidando de um bom negócio é a satisfação dos seus consumidores.Antes de mais nada, é importante verificar esse indicador, pois, caso seus clientes não estejam satisfeitos depois de comprar de sua empresa, provavelmente não farão isso novamente.Sabendo disso e da importância da satisfação a fim de garantir um bom negócio, como avaliar a satisfação do cliente? Existem algumas maneiras diferentes de aplicar uma Pesquisa de Satisfação do Cliente.O NPS é um dos indicadores de desempenho mais populares a fim de entender o relacionamento entre consumidor e empresa. Desenvolvido em 2003 pela Bain & Company, empresa americana de Consultoria Administrativa, o NPS (Net Promoter Score) é uma metodologia que busca entender de forma completa o nível de satisfação do consumidor durante os momentos de interação com a empresa.A ferramenta pode ser utilizada para mensurar uma ação, um público ou o setor específico. Pelo NPS, é possível medir o nível de satisfação dos funcionários da empresa, por exemplo, assim como a qualidade do atendimento do time de Vendas ou do SAC.Entenda o que é NPS e como calcularVocê pode criar questionário online, enviados por e-mail ou por WhatsApp, pode deixar um formulário impresso na sua loja ou espaço físico e tem a opção até de ligar para os clientes. O importante é registrar o quanto eles gostam ou não do que você tem oferecido.Registre a opinião do cliente e avalie se o atendimento está funcionando, se os meios de pagamento atendem às necessidades dele e, claro, se o produto ou serviço tem entregado a qualidade que ele espera.Valendo-se desses resultados, trace planos de ação para tornar seus clientes ainda mais satisfeitos e felizes com o seu negócio.Caso precise de ajuda para levantar a satisfação do cliente, confira 4 apps de Pesquisa de Satisfação e descubra o que funciona melhor para o seu negócio.

Dica 4: defina Indicadores-chave de desempenho (KPIs)

Os KPIs, do inglês key performance indicators, são os indicadores-chave de desempenho que você deve acompanhar para aferir seus resultados estratégicos de negócios.Os KPIs apoiam sua estratégia e ajudam suas equipes a se concentrarem no que é mais importante. Definir os KPIs que você vai acompanhar é um modo de organizar o trabalho de acompanhamento dos seus resultados.Escolha um resultado desejado que você possa medir de forma quantificável para criar um indicador-chave de desempenho.Veja alguns KPIs que você pode acompanhar:

  • Custo de aquisição de clientes
  • Taxa de rotatividade/cancelamento de clientes (Churn)
  • Quantidade de novos clientes em um mês
  • Receita mensal
  • Despesas mensais
  • Taxa de retenção de clientes
  • E muito mais!

O fundamental na hora de escolher os KPIs para acompanhar é ter em mente quais deles melhor representam o sucesso dos seus principais objetivos. Caso você queira verificar o sucesso das estratégias de marketing, por exemplo, fique de olho no custo de aquisição de clientes. Se as vendas estão preocupando você, atenção para o número de clientes que têm chegado todo mês. O importante é escolher os indicadores que você consegue seguir e dos quais você poderá tirar lições valiosas.

Dica 5: analise seus concorrentes

Outra dica especial para medir se seu negócio está indo na direção certa é compará-lo com o de seus principais concorrentes.Afinal, você pode até estar indo bem, mas quem sabe a concorrência não deixou você para trás e está obtendo resultados muito melhores?Existem várias maneiras de analisar sua concorrência.Você pode recorrer às redes sociais e ao Google para pesquisar o que está sendo falado sobre as marcas do seu segmento de atuação. Também é uma boa ideia usar informações públicas sobre o número de funcionários das empresas, sobre as novidades que elas divulgam publicamente e até pesquisar os preços, ofertas e descontos que elas estão oferecendo.Com essas informações, você pode começar a entender o que o seu concorrente está oferecendo de melhor, ou pior, em relação ao próprio negócio.Caso tenha a oportunidade, aproveite para realizar uma pesquisa de mercado com foco na análise dos seus concorrentes. Fale diretamente com seu público-alvo e veja como ele avalia as marcas do seu mercado. Pergunte qual empresa ele considera mais eficiente, o que ele espera de você e dos concorrentes e que tipo de diferencial é mais valorizado para conquistar o coração dos consumidores.Quer continuar aprendendo métricas de sucesso das empresas? Então, veja o nosso Glossário das principais métricas que você precisa acompanhar nos negócios!

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