Empreendedorismo: como o portal Inovação Sebrae pode ajudar o seu negócio

Compartilhe este conteúdo:

O que passa pela sua cabeça quando você ouve a palavra “inovação”? Muitas pessoas pensam que inovação diz respeito a ações revolucionárias, grandiosas e tecnológicas dentro do empreendedorismo. Pouca gente imagina que inovar pode ser uma prática simples e um modo de pensar bastante presente no dia a dia de um negócio.

 

Por isto o portal Inovação Sebrae existe, com o intuito de acabar com todas as dúvidas em relação ao conceito e mostrar na prática o poder da inovação para quem empreende. Com conteúdos, entrevistas e ferramentas, aqui apresentamos a inovação como uma ponte entre os desafios e a superação na jornada do empreendedorismo.

 

Quer saber mais como podemos ajudar o seu negócio a superar desafios e a se manter competitivo no mercado? Confira este artigo!

 

O que é a plataforma Inovação Sebrae?

A plataforma Inovação é um veículo de comunicação do Sebrae que objetiva ajudar empreendedores e gestores públicos a aumentar a competitividade de empresas e a impulsionar a região. No ar há 4 anos, aqui reunimos diversos tipos de conteúdos educativos e úteis para quem está no mundo do empreendedorismo e precisa acompanhar as mudanças.

 

Trata-se de um espaço focado no desenvolvimento da mentalidade inovadora, com ferramentas, cases de sucesso, tendências e centenas de materiais para mostrar que a inovação é possível em qualquer operação.

 

Afinal, são desafios que se atualizam a cada dia e novos riscos que surgem na dinâmica empreendedora. As constantes mudanças no mercado e no comportamento do consumidor também exigem das empresas posturas mais arrojadas.

 

Nem todo empreendedor, contudo, está preparado para inovar. Ora porque não sabe, ora porque nem sequer imagina a prática como uma ferramenta voltada à busca de respostas. Aqui é justamente o espaço de apresentação da inovação como uma saída para encontrar soluções de boa parte dos problemas do cotidiano empreendedor.

 

Inovação na prática: como o portal Inovação Sebrae pequenos negócios?

“Será que a inovação será útil para meu pequeno negócio? Como inovar com pouco investimento? Inovação precisa ser uma grande mudança tecnológica?” Essas são algumas das principais dúvidas que pairam na mente dos donos de empresas.

 

Agora saiba: a inovação serve a todo tipo de empreendedorismo. Desde os micros e os pequenos negócios até as gigantes do mercado. Elucidar essas questões é um dos nossos propósitos. Confira agora os principais conteúdos e as ferramentas que você pode acessar na plataforma:

 

Ferramentas

O conhecimento a serviço do negócio. Disponibilizamos ferramentas gratuitas pra você resolver desafios cotidianos da vida empreendedora. Veja alguns exemplos: 

 

  • Kit Canvas: 6 modelos de Canvas que vão te ajudar na estruturação de ideias, projetos e negócios.
  • Checklist SEO: um guia para o site da sua empresa ser encontrado pelos motores das ferramentas de busca, como o Google.
  • Checklist da primeira rodada de investimentos: um material gratuito voltado a startups que querem alavancar a operação.

Entrevistas

Bate-papos exclusivos com referências no mercado. São dicas úteis e relevantes dadas por especialistas nas mais diversas áreas do empreendedorismo. Confira algumas entrevistas: 

E-books e infográficos

Conteúdo relevante para quem empreende, com exemplos e dicas práticas a fim de levar inovação ao cotidiano empreendedor. 

Soluções Sebrae

Programas de acompanhamento e trilhas de aprendizado que visam ajudar o empreendedor a colocar em prática conhecimentos teóricos e alavancar o negócio. São projetados para capacitar as pessoas a desenvolver o pensamento inovador, levando ao dia a dia mudanças ágeis e eficientes.

 

Fator S, Sebraetec e Programa ALI são três exemplos dessas soluções  oferecidas na plataforma.

 

Agora que sabe onde encontrar centenas de conteúdos ricos e úteis ao seu negócio, que tal começar a expandir seus conhecimentos? Acesse agora mesmo a plataforma Inovação Sebrae Minas e confira nossa seção completa de materiais educativos.