11 tendências de Inovação Tecnológica nas quais ficar de olho em 2021

Compartilhe este conteúdo:

Um ano atípico, desafiador e revolucionário. O ano de 2020 catalisou mudanças, dentre elas a transformação digital nos negócios. Uma pandemia do novo coronavírus – Covid-19 -, uma alteração no comportamento do consumidor e a crise econômica exigiram novas soluções, e elas prometem impactar o mercado nos próximos anos. Conheça agora 11 tendências de Inovação Tecnológica nas quais ficar de olho em 2021.

1. Internet de Comportamentos

A Internet de Comportamentos é uma prática de rastrear dados para conduzir a mudança de hábitos das pessoas. Não à toa aparece como uma das grandes tendências de Inovação Tecnológica. Por meio de diversas buscas e informações, é possível, por exemplo, que planos de saúde ofereçam descontos nas mensalidades ou prêmios aos segurados que pratiquem atividades físicas.

 

A poeira digital da vida das pessoas é uma fonte de dados para o mapeamento do comportamento do consumidor. E, claro, a prática está ligada às leis de privacidade em vigor, como a LGPD, e a como as informações do usuário podem ser utilizadas pelas marcas.

 

2. Hidrogênio Verde

 

Uma Inovação Tecnológica que ajuda a reduzir o impacto negativo dos fósseis no meio ambiente. O Hidrogênio Verde é o resultado de uma produção renovável (por meio da eletrólise da água) e traz alta eficiência energética ao uso em transportes. É uma fonte de energia sustentável e contribui para a diminuição das taxas de carbono no planeta.

 

Como a demanda por soluções que unem Sustentabilidade e Inovação segue em alta no mercado, essa deve ser uma prática a se observar em 2021.

 

3. Experiência total

 

Uma das tendências de Inovação Tecnológica no universo empresarial é uma análise da combinação das múltiplas experiências – do consumidor, do colaborador e do usuário – para a transformação do negócio. O objetivo é melhorar a percepção e a experiência total do negócio a partir da observação e da integração desses aspectos.

 

Muito subjetivo ainda, não é mesmo? Veja o exemplo: a fim de aumentar a satisfação de segurança durante a pandemia do novo coronavírus, uma marca alterou toda a experiência do cliente por meio da tecnologia.

 

Ao se aproximarem da loja, a cerca de 20 metros de distância, as pessoas fornecem notificações sobre o tempo de espera e instruções de check-in, buscando evitar aglomerações e manter o distanciamento social no espaço.

 

Uma das vantagens de adotar a experiência total é a criação de uma vantagem competitiva no mercado, que dificilmente será copiada por competição.

 

4. Bioimpressão

 

Inovação Tecnológica na área da Saúde que pode impactar a vida de milhões de pessoas, a Bioimpressão possibilita a reprodução de órgãos e tecidos vivos sob demanda. Essa é uma das tendências que deve solucionar grandes problemas na demanda de transplantes, já que os órgãos são feitos sob medida, isto é, têm menos chances de seremrejeitados pelo sistema imunológico do paciente.

 

Outra área que deve ser beneficiada com a Bioimpressão é a indústria farmacêutica, uma vez que os remédios podem ser testados nos órgãos impressos via tecnologia.

 

5. Melhoria da privacidade por meio da computação

 

Uma tecnologia para a privacidade no ambiente digital é uma das Inovações Tecnológicas nas quais ficar de olho em 2021. A prática de política possibilita que as empresas protejam dados confidenciais mesmo durante a utilização em pesquisas com concorrência, por exemplo.

 

Isso deve facilitar o compartilhamento de informações no mercado e permitir avanços, já que as principais dores, como segurança e privacidade, são sanadas por meio da tecnologia.

6. Nuvem distribuída

 

O futuro da nuvem é um serviço distribuído de um ponto para diferentes configurações geográficas. Isso permite que as empresas reduzam os custos com dados e contemple uma nuvem mais próxima fisicamente, o que ajuda no respeito às leis que regulamentam a proteção das informações. Ou seja, distribui os serviços de nuvem pública para diferentes locais físicos. Desse modo, ela preserva todas as vantagens da computação e, em simultâneo, amplia o alcance e as aplicações dessa tecnologia, trazendo melhorias no desempenho e reduzindo riscos de falhas e interrupções no serviço.

 

7. Anywhere Office

 

O anywhere office, que na tradução literal seria trabalho em qualquer lugar se refere ao trabalho remoto.Com a pandemia e a necessidade de isolamento social, diversas empresas adotaram a prática. Hoje, o Anywhere Office é uma realidade para grande parte das associações e, agora, o desafio é a criação de uma ambiente laboral propício ao desempenho das atividades.

 

Por isso, assuntos como Segurança do Trabalho e Mudanças de Cultura Interna têm sido pauta entre gestores e líderes. O foco é tornar a dinâmica laboral muito mais produtiva mesmo no ambiente residencial, garantindo a saúde e o bem-estar do colaborador.

 

8. Plataformas para criadores de conteúdo

 

Segue como uma tendência de Inovação Tecnológica a criação e o compartilhamento de conteúdo por intermédio das redes sociais. Plataformas como TikTok e Clubhouse, devem seguir em destaque entre os internautas como fonte de entretenimento e, claro, de relacionamento com as marcas.

 

Assim como a busca pelo conteúdo está aumentado, mais as empresas investem em recursos e ferramentas internas para atrair a atenção do usuário e abarcar boa parte dos investimentos em Marketing Digital.

 

9. Hiperautomação

 

A hiperautomação será uma das tendências tecnológicas que marcará a próxima década. O conceito, que vai além de mecanizar as tarefas manuais repetitivas realizadas pelas pessoas, se refere à automação de qualquer processo empresarial utilizando uma combinação de RPA (Automação de Processos Robóticos) e outras tecnologias avançadas como Inteligência Artificial ou Machine Learning.

 

Ainda que o consumidor exija instantaneidade, eficiência e rapidez, as marcas ainda se apoiam em colchas de retalhos quando o assunto é tecnologia. São soluções sem integração ou conexão, que dificultam a escalabilidade das empresas – justamente o caminho contrário do que aponta uma das tendências de Inovação Tecnológica.

 

Portanto, a hiperautomatização é o futuro dos negócios, e todos os processos que podem ser simplificados. Para se manter competitiva, é essencial atualizar a operação da empresa de modo a oferecer agilidade e valor no mercado.

 

10. Segurança cibernética

 

A transformação digital, o boom do e-commerce e das transações na internet impulsionaram a necessidade de investimento em segurança cibernética. São milhões de informações relevantes que circulam no universo virtual. Por isso, proteger a malha de dados e garantir a privacidade organizacional é indispensável para manter o negócio escalável e confiável.

 

Com o trabalho home office e a abertura de novos pontos de acesso a dados sensíveis de uma empresa, essa é uma das tendências de Inovação Tecnológica que devem impactar o mercado como forma de evitar e combater ataques cibernéticos.

 

11. Negócios inteligentes

 

Adaptação e resiliência foram as palavras-chave das empresas que sobreviveram e/ou ganharam tração ao longo de 2020. E apostar em negócios inteligentes que tragam como marca a capacidade de reorganização diante de cenários desafiadores é uma das tendências de Inovação Tecnológica.

 

Visando acompanhar as mudanças, a empresa deve ter uma operação ágil, com uma liderança antenada ao mercado e à própria realidade para a tomada rápida. Isso pode ser feito valendo-se de dados disponíveis em sistemas inteligentes de gerenciamento. Essa é uma proposta de um negócio inteligente.

 

Nesse modelo de atuação, as associações são pautadas em garantir o acesso fácil e simplificado às informações, bem como em responder rapidamente com a ação de ação à possível contingência de crises.

 

São tempos desafiadores para o Empreendedorismo, que exigem mudanças rápidas e adaptações constantes dentro de um negócio. Por isso, é essencial acompanhar as tendências de Inovação Tecnológica como uma bússola objetivando encontrar soluções para o futuro das empresas.

 

Quer seguir por dentro de temas ligados a Empreendedorismo e Inovação? Acompanhe mais posts como este no nosso blog!