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Prosumer: entenda o novo consumidor

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As linhas que separavam a produção e o consumo estão se tornando cada vez mais tênues e nebulosas. Isso porque, nas últimas décadas, não só o comportamento do usuário mudou, mas o seu grau de interação e participação em determinadas discussões se tornou cada vez mais ativo. Os consumidores não possuem mais um papel simplista de clientes, já que também operam na produção de conteúdo, na criação de produtos e têm o potencial de influenciar o mercado. Esse novo consumidor é o que chamamos de “prosumer”.No artigo a seguir, vamos entender melhor o que é um prosumer, como ele se comporta e de que forma pode impactar sua marca. Confira!

O que é prosumer?

O termo “prosumer” surgiu na década de 1980, cunhado pelo autor Alvin Tofler. A palavra origina da mistura entre os termos “producer” e “consumer” (produtor e consumidor em inglês), usada para designar um novo comportamento no mercado.De modo geral, o prosumer nada mais é do que um consumidor ativo na área. Aquele que produz conteúdo, gera insights e contribui com o processo criativo de um produto ou serviço. São pessoas com estilos de vida próprios, que tomam decisões calculadas durante o processo de compra. Qualidade ou popularidade da marca não são os únicos fatores que consideram para decidir a compra. Eles investigam o custo-benefício, as opiniões de outros consumidores, avaliam a concorrência e os valores que a marca prega. No final da jornada do cliente, fazem questão de compartilhar seus insights e experiências com outros consumidores ou com seus seguidores nas redes sociais, assim como passar feedbacks e opiniões para a marca sobre como melhorar o serviço.

Tipos de prosumer

Ao avaliarmos o comportamento dos prosumidores e seu grau de influência no mercado, podemos categorizá-los de três formas:

1. Original

Os prosumers nesta categoria são bastante ativos no mercado, atuando como cocriadores das marcas. Eles contribuem com ideias, pontos de vista, perspectivas e funcionalidades diferentes, a fim de auxiliar a empresa a criar um produto melhor. Um exemplo interessante são as youtubers especializadas em maquiagem, como Bruna Tavares, Mari Maria e Boca Rosa, que lançaram suas linhas de maquiagem em parceria com empresas do segmento.

2. Influencer

Os influencers e embaixadores de marca atuam por meio da produção de conteúdo com base em suas opiniões e perspectivas sobre determinado produto ou serviço, seja de forma orgânica, seja mediante parcerias. Geralmente são pessoas que entendem do tema, usam o serviço e passam suas considerações para a sua audiência, sejam elas negativas ou positivas. Canais no YouTube que fazem reviews de eletrônicos, como o Qual Notebook Comprar, são um exemplo desta categoria.

3. Engajado

Os clientes engajados são aqueles que não atuam diretamente no mercado, todavia possuem um processo de decisão bem ativo. Eles escolhem a marca e o produto que desejam consumir, levando uma série de fatores para a sua decisão. Pesquisam opiniões de outros consumidores, investigam o produto, seus diferenciais e a qualidade oferecida, além de avaliarem o posicionamento da marca e seus valores antes de comprar.

Como o prosumer impacta o seu negócio

O prosumer assume papel importantíssimo para as marcas no meio digital. Isso porque o Marketing boca a boca evoluiu com o surgimento das redes sociais e da interação na internet. Reforçando, o prosumidor compartilha suas informações sobre os produtos que consome, suas experiências negativas e positivas, comenta e divulga as marcas e participa ativamente sobre as discussões nos seus segmentos de interesse.Esse tipo de comportamento pode ser positivo para a marca, que consegue ampliar sua rede de clientes de forma orgânica, assim como pode ser negativo, impactando na sua reputação e influenciando negativamente outros consumidores.Basicamente existem dois comportamentos aos quais as empresas precisam ficar atentas. Vejamos:

Feliz

O consumidor feliz é aquele que teve excelente experiência com a marca, aprecia os valores que ela prega e teve suas expectativas sobre determinado produto superadas. Ele vai divulgar para seus seguidores e elogiar o serviço prestado, podendo até se tornar um prosumer fiel e embaixador da marca.Clientes felizes são indicativos importantes para validar a eficiência do serviço oferecido e de outras etapas da jornada do consumidor.

Indignado

O consumidor indignado, como se imagina, é o que pode provocar mais danos a sua marca. Na maioria dos casos, trata-se de um cliente que teve uma experiência bastante negativa, quer com o atendimento, quer com o produto, quer com a marca em geral. Assim como o prosumer feliz, o indignado, de maneira contrária, vai compartilhar suas frustrações e perspectivas negativas com seus seguidores, podendo influenciar negativamente na reputação da marca.Nesses casos, a melhor abordagem é buscar solucionar o problema de forma rápida e eficaz, além de oferecer uma compensação pelo inconveniente, buscando reverter a experiência e transformá-la em positiva.

Prosumer e o Marketing

Da mesma forma que o comportamento do consumidor modificou, é preciso que o Marketing se adapte a essa nova realidade. Criar peças publicitárias e divulgar um determinado produto ou serviço nos moldes tradicionais não é mais uma estratégia tão eficaz. Como vimos, o prosumer toma decisões de forma bastante ativa, pesquisando sobre o tema e opinando sobre o assunto.Por isso, é importantíssimo que as empresas identifiquem quais são os prosumers do seu setor e estabeleçam um diálogo com eles, entendam suas dores, escutem seus feedbacks e coloquem em prática os insights que eles oferecem para a marca. Isso ajuda não só a criar um serviço que atende melhor às expectativas dos seus clientes, como também se apresenta como uma estratégia na fidelização e na construção de um Marketing orgânico bastante eficiente, uma vez que esse consumidor satisfeito criará conteúdos sobre o assunto e passará a divulgar a sua marca positivamente.O que achou dos prosumers e desse novo comportamento no mercado? Confira também o que são os microinfluenciadores e aprenda como utilizá-los em sua estratégia de Marketing.