Como precificar um produto digital
Defina o preço certo para seu produto digital e impulsione seus resultados. Saiba como aqui!
Muitas empresas e até pessoas físicas estão investindo na criação e na venda de produtos digitais. Trata-se de cursos, e-books, vídeos, podcasts – enfim, qualquer tipo de mídia digital que transmita um conhecimento para as pessoas e que elas tenham interesse em comprar.]Que o mercado de infoprodutos é uma boa oportunidade de ter uma fonte de renda, já sabemos. Mas como precificar um produto digital? As mesmas regras para produtos físicos se aplicam a produtos digitais?Leia também: O que são infoprodutos e como ganhar dinheiro com elesSe você quer investir nesse tipo de comércio, leia este artigo com atenção. Ele servirá como um guia para tratar de preço. A ideia é ser estratégico o suficiente para lucrar, mas ainda conseguir gerar interesse nas pessoas, a fim de que queiram comprar seu produto. Vamos lá?
4 aspectos que você deve levar em conta ao precificar produtos digitais
A precificação, em primeiro lugar, vai depender principalmente de quatro aspectos diferentes. Veja quais são a seguir.
Persona
A fim de que você consiga angariar vendas do seu produto digital, é preciso conhecer quem irá comprá-lo. Apesar da sua audiência consistir em pessoas diversas, elas terão algumas características parecidas – ou pelo menos terão o mesmo problema, que será resolvido com o seu infoproduto.Por isso, antes de decidir o preço, defina sua persona. Ela será um perfil imaginário (mas ainda conectado a características reais do público) que vai ajudar você a encontrar e destacar o valor do seu infoproduto. O ideal aqui é contar com ferramentas de pesquisa e análise de público para então definir a persona. Explicamos bastante sobre isso aqui, além de diferenciar persona de público-alvo. Se tem dúvidas, não deixe de ler.
Competitividade
Se existe um produto digital concorrente que resolve o mesmo problema que o seu e ainda é mais barato, fica claro qual o consumidor tem mais chance de escolher. Se você não fizer um mapeamento dos seus competidores e produtos semelhantes, levando em conta essas informações para a precificação, ficará difícil se destacar.Procure pesquisar, manter um monitoramento constante dos novos lançamentos e, com essas informações, descubra maneiras de diferenciar o seu produto do seu concorrente. Confira aqui um artigo sobre análise da competitividade.Aqui fica um ponto importante da sua estratégia de negócio: a geração de desejo. Você deve dar um preço que faça sentido ao seu produto e à sua estratégia, mas se o concorrente o oferece mais barato, a solução nem sempre é abaixar também. Pode ser necessário, em vez disso, investir na comunicação do real valor daquele produto, ser capaz de mostrar ao consumidor que vale a pena pagar por aquele preço.Um dos componentes da geração de desejo é a percepção de marca. Saiba aqui como mostrar ao seu cliente que seu produto tem diferenciais pelos quais vale a pena optar.
Custos
Outro aspecto fundamental é o custo, ou seja, o quanto você gastou ou vai gastar para produzir e divulgar aquele produto. Claro, aqui temos uma diferença primordial em relação a produtos físicos: a escalabilidade. Isso significa que, uma vez produzido, o infoproduto pode gerar apenas lucro. Não existe a necessidade de adquirir mais matéria-prima.Ainda assim, se deseja ver lucro com esse produto, você precisa conhecer seus custos. Inclua o que você gastou com:
- Horas trabalhadas de cada membro da equipe (designers, freelancers, apresentadores)
- Divulgação (anúncios pagos, posts em redes, posts em blog)
- Custos de infraestrutura (assinatura de softwares, internet, computadores)
- Serviços de hospedagem (website, plataforma)
No entanto, aqui, você não pode desejar que seus gastos sejam imediatamente cobertos com as vendas. Esse pode ser um processo mais longo. se não, você teria que aumentar demais o valor. Faça um plano em longo prazo, considerando projeções de venda, se for possível realizá-las.Outro conteúdo interessante que ajuda a definir esses valores: Como calcular a hora de trabalho.
Valor de mercado
Por fim, inclua aqui o valor de mercado. Existe um preço que vai além dos seus custos, dos seus concorrentes e do seu público-alvo. Afinal, uma peça de roupa da Louis Vuitton custa muito mais do que apenas seus custos de fabricação mais lucro, já que existe valor agregado.Se por exemplo a sua empresa já tem muito tempo de mercado, se você tem experiência anterior na criação de infoprodutos ou mesmo se algum profissional envolvido tem nome, você pode adicionar um valor de mercado ao seu produto digital. Ou então, se ele é algo inovador, que ninguém fez ainda, e que pode mudar a vida dos compradores, também pode ter maior valor por isso.É necessário encontrar um balanço entre o que as pessoas estão dispostas a pagar e o que o produto vale para elas.Leia também: 5 dicas para aumentar a percepção de valor.
Dicas práticas para precificar seu produto digital
Agora que você já conhece todos os aspectos fundamentais do processo de precificação de um produto digital, veja a seguir algumas dicas práticas para ajudar você a tomar a decisão.Use a fórmula de markupO markup é a diferença entre o custo de produção e seu lucro. A fórmula funciona assim:
- Markup = 100/ [100 – (despesas variáveis + despesas fixas + margem de lucro)]
Por exemplo, a pessoa gastou R$ 1.000 na produção e vendeu o produto por R$ 1.100, a diferença de valores é de R$ 100, que é 10% do preço de custo. Assim, seu markup é de 10%. No entanto, para infoprodutos, você não vai considerar apenas uma venda, mas os custos de produção, junto com os custos para manter o produto no ar durante determinado tempo. Fazendo a projeção de vendas durante esse tempo, você verá o quanto de lucro poderá tirar das vendas no total, e não apenas uma.No exemplo acima, digamos que a produção custou R$ 800 e, para mantê-la no ar durante 6 meses, você ainda vai gastar mais R$ 200. Nesse tempo, você espera vender o infoproduto 100 vezes. O valor de R$ 1.100 esperado deverá ser diluído nessas 100 vendas.
Observe o ROI das ações de marketing
Outro ponto importante da precificação de seus infoprodutos é o investimento em ações de marketing. É com base nelas que você vai alcançar as vendas necessárias visando atingir o lucro desejado. Por isso, o lucro com as vendas de infoprodutos está diretamente ligado ao ROI (Retorno Sobre o Investimento) das campanhas de marketing. O preço vai definir o orçamento que pode ser direcionado e, conforme as campanhas forem ocorrendo, também vai definir o que tem dado certo e o que deve ser deixado de lado.Parece muito complicado? Veja aqui como criar estratégias para suas campanhas de marketing.
Monitore mudanças
Por fim, não é porque você definiu um preço que ele será o mesmo para sempre. Faça testes, tente promoções – você pode até aumentar o preço e ver o que acontece. A parte interessante de lançar um infoproduto é esta: experimentação.No entanto, para que esses testes não sejam algo sem direcionamento, monitore muito bem os KPIs do seu infoproduto. Isso envolve acessos à plataforma, vendas, vendas por tipo de dispositivo… Muitas métricas são possíveis e podem fazer a diferença na sua estratégia.Ficou interessado em criar um produto digital, mas ainda não sabe o que fazer? Busque ideias neste artigo sobre 5 tipos de produtos digitais para te inspirar.