16 ideias de pequenos negócios que dão lucro
Neste artigo, exploraremos 16 ideias de pequenos negócios que dão lucro, oferecendo opções variadas para aqueles que desejam entrar no mundo do empreendedorismo.
Empreender é uma das formas mais desafiadoras e gratificantes de buscar sucesso financeiro e pessoal. Muitas pessoas decidem iniciar o próprio negócio em busca de independência, liberdade criativa e oportunidades de crescimento. De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2022, a taxa de empreendedorismo no Brasil tem aumentado nos últimos anos, impulsionada por indivíduos que buscam transformar suas ideias em negócios de sucesso. Neste artigo, exploraremos 16 ideias de pequenos negócios que dão lucro, oferecendo opções variadas para aqueles que desejam entrar no mundo do empreendedorismo.
Tendências de Empreendedorismo em 2023
Com a economia em constante evolução e as mudanças ocorridas no comportamento do consumidor, algumas tendências têm se destacado no mundo do empreendedorismo. De acordo com especialistas do Sebrae, 2022 trouxe consigo diversas oportunidades para pequenos negócios que têm a intenção de prosperar. Entre as principais tendências, estão a crescente demanda por produtos e serviços sustentáveis, a digitalização dos negócios e o foco no bem-estar e na saúde dos consumidores. Considerar essas tendências sem dúvidas será um diferencial para quem quer empreender com sucesso.Confira nossa Cartilha especial com tendências de negócio.Muito bem, agora que você conhece algumas tendências para este ano, veja a seguir 16 ideias de pequenos negócios que dão lucro.
1 - Loja de Material de Construção
Uma loja de material de construção é uma ideia sólida para empreendedores, já que está diretamente relacionada ao setor imobiliário em expansão. Com o crescimento contínuo do mercado de construção civil, a demanda por material de qualidade é alta. O Informativo da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) mostrou que o setor deve crescer 2,5% em 2023, após evolução consistente nos últimos anos.Além disso, investir em produtos sustentáveis e tecnologias inovadoras pode empolgar uma clientela cada vez mais preocupada com a preservação do meio ambiente.Quer outras dicas? Acesse: Conheça iniciativas de inovação na construção civil
2 - Aulas Particulares
Oferecer aulas particulares em diferentes disciplinas e habilidades é uma excelente maneira de compartilhar conhecimento e, ao mesmo tempo, de obter lucro. A demanda por educação personalizada é constante, seja para estudantes que buscam reforço escolar, seja para adultos que desejam aprimorar suas habilidades profissionais. Aulas de idiomas, matemática, música e desenvolvimento pessoal são apenas algumas opções para explorar nesse segmento.A movimentação do mercado de educação mostra como as aulas particulares podem ser lucrativas. Startups, escolas bilíngues, plataformas de cursos e outros players do mercado receberam milhões em investimentos nos últimos anos, além de expandirem suas atuações.Leia também: Edtechs: a onda das startups de educação
3 - Pet Shop
Com o crescente número de pessoas que possuem animais de estimação, abrir um pet shop é uma ideia promissora. A Comissão de Informação de Mercado (Coinf) do Sindan, o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal, previu um crescimento de 15,8% em 2023 e de 15% para 2024 no mercado de produtos para pets.Oferecer produtos e serviços para cuidados com os pets, como alimentos de qualidade, acessórios, serviços de banho e tosa, pode atrair uma clientela fiel e crescente. Investir em produtos naturais e sustentáveis para animais também é outro diferencial nesse segmento.Confira também: Inovação no mercado pet: conheça iniciativas
4 - Loja de Acessórios
Uma loja de acessórios também é considerada uma ótima escolha para empreendedores apaixonados por moda e estilo. Os acessórios são itens que complementam o visual e, muitas vezes, são indispensáveis para os consumidores. Investir em produtos exclusivos e de qualidade, além de acompanhar as tendências da moda, é uma oportunidade de chamar a atenção de pessoas fiéis e antenadas. A previsão é de que esse mercado cresça 12,3% entre 2021 e 2026, segundo a Mordor Intelligence.
5 - Loja de Roupas e Brechó
Uma loja de roupas, seja com produtos novos, seja em formato de brechó, é uma opção versátil e lucrativa. O mercado da moda está em constante movimento, e muitas pessoas buscam por peças únicas e de qualidade, o que é comprovado pela previsão do Instituto de Economia Gastão Vidigal, de que o mercado de brechós deve até mesmo ultrapassar o de fast fashion.Outro ponto é que a preocupação com a sustentabilidade tem aumentado, tornando os brechós uma escolha inteligente para quem deseja empreender de forma mais consciente.Confira: Saiba mais sobre as oportunidades de revenda de produtos
6 - Alimentação Saudável
A crescente conscientização sobre a importância de uma alimentação saudável abre espaço para negócios focados em oferecer refeições nutritivas e saborosas. Segundo o Sebrae, o mercado de alimentação saudável tem tido um crescimento médio de 12,3% ao ano no Brasil.Investir em um restaurante, uma lanchonete ou um delivery de alimentos saudáveis pode seduzir uma clientela preocupada com a saúde e disposta a investir em sua alimentação.Você também pode gostar: 5 tendências de Food Service e como aplicá-las para lucrar
7 - Passeador ou Creche Canina
Outra oportunidade do setor de pets é o passeador ou a creche canina. Essa é uma opção rentável para quem tem afinidade com animais e está em cidades em que as pessoas que possuem pets os deixam sozinhos durante o trabalho. Nesse modelo, os donos podem trazer os animais, oportunidade em que terão atividades físicas e contato com outros animais. Conforme citamos acima, o mercado de pets está em constante expansão e as pessoas vão precisar cada vez mais desse tipo de serviço.
8 - Varejo com Venda em Marketplace
O varejo com venda em marketplace é uma alternativa para empreendedores que desejam expandir suas operações e alcançar um público maior. Segundo o Sebrae, 79,3% dos negócios que vendem em marketplace alcançaram o crescimento.Ao vender produtos em plataformas de e-commerce estabelecidas, é possível aproveitar a infraestrutura e a audiência desses marketplaces para impulsionar as vendas.Veja aqui informações detalhadas sobre como vender em marketplace.
9 - Infoprodutos
Os infoprodutos são produtos digitais que oferecem conhecimento e informações valiosas aos consumidores. Esse mercado, ainda mais depois da pandemia, alcançou um boom, crescendo 103%, de acordo com a Connect Soluções Digitais.E-books, cursos online, podcasts e webinars são exemplos de infoprodutos que podem ser criados e comercializados por empreendedores em diversas áreas de conhecimento.Saiba mais aqui sobre o que são infoprodutos e como ganhar mais dinheiro com eles
10 - Loja Virtual
Com o crescimento do comércio eletrônico (só em 20224, o número de consumidores aumentou 24%), investir em uma loja virtual certamente é uma escolha acertada para empreendedores que têm como foco alcançar um público amplo e diversificado. Uma loja online permite a venda de produtos a qualquer hora do dia, expandindo as possibilidades de lucro e a visibilidade da marca.Veja dicas para quem está pensando em investir em e-commerce.
11 - Clube de Assinatura
Os Clubes de Assinatura têm se popularizado, proporcionando uma fonte de receita recorrente aos empreendedores. Por meio de assinaturas mensais, os clientes recebem produtos exclusivos e personalizados, garantindo a fidelidade dos consumidores e a previsibilidade de receita.Esse modelo de negócio é uma boa opção, já que, segundo a Forbes, clubes de assinatura movimentaram mais de 1 bilhão de reais no Brasil.Leia também: Modelo de negócios de assinatura: entenda essa tendência
12 - Reparo de Equipamentos de Informática
Com a dependência crescente da tecnologia, a demanda por reparo e manutenção de equipamentos de informática também aumentou significativamente. Abrir um negócio especializado nessa área é vista como uma excelente opção para empreendedores com conhecimento em informática e eletrônicos. Oferecer serviços de conserto de computadores, notebooks, smartphones e tablets pode atrair uma clientela diversificada, desde usuários domésticos até pequenas empresas. Segundo o Sebrae SC, esse mercado ficou especialmente aquecido depois da pandemia.
13 - Marketing de Afiliados: Lucros com Indicações
O marketing de afiliados é uma estratégia de negócio online que envolve promover produtos ou serviços de terceiros e receber comissões por cada venda realizada por meio das suas indicações. Segundo pesquisa da Neotrust, as vendas digitais no Brasil movimentaram mais de R$160 bilhões em 2021, o que significa um aumento de 20% em comparação com o período anterior. Essa é uma ideia de negócio de baixo custo, pois não exige a criação de produtos próprios. Ao escolher produtos relevantes e de qualidade para promover, é possível obter uma renda passiva por meio de comissões recorrentes.Entenda aqui tudo sobre marketing de afiliados
14 - Artesanato Personalizado
O artesanato personalizado tem conquistado espaço no mercado, uma vez que as pessoas valorizam produtos únicos e exclusivos. Empreendedores criativos e habilidosos podem investir em diferentes tipos de artesanato, como decoração, acessórios, papelaria personalizada e presentes especiais. A venda desses produtos é possível de ser feita em feiras, eventos, redes sociais e lojas online, incluindo marketplaces. Esse mercado chega a movimentar mais 100 bilhões de reais por ano no país, o que mostra o seu potencial de lucro.Como crescer neste modelo de negócio? Veja aqui.
15 - Cosméticos Naturais: Beleza e Sustentabilidade
A busca por produtos de beleza mais naturais e sustentáveis tem ganhado força, e os cosméticos naturais estão em alta demanda. Empreendedores têm a possibilidade de criar a própria linha de produtos de cuidados pessoais, utilizando ingredientes naturais e livres de químicos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. O apelo sustentável e a preocupação com o bem-estar dos clientes podem atrair uma base de consumidores fiéis.Conheça 6 empresas que adotaram práticas sustentáveis e conquistaram maior lucro.
16 - Agência de Viagens
Com o desejo crescente das pessoas em viajar e explorar novos lugares, uma agência de viagens também entra no rol de ideias de negócio lucrativas. Oferecer pacotes de viagens personalizados, roteiros turísticos exclusivos e experiências diferenciadas será um diferencial para conquistar viajantes em busca de aventura e conforto ao mesmo tempo. O setor do turismo é amplo e cheio de oportunidades para empreendedores criativos e está preparado para uma retomada definitiva depois da pandemia, conforme dados do Sebrae que mostram uma projeção positiva para 2023.Acesse Inovação em turismo: tendências e oportunidades para outras dicas.
Como começar um pequeno negócio que dá lucro
O empreendedorismo oferece uma infinidade de oportunidades para aqueles que desejam iniciar pequenos negócios que dão lucro. Desde lojas físicas até empreendimentos digitais, as opções são diversas e variadas. O segredo do sucesso está em identificar as necessidades do mercado, conhecer o público-alvo e apresentar produtos ou serviços de qualidade que atendam a essas demandas.Agora, mesmo você sabendo qual tipo de pequeno negócio quer abrir, pode faltar o investimento. Veja aqui neste artigo como definir o orçamento necessário para começar.Ah, e se você já tem uma empresa mas não sabe sua lucratividade, aprenda aqui a calcular a margem de lucro do seu negócio.