O que é GA4 e como utilizar para impulsionar seu negócio
Você já está utilizando o GA4 em sua empresa? Esta é a oportunidade de aprender sobre esse novo recurso da Google e passar a usar o quanto antes.
Há cerca de um ano, a Google lançou uma nova versão do Analytics, o GA4, ou Google Analytics 4. Nesse período, as empresas puderam perceber as vantagens e as inúmeras possibilidades que a nova plataforma oferece para a análise estratégica de dados do seu site e do seu app. Além disso, essa é uma ótima ferramenta para acelerar o crescimento dos negócios e o fortalecimento da marca.
Você já está utilizando o GA4 em sua empresa? Se ainda não, esta é a oportunidade de aprender sobre esse novo recurso da Google e passar a usar o quanto antes. Então, empreendedor, separe alguns minutos para conferir as informações a seguir.
Conheça o GA4
O Google Analytics 4 é uma nova versão da ferramenta de análises mais famosa da Google. Ele reúne o avanço do Universal e do Web app, que vinha sendo testado pelos usuários. Para finalmente lançar a nova versão, a gigante da tecnologia utilizou a tradicional observação do comportamento do cliente e o olhar sobre tendências e novidades que surgem a todo momento, amparados pela cada vez mais refinada inteligência artificial e pelo machine learning.
Confira os principais recursos trazidos pelo GA4
A proposta principal da nova versão do Analytics é ser centrada no cliente, entendendo toda a jornada em relação à sua marca no ambiente digital. Ou seja, transforma o caminho do consumidor no app e no site num fluxo único, aprofundando assim na percepção e nas ações dos seus públicos. O que é uma fonte excelente para os insights da sua empresa, não é mesmo?
E, entre as novidades, podemos então destacar:
- Maior integração com o Google Ads.
- Integração dos dados de site e de app.
- Insights melhores e mais inteligentes.
- Simplificação do controle de dados.
- Captação e medição de dados voltados ao usuário/cliente.
- Surgimento de outras métricas, como seções engajadas, seções engajadas por usuário e tempo médio de engajamento.
Note que todas essas atualizações no trato com os dados respondem aos novos hábitos de consumo de informações, às expectativas do consumidor e às tendências tecnológicas que já estão aí e às que se desenham diariamente.
Veja vantagens de aderir ao Google Analytics 4
Tendo em base as mudanças que a Google trouxe com o GA4, é hora de ver também as vantagens de aderir ao novo formato do Analytics. Vamos conferir então!
- Ajuda nas previsão de novas ações, com base nas análises estatísticas.
- Propicia mais autonomia ao analista na gestão das métricas.
- Resulta na obtenção de dados mais refinados sobre a Jornada do Cliente.
- Oferece melhores resultados nas campanhas e nas ações de marketing.
- Possibilita mais chances de conversão.
Saiba como utilizá-lo em seu negócio
A hora é a agora! Chegou o momento de aderir ao Google Analytics 4 e de entender os novos recursos pela perspectiva prática e considerando seu negócio. Por isso, atenção aos aspectos a seguir, que vão ajudar a organizar essa transição.
Acesso ao GA4
Iniciar o uso da ferramenta é bem simples. Se você ainda não utiliza o Google Analytics, ao criar sua conta, já terá acesso às duas versões (a Universal e a GA4). E, se você já usa o Universal, basta ativar o upgrade para a nova propriedade.
Migração para GA4
A Google informou que o Google Universal (plataforma que surgiu antes do GA4) não vai ser atualizado mais. Todas as atualizações e os aperfeiçoamentos serão feitos na nova plataforma. Desse modo, é essencial já ativar a nova propriedade. Por outro lado, ainda não é o momento de migrar totalmente para o GA4. Isso porque os dados de análise do Universal não serão migrados, pelo menos por enquanto. Sendo assim, precisamos levar em conta que o GA4 ainda está sendo experimentado e passará por ajustes nos próximos anos.
O que fazer então?
O recomendado, inclusive pela Google, é que você utilize as duas versões paralelamente, fazendo aos poucos a migração para o GA4. E, claro, ficar de olho nas atualizações que surgirão ao longo do tempo de uso e aperfeiçoamento da nova versão.
Configuração das Tags
Lembra-se do que falamos acima sobre mais autonomia no gerenciamento das métricas? Pois é, aqui você terá um exemplo do que a nova plataforma promete. Você mesmo deverá configurar as tags de eventos e as de configuração de forma personalizada.
Nas tags de configuração, você pode definir os parâmetros, acionar os disparos e preencher os campos de forma mais personalizada. Nas tags de eventos, o mesmo, isto é, você encontrará mais opções de parâmetros e possibilidades de adequação aos indicadores de desempenho mais estratégicos para seu negócio.
O GA4 trouxe, portanto, não apenas algumas alterações no layout ou somente novas ferramentas; ele vai além. Estamos falando de uma nova forma de compreender informações e de conhecer e se aprofundar no universo e nas ações do usuário, o que consequentemente impacta os diversos campos, dentre eles as relações de trabalho e as relações de consumo.
Com o foco no cliente e nos recursos mais aprimorados, o Google Analytics 4 é indispensável a fim de que você acompanhe com riqueza de informações o comportamento dos seus públicos em relação à sua marca e aos seus produtos. Afinal, como você sabe, uma boa análise de dados é essencial para as estratégias do seu negócio.
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