Tendências e Ferramentas

Você está por dentro de todas as tendências de Marketing Digital do momento? Provavelmente, não. Afinal, são tantas as mudanças que vêm ocorrendo que fica difícil a gente se manter atualizado.

Ainda assim, investir nisso é fundamental. A lnovação é responsável por transformar negócios: uma pesquisa mostrou que 84% dos consumidores acham importante que as empresas sejam inovadoras.

Desse modo, para ajudar você na jornada de entender as tendências mais recentes de Marketing Digital e aplicá-las de forma prática, listamos os principais recursos e o que os consumidores esperam das marcas pelos prox1mos anos. Confira!

Novos jeitos de usar a internet e pesquisar produtos

Vimos que até há pouco o Marketing focou muito nos Millennials como principais consumidores. Eles continuam representando uma proporção grande do mercado, mas as marcas começaram a trocar o foco para a Geração Z (dos nascidos entre 1995 e 2010), pois eles já chegaram ao mercado de trabalho.

  • Uma pesquisa divulgada pelo Google mostrou que quase metade deles procuram por marcas no lnstagram ou no TikTok, em vez de acessar o Google, o YouTube ou o Google Maps.
  • Um relatório do Hootsuite mostrou que 92% usuários de internet entre 16 e 64 anos visitaram as redes sociais no último mês enquanto 84% visistaram o google.

Assim, se quer se preparar para o futuro, você precisa olhar para as mudanças de comportamento dos mais jovens. Isso inclui otimizar para pesquisa em redes sociais.

Uma pesquisa feita pela agência GWI comparou o ranking dos principais motivos para as pessoas lançarem mão da internet nos últimos anos.

2018

Encontrar informações

Manter-se informado sobre notícias e eventos

Manter contato com amigos e familiares

Assistir a vídeos, séries e filmes

Pesquisar “como fazer” algo

Pesquisar produtos e marcas

Acessar/ouvir música

Passatempo

Encontrar novas ideias e inspiração

Educação e estudo

2022

Encontrar informações

Manter contato com amigos e familiaress

Manter-se informado sobre notícias e eventos

Assistir a vídeos, séries e filmes

Pesquisar “como fazer” algo

Encontrar novas ideias e inspiração

Pesquisar produtos e marcas

Acessar/ouvir música

Passatempo

Educação e estudo

Fonte: https://blog.gwi.com/trends/biggest-consumer-trends/

Veja como "Encontrar novas ideias e inspiração" subiu de posição e, em 2022 já estava acima de "Pesquisar produtos e marcas". Isso mostra como as pessoas começam a usar a internet para consumir conteúdo, e não para diretamente pesquisar um produto. As redes sociais têm papel fundamental nisso.

Vídeos curtos

O Vídeo Marketing é uma tendência duradoura já há muito tempo. A mudança mais recente que vemos e que provavelmente vai se manter é a dos vídeos curtos. O formato disponibilizado para TikTok e lnstagram protagoniza essa tendência.

Agora é o momento para investir na criação de conteúdo em vídeo para essas plataformas, especialmente se a sua audiência é composta de pessoas mais jovens.

É necessário saber comunicar o que você precisa de forma clara e simples. Explique para as pessoas sobre o seu produto, fale sobre os colaboradores da empresa, compartilhe ideias relacionadas à sua marca. Existem muitas possibilidades.

Veja como investir em Vídeo Marketing mesmo que você tenha um valor baixo disponível para tal.

Mensagens em redes sociais

Falamos no nosso capítulo sobre redes sociais a respeito da importância de ter profissionais qualificados dispostos a atender à demanda de suporte ao cliente nesses canais.

Esse investimento parece estar valendo a pena. Hoje, 87% das empresas queutilizam as mensagens em redes sociais para suporte ao cliente dizem queintencionam aumentar o investimento em 2023, segundo pesquisa do Hubspot.

Conforme o Facebook, o lnstagram e o TikTok desenvolvem suas funcionalidades voltadas a vendas e anúncios, essas plataformas se tornam um centro de Marketing Digital cada vez maior.

Mas a estratégia não precisa parar por aí: o uso de chatbots nas redes sociais também se mantém como uma das formas de divulgar produtos e se conectar com clientes. Falamos disso aqui também em um capítulo anterior.

Por fim, os chats em redes sociais podem se conectar com estratégias de anúncios pagos. Anúncios com a pegada “Clique e envie uma mensagem” cresceram muito em 2022 como destacado pelo próprio Facebook (Meta).

Podcasts como ferramenta de Marketing

O número de ouvintes de podcast explodiu nos últimos anos, e essa é uma tendência que deve continuar no futuro. Quem quer contar histórias e ter uma relação próxima do cliente ou do ouvinte tem muito a explorar com esse formato de conteúdo.

  • Quase metade do tempo ouvindo podcasts se dá em casa.
  • Investimento em anúncios em podcasts saltou de 800 milhões de dólares em 2018 para 2,6 bilhões em 2022
  • A venda de "smart speakers" (como Alexa) cresceu 22% na pandemia e é hoje uma das formas mais populares de ouvir podcasts

Mas não é interessante começar um podcast sem estratégia e equipamentos adequados. Para isso, acesse nosso e-book que fala sobre o passo a passo para investir em podcasts para seu Marketing.

Se quiser apenas dar uma olhada na possibilidadede investir em podcasts antes de investir na estratégia, veja também este artigo que discursa sobre o funcionamento desses conteúdos e os benefícios.

Dica bônus: o Marketing de Influência continua a ser tendência. Que tal abraçálo também dentro de podcasts? Você pode criar parcerias com programas jáconsolidados que tenham a ver com a sua marca e divulgar seus produtos.

Marketing com influencers

Costumamos acreditar mais na propaganda de quem nós confiamos. Os influencers,ou influenciadores, são personalidades referência em diversos assuntos que cativamuma audiência e criam um público de alto engajamento.

Saiba aqui como investir em Marketing de Influencers.

Claro, essa é uma tendência que começou há muitos anos.Mas nem por isso o Marketing de Influência se mantém o mesmo. Veja algumas mudanças que estão ocorrendo agora

  • Segundo o relatório da Hootsuite, grandes marcas estão investindo menos em Marketing de Influência. Isso tem sido reflexo dos cortes em orçamentos de Marketing. No entanto, talvez seja uma boa notícia para pequenas e médias empresas, que poderão fechar negócio com criadores de conteúdo por preços mais acessíveisš
  • Veremos uma ênfase maior na diversidade e narepresentação (raça, gênero e sexualidade) quando se tratade Marketing de Influência. Algo que já é exigido em outrasáreas do Marketing e também passa a se fazer presente nacontratação de criadores de conteúdoš
  • Os negócios vão procurar por parcerias de longo prazo, então apenas um conteúdo ou outro. Profissionais de Marketing sabem que a jornada do cliente é mais longa do que apenas um post no Instagram, o que deve se refletir nas parcerias com criadores.
  • Micro influenciadores começam a ganhar mais espaço nos investimentos das empresas. Os nichos ganham cada vez mais força, além da necessidade de trabalhar com criadores que falem sobre assuntos específicos, e não deforma geral, talvez até com algum nível de expertise técnica.

A marca de produtos de cabelo Seda lançou linhas de produto em parceria com influenciadoras, que não só divulgaram os produtos, mas participaram de sua concepção.

Uma novidade: a participação de influenciadores como cocriadores tem se tornadocada vez mais comum. Eles não só recebem a estratégia, como também fazemparte da concepção das ações.

Mobile em todas as áreas da vida

Mais de milhões de brasileiros utilizam a internet pelo celular. Os aparelhos móveis se tornaram parte da vida das pessoas e é por meio deles que elas fazem compras,comunicam-se, executam tarefas do cotidiano e até aprendem.

Pensando nesse cenário, o Google já lançou uma atualização do algoritmo de SEO que prioriza páginas com boa experiência mobile. Assim, se seu site não investe nesse potencial, você certamente está perdendo vendas.

Da mesma forma, investir em Marketing focado nosdispositivos móveis é uma estratégia importante.

Veja aqui como criar ações de Mobile Marketing e qual é a sua importância.

Inteligência Artificial e Realidade Aumentada

Essas tecnologias têm presença garantida em listas de tendência nos últimos anos. Ambas trouxeram muitas oportunidades para negócios, e seu potencial ainda não foi completamente explorado.

Mesmo que você não tenha muitos recursos para investir, é possível criar “bots” com tecnologias de Inteligência Artificial com facilidade, em plataformas específicas,como a , por exemplo. Já a Realidade Aumentada está no nosso dia a dia, com filtros do Instagram e do TikTok. Existe a possibilidade de utilizar isso a fim de apresentar produtos e construir um relacionamento mais duradouro com o cliente

Confira como pequenas empresas usam a Realidade Aumentada como aplicara Inteligência Artificial no seu negócio.

Marketing de Afiliados

O Marketing de Afiliados é uma ferramenta de distribuição de links que traz benefícios tanto para quem vende quanto para quem os publica.

Funciona assim: uma empresa lança seu Programa de Afiliados. Por meio de links personalizados, quem produz conteúdo na internet pega esses links e os divulga em sua rede. Toda vez que um usuário fizer uma compra por meio daquele link, a pessoa responsável pela divulgação recebe uma comissão.

Entenda mais do Marketing de Afiliados e como fazer parte dele.

Como o Marketing de Afiliados funciona

QR Code no compartilhamento de conteúdo

O QR Code pode ser denominado “evolução do código de barras”. Utilizadopara transmitir informações há muito tempo, ele sem dúvida será uma daschaves da sua Estratégia de Marketing. Vimos isso ocorrer durante as “lives”de música promovidas desde o início da pandemia, por exemplo.

De fácil leitura por meio das câmeras de celular, essepode ser um integrante fundamental das suas peças deMarketing e até mesmo em relação à parte financeira,sendo uma forma fácil de realizar pagamentos. Veja aquicomo utilizá-lo.

Veja aqui como utilizá-lo.

Vídeos curtos

Os usuários têm pressa e querem consumir conteúdos rápidos, divertidos e de fácil entendimento. Isso tem ficado claro com a inserção dos vídeos curtos na nossa vida:o TikTok despertou o lado criativo de milhões de pessoas e se tornou uma das redes sociais de maior crescimento.

Com isso, veio também o Reels, do Instagram, ou seja, um novo formato de conteúdo dentro da plataforma que já oferece outros tipos, como Stories e o próprio Feed do YouTube também entrou na jogada com o YouTube Shorts, ou melhor, aplicativo com câmera integrada que permite a gravação de vídeos de até 15 segundos, buscando maior conexão com a audiência. Tal funcionalidade ainda não foi lançada, mas já promete muito.

Veja como investir em Vídeo Marketing mesmo que você tenha um valor baixo disponível para tal.

Pesquisa por Voz

Ela existia nos assistentes de smartphone como a Siri, mas agoraa Pesquisa por Voz está ainda mais popular por meio deassistentes como a Alexa. De que forma, porém, isso influencia asua Estratégia de Marketing?

É possível investir na otimização de mecanismos de buscapensando na Pesquisa por Voz. A escolha de palavras-chave maisligadas à nossa oratória é um exemplo

Saiba aqui como se preparar para essa nova fronteira do SEO.

Proteção dos Dados

A Proteção dos Dados não é mais tendência; na verdade, tornou-se obrigação. As empresas hoje têm muitos dados de seus clientes, e a legislação já se alterou, com a LGPD, para abraçar essa realidade.

Contudo, proteger os dados dos seus clientes não diz respeito apenas a uma regra. Você também pode utilizá-la como diferencial, demonstrando a seus clientes como se preocupa com essa questão.

Entenda aqui a LGPD e como utilizá-la para alavancar seu Marketing.

Marketing baseado em dados

Com a competição cada vez mais acirrada no mercado, você não vai querer apostar na "sorte" ou no "feeling" para definir suas Estratégias de Marketing, não é mesmo? É por isso que, com ferramentas de análise especializadas à disposição, é possível entender o comportamento do seu consumidor e investir em ações mais seguras.

Para saber mais sobre como tornar seu Marketing maisinteligente por meio dos dados, leia esta entrevista comum especialista no assunto.

Empatia

Já imaginou como a empatia pode ajudar a entender o que o cliente sente e precisa? Compreender as necessidades do seu público é a chave para criar estratégias de Marketing Digital eficientes. Afinal, as pessoas procuram a sua empresa em busca da solução de seus problemas, e não de seus produtos em si.

Entretanto, como se colocar no lugar do cliente? A boa notícia é que existe uma ferramenta própria para mapear as necessidades do usuário. O Mapa da Empatia determina o "olhar por trás" de quem procura pela sua empresa, com os pensamentos, o que ouve, o que vê e fala.

Conheça o Mapa da Empatia aqui e comece a utilizá-lo.

Modelo de Negócio bem estruturado

Montar um negócio é uma tarefa complexa. É preciso assegurar-se de que existem as oportunidades que você pretende aproveitar e há espaço no mercado para implementar aquela ideia.

É por isso que utilizamos o Business Model Canvas, ou seja, ferramenta que mapeia todos os pontos do negócio, da proposta de valor até as fontes de renda e os parceiros.

Você pode acessá-lo no nosso Kit de Canvas, que agrega outros 5 tipos de ferramenta como esta e um Manual de como aplicá-las.

Agora que você aprendeu mais sobre tendências e ferramentas de Marketing Digital, que tal acessar os outros conteúdos desta série?

Social Commerce

Social Commerce é o termo utilizado para caracterizar a relação entre as vendas e as redes sociais. Afinal, existe todo um ecossistema no meio on-line, no qual ocorrem diversas interações entre usuário e empresas e que interferem diretamente no processo de compra. Na visão do usuário, fica muito mais fácil realizar compras onde ele já está e onde interage, ou seja, em suas redes sociais.

Dessa forma, o Social Commerce é uma forma de encurtar aJornada de Compra. Veja como utilizar e quais ferramentassão essenciais nesse processo.

Agora que você aprendeu mais de tendências e ferramentas de Marketing Digital, que tal acessar os outros conteúdos desta série?

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